Hoje quando a maioria do povo brasileiro acredita que a crise econômica já vai longe e que muito pouco ou nada atingiu o Brasil, na realidade estão enganados, pois ainda temos produtores em situação crítica como é o caso dos cafeicultores e dos suinocultores em especial os radicados no sul de Minas Gerais. Estes são os dois setores que segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mais estão causando preocupações. No Brasil já temos uma Carga Tributária que é malvada com quem produz e com uma crise na Economia como a que tivemos a pouco não resta muito a fazer a não ser mostrar Resistência à Crise como o país vem fazendo e, diga-se de passagem, vem se saindo muito bem.
Segundo ainda o ministro Reinhold Stephanes, os problemas que vem surgindo com relação à carne suína e que vem deixando os produtores em situação crítica se devem apenas ao aumento da oferta. Enquanto não diminuir a oferta do produto não há possibilidades de se encontrar soluções, pelo menos não em curto prazo. Existem ótimas perspectivas para a possível abertura de mercados novos tanto na China como no Japão e também na Rússia que vem admitindo a idéia de aumento das cotas para importação de carne de outros países que não sejam da União Européia e nem Estados Unidos eu são beneficiados com as chamadas cotas especificas.
Entretanto as previsões são de que estes possíveis novos negócios só comecem a dar resultados num período que vai de seis meses a dois anos para que realmente comecem a comprar a carne suína brasileira, enquanto isso continua os produtores em situação crítica. Enquanto no comércio comum de roupas e outros artigos, as Vendas Aumentam com o Frio em setores como a agricultura os produtores se encontram cada vez mais em situações criticas, pois o frio demais prejudica muitas culturas. Ainda bem que hoje os agricultores contam com um Seguro Agrícola Ampliado o que é dá mais tranqüilidade ao trabalhador da terra. O nosso ministro garante que a gripe suína nada tem a ver com o fato dos produtores se encontrarem em situação critica, interessante que o aumento de oferta se deu justamente nest área e com o produto diretamente ligado a esse vírus.
Há poucos dias vimos com a morte de Michael Jackson que existem Tragédias que Geram Fortunas, pois seus discos nunca venderam tanto como depois de sua morte, porém agora com a gripe que se espalha pelo país temos exatamente o inverso, ou seja, uma tragédia que gera miséria, pois me parece claro que os produtores estão em situação critica devido ao avanço da epidemia de gripe suína. Por mais que as autoridades possam dizer que a gripe não pega ao comermos a carne do porco, tem muita gente que não acredita e se nega a comer. Enquanto isso a liberação de créditos para produtores e realização de novos leilões demoram-se nos tramites legais.