Aluguel de Vans

O mercado do aluguel está crescendo muito de alguns anos para cá, o aluguel de todos os tipos, seja de veículos, seja de roupas, seja aluguel de ferramentas, não importa qual o setor, a função ou até a aplicação, uma coisa é certa, o aluguel de objetos e produtos em geral se mostra muito mais vantajoso para muita gente.

Essa vantagem vai muito além de apenas a vantagem financeira, é uma vantagem que tem como um dos seus pontos mais fortes a questão ambiental da sustentabilidade, pois cada produto do tipo que seja o qual é reaproveitado ou tem o seu uso compartilhado, é um exemplar a menos que é vendido pelo mercado, é uma quantidade a menos de matéria prima produzida e consequentemente extraída da natureza.

Se observar essa questão pelo ponto de vista material apenas, considerando a sociedade capitalista que prevalece no mundo atual, pode até não fazer muito sentido essa questão de vender menos, mas quando se observa com a visão da sustentabilidade e com a consciência que só existe um planeta, a questão muda de perspectiva e tudo isso faz completo sentido.

Quanto ao aluguel de veículos especificamente, ele existe há muito tempo, uma prova disso é que as locadoras de veículos existem já tem muito tempo em nosso país e o seu mercado é altamente consolidado e estabelecido, o que muda ao longo do tempo nesse quesito tem sido muito mais o perfil do consumidor e o publico atingido.

Aluguel de Vans

Aluguel de Vans

Há grandes nomes de empresas que trabalham nessa área, normalmente elas têm muita prosperidade nos negócios, é claro que existem questões legais de documentações, permissões, etc., as quais devem ser resolvidas antes da abertura desse negócio, porém se o empreendedor estiver com tudo correto e estiver com uma quantia em dinheiro requerida é mais simples o processo de entrada neste mercado.

No caso do consumidor, os clientes que procuram por esse serviço, o perfil pode ter mudado, mas a demanda continua e até aumentou em determinados segmentos, um exemplo disso são os carros usados para o trabalho com o aplicativo de transporte Uber.

O aluguel de carros para trabalhar com aplicativos deu um novo rumo a todo esse setor de mercado, mas é preciso entender quais são os seus pros e seus contras e analisar o que é melhor para você, o que se encaixa na situação atual da sua vida profissional e financeira. Quando se fala sobre aluguel de vans esse cenário já é um pouco diferente, isso porque as vans são relacionadas a um outro tipo de publico e um outro tipo de atividade.

As vans normalmente são usadas para a realização de passeios no modelo de excursões ou até para viagens mais longas, mas esses passeios normalmente englobam as viagens em grupos, ainda que sejam grupos pequenos. Essa categoria pode ter ficado um tanto quanto em baixa devido a questão da pandemia do Covid 19, mas o aluguel de vans vêm se adaptando e achando o seu mercado. Acontece que muitos dos passeios planejados nesse período acabaram sendo cancelados por motivo de restrições em relação à pandemia, principalmente quando se fala sobre o número de pessoas participantes.

As vans tem um número limitado de passageiros sim, mas esse número não é tão grande, inclusive ele é menor do que o número de pessoas que viagem normalmente em um ônibus, por exemplo, a realidade é que por alguns as vans são consideradas transportes de muitas pessoas juntas, por outros é considerada um transporte mais exclusivo, depende da realidade e das especificidades da situação a qual está se referindo.

Para quem teria que viajar com a família de ônibus a van pode ser ideal, para quem iria fazer um passeio, dependendo para onde e a situação do local, talvez seria melhor repensar tudo direitinho primeiro. O ponto é que em um primeiro momento o aluguel de vans pode até ter caído em números, mas ele voltou a crescer e atualmente tende a se mostrar estável, exceto quando se esteve em momentos de lockdown, quando as cidades são “fechadas” para a contenção dos casos de Covid 19.

Como Funciona o Aluguel de Vans?

O processo do aluguel de uma van costuma ser bem simples e tranquilo, sem muito erro, tal como o processo para alugar qualquer veículo também é. A questão é que vai depender muito de qual empresa será escolhida para isso, afinal elas possuem coisas e exigências mais gerais, assim como também podem ter certas regras e especificações que são de cada empresa, sendo assim é sempre muito indicado que antes de qualquer coisa seja feita uma pesquisa previa sobre o que é preciso para se alugar a van.

O que acontece na maior parte dos lugares é a realização de uma reserva prévia, feita de maneira bem simples mesmo, na maior parte das vezes ela é realizada pelo site, pela internet, mas pode ser feita também pelo telefone. Normalmente no momento dessa reserva já é informado ao cliente quais são os documentos e comprovantes que ele precisa apresentar na empresa de locação no momento da retirada do veículo.

A reserva costuma ser muito mais importante do que se imagina, até porque ela acaba sendo responsável por segurar o veículo para você, uma vez que em determinadas empresas de aluguel de veículos, em algumas datas as vans podem estar todas alugadas, principalmente em datas comemorativas, em dias de feriado (se estiver indo viajar é aconselhável buscar informação sobre os dias dos feriados locais do destino onde se está indo), isso faz que o cliente não fique na mão na hora do uso.

O pagamento também é normalmente acertado uma parte antes e uma parte depois, algumas pessoas fazem a compra e reserva online e podem até fazer um pedido para pagar com antecedência, mas o mais comum é que se passe o cartão ou use o dinheiro na hora da retirada do carro, lá mesmo na locadora, pois assim esse pagamento só acontece depois da comprovação real da veracidade dos documentos desse cliente, esses documentos são conferidos na hora pelos funcionários.

Ainda sobre pagamentos pode ser que seja exigido deixar uma quantia caução, que é devolvida no momento da devolução do veículo, isso garante que o cliente não vá sumir com o carro e que tome cuidado para que ele não sofra danos como arranhões, entre outras coisas.

Sobre o valor ele tem um ponto de partida baseado normalmente no tempo de uso dos veículos, muitas locadoras contam o valor com base em diárias já tabeladas que podem mudar de acordo com as facilidades, luxos e confortos de cada van. O combustível pode ou não estar incluso, depende do modelo de contrato oferecido e acertado na hora. O local da retirada e o local da devolução da van também pode entrar no custo, se por acaso eles forem em pontos diferentes, existe essa opção, mas é pago uma taxa para que se usufrua disso.

Muitos clientes optam também por um seguro do aluguel de veículo, esse contrato de seguro cobre coisas corriqueiras, cobre possíveis danos e situações adversas, é indicado sim que se contrate esse seguro, pois é melhor estar prevenido sempre e ele não costuma ser muito caro também não, o mais comum é que sejam apenas alguns reais a mais que são acrescentados na diária total.

O aluguel de um dia pode ser mais ou menos entre uns 800 reais a até uns 1500 reais, é claro que tem muitas coisas que entram em jogo para essa análise, mas é uma média mais comum com o que se tem no mercado, sendo assim, sempre analise muito a empresa, o modelo de contrato e o produto que ela oferece, afinal a van que será alugada deve estar em perfeitas condições de trafego também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empresas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *