Quando atravessamos épocas de crise financeira seja ela mundial ou familiar precisamos ficar atentos, pois economia e vida útil dos objetos têm tudo a ver quando o orçamento está apertado e não visualizamos algum outro trabalho para fazer e aumentar a renda familiar. Tornar-se um Empreendedor Individual de repente poderia ser uma saída para situações difíceis assim, porém não é fácil para quem já tem um trabalho e tem de cumprir horário, talvez um trabalho em casa que se possa fazer a noite depois do horário normal de expediente. Mas a verdade é que estas soluções não são nada comuns e enquanto nada aparece podemos cuidar fazendo o máximo de Economia possível através de outros métodos como o que nos diz que se aumentarmos a vida útil de certos objetos podemos com isso fazer uma boa economia e já que não visualizamos outra solução no curto prazo vamos começar pelo que temos. É bom também estar sempre analisando a relação Custo Benefício.
Na verdade se fossemos bastante cuidadosos a vida útil de objetos de nosso uso deveria sempre ter o máximo cuidado para que durasse o mais possível, mas como a maioria das pessoas, via normal não faz isto, vamos pelo menos caprichar quando a crise aperta e precisamos economizar. Agora felizmente estamos chegando ao Fim da Recessão no Brasil, mas foi por conta da crise e com a dificuldade de se obter crédito que a compra do carro teve de ser adiada por muita gente e conseqüentemente os cuidados com este foram redobrados, pois na verdade soube-se que eles deveriam durar mais, até que a troca fosse possível em outra ocasião. Com isso a manutenção dos carros passou a ser vista com mais cuidado.
Mas não são somente os carros que merecem cuidados especiais muitos outros objetos podemos prolongar seu tempo de uso de acordo com os cuidados dispensados a eles. A economia e vida útil de objetos, entretanto se estende muito além do carro. Cuidado com seu tênis ao lavar, por exemplo, pode aumentar a sua utilidade, basta lavá-lo a mão com o uso de uma escovinha, a máquina reduz a vida do tênis. O Brasil mostrando uma grande Resistência à Crise está rapidamente voltando aos trilhos, porém ainda estamos amargando algumas dificuldades e enquanto não forem sanadas é preciso ter cuidado com nossos objetos como poupas que devemos lavá-las com água fria e sempre que der fazer isso a seco, pois não desgasta tanto.
Se quiser poupar sua máquina de roupa não a sobrecarregue. Cuide seu celular evitando aquecimento e não o deixe sem capa protetora. Quanto aos notebooks não devem ser usados na cama, pois impede a correta ventilação. Cuidado com seu colchão também, pois este deve ser virado conforme a indicação e use capa protetora para evitar possíveis manchas e não esqueça que a economia e a vida útil de objetos andam sempre juntas, se você cuidar o que tem certamente estará economizando.