Estamos vivendo tempos economicamente difíceis e por isso a avaliação de viabilidade de um projeto é fundamental antes de sua execução. Uma das técnicas mais interessantes para fazer essa avaliação é estabelecer a relação de custo e benefício. Entender se o custo que a execução de determinado projeto exige é compensado pelos benefícios obtidos é uma maneira de ter uma ideia melhor a respeito de executar ou não o projeto. A seguir vamos dar dicas de como estabelecer essa relação de custo e benefício.
Análise
Para o estabelecimento da relação custo benefício é essencial fazer uma análise completa para estipular os pesos das variáveis. Mesmo o que é intangível deve ter um peso estipulado para que se possa fazer uma análise matemática da questão.
Lista de Vantagens X Desvantagens
A maneira mais prática de estabelecer uma relação de custo benefício é por meio da identificação das vantagens e desvantagens. Para cada benefício que o projeto trará liste uma desvantagem. Observe que num determinado momento um dos lados da lista ficará maior do que o outro, isso já é um indício para ir a fundo ou não nesse projeto.
Cálculo de Tempo de Uso
Quando se trata de uma compra que se deseja analisar a relação custo e benefício é interessante pensar no cálculo de quantas vezes irá usar o objeto adquirido. Você pode dividir o valor total da compra pela quantidade de vezes que estima que irá usar o equipamento durante um ano, por exemplo. Se a média for relativamente boa a compra pode ser uma boa aposta.
Pingback: Indústria Farmacêutica no Brasil - Origem e Trajetória | Economia - Bico do Corvo
Pingback: Vidro na Construção Civil - Uso e Janelas | Economia - Bico do Corvo
Pingback: Equilíbrio Econômico - Ponto Financeiro | Economia - Bico do Corvo
Pingback: Crise e Desemprego nos EUA - Trabalho e Política | Economia - Bico do Corvo
Pingback: Seguro Automóvel Mais Caro em SP - Novos e Usados | Economia - Bico do Corvo
Pingback: Investimento em Telefonia - Mercado no Brasil | Economia - Bico do Corvo
Pingback: FGTS Para Domésticas - Salário de Empregadas | Economia - Bico do Corvo
Pingback: Petrobrás Investirá no Uruguai - Petróleo e Cursos | Economia - Bico do Corvo