A palavra tragédia é bastante impactante, pois sabemos que ela simboliza um acontecimento ruim de tal maneira que dificilmente os envolvidos irão conseguir superar. Porém, algumas tragédias além de gerarem sofrimento também geraram verdadeiras fortunas. Essa condição pode ser observada com frequência entre os artistas, alguns passam a vender mais discos, mais produtos com seus personagens, filmes depois do falecimento.
A fortuna que a tragédia da perda de uma voz traz fica para os familiares e herdeiros. Conheça a seguir alguns desses artistas que aumentaram exponencialmente o seu volume de vendas depois de terem nos deixado. Uma pena que alguns desses artistas não tenham podido aproveitar o gostinho de tanto sucesso.
Conheça as Tragédias que Geram Lucros no Mundo dos Famosos
Albert Einstein
Falecimento – 1955
Não é exclusividade de cantores e atores ganhar muito dinheiro mesmo após a sua morte. O físico Albert Einstein foi tão brilhante em sua área de atuação que se tornou seu nome uma marca poderosa associada a produtos que desejam parecer mais ‘inteligentes’ diante dos consumidores. Além disso, a marca de canetas de luxo Montblanc criou uma linha de canetas com o nome do físico com valor unitário de 3 mil dólares cada. O cientista teve faturamento de 10 milhões de dólares no ano de 2013, ano de lançamento das canetas.
Marilyn Monroe
Falecimento – 1962
A atriz nos deixou ainda muito jovem, a bela tinha apenas 36 anos e parece que sua imagem de sensualidade e feminilidade ainda se mantém bem viva. A atriz faturou no ano de 2013 15 milhões de dólares devido a sua participação póstuma numa campanha publicitária para o perfume Chanel n° 5 que em vida era seu favorito. A imagem de Marilyn é muito usada por marcas de roupas entre outros produtos.
Elvis Presley
Falecimento – 1977
Mesmo depois de tanto tempo a imagem de Elvis Presley está bem viva para os seus admiradores. Essa constatação é possível quando descobrimos que ele faturou nos últimos anos 55 milhões de dólares. A fortuna gerada depois de sua morte trágica se deve ao uso da sua imagem icônica e das visitas a sua antiga casa Graceland que tem ingressos a partir de 34 dólares.
John Lennon
Falecimento – 1980
Um dos artistas mais conhecidos do mundo, Lennon, teve uma morte bastante trágica e chocante sendo alvejado por um fã ao sair de seu apartamento em Nova York. Embora tenha falecido há décadas ainda fatura uma média de 12 milhões de dólares por ano devido a venda dos álbuns dos Beatles e de shows que eventualmente são realizados com inspiração em sua obra.
Bob Marley
Falecimento – 1981
O cantor e compositor jamaicano faleceu jovem com apenas 36 anos e deixou milhões de fãs espalhados pelo mundo. A força das canções de Marley é tanta que mesmo muitos anos após a sua morte ele ainda fatura em torno de 18 milhões de dólares por ano. O dinheiro vem tanto dos direitos de suas músicas quanto do uso do seu nome em alguns negócios como a bebida para relaxar Marley Beverage e dos produtos ecologicamente corretos chamados House of Marley.
Theodor Geisel
Falecimento – 1991
Geisel é o autor de obras infantis como “O gato da cartola” e “Como Grinch roubou o natal”. Até hoje esses livros vendem muito e depois que a história de Grinch ganhou os cinemas o faturamento do escritor cresceu muito. No ano de lançamento do filme hollywoodiano os ganhos dos herdeiros de Geisel foi de 9 milhões de dólares.
Charles M Schulz
Falecimento – 2000
Um nome que não é muito conhecido, mas que tem uma obra muito famosa, o personagem Snoopy e os quadrinhos dos Peanuts. A obra de Schulz é vendida em 75 países e já foi traduzida para 21 línguas. O falecimento dele se deu no ano de 2000 devido a um câncer, contudo, sua obra continua faturando muito. Depois da morte de Schulz as vendas cresceram e por ano fatura em torno de 37 milhões de dólares.
Michael Jackson
Falecimento – 2009
Embora tenha nos deixado em 2009 o rei do pop ainda é muito presente para os seus fãs, tanto que no período entre 2012 e 2013 o trabalho dele faturou mais do que Madonna (a artista mais bem paga do mundo). A fortuna dos herdeiros de Michael cresceu em torno de 160 milhões de dólares só nesse período. O dinheiro é resultado de shows criados em sua homenagem e do direito de algumas músicas suas.
Bettie Page
Falecimento – 2008
Uma das pinups mais famosas do mundo, Bettie, fez de seu nome uma marca ao abrir boutiques com linhas de roupas exclusivas. A imagem de Page como pinup ainda é muito comercializada devido a sua irreverência para posar bem como sua beleza. A média de faturamento anual dessa celebridade é de 10 milhões de dólares mesmo depois de ter falecido.
Elizabeth Taylor
Falecimento – 2011
Uma das atrizes mais bonitas que Hollywood já conheceu, Elizabeth Taylor, teve seu faturamento impulsionado após o seu falecimento em 2011 devido a uma parada cardíaca. Além de um leilão de itens pessoais da atriz que enlouqueceu os fãs mais apaixonados, Liz Taylor, tem uma fragrância pessoal que continua sendo vendida chamada White Diamonds. No ano seguinte a sua morte os herdeiros da atriz faturaram 210 milhões de dólares.
Prince
Falecimento – 2016
Um artista que passou por alguns altos e baixos em sua carreira e cuja morte foi muito sentida por seus fãs que esperavam poder desfrutar mais de seu talento. Ao nos deixar Prince teve um substancial aumento na venda de suas músicas chegando a faturar 25 milhões de dólares no ano de sua morte.
David Bowie
Falecimento – 2016
Um dos artistas cuja morte foi mais sentida nos últimos anos, quando Bowie faleceu tinha um trabalho pronto para ser lançado. Embora sempre tenha sido um sucesso de vendas o cantor passou a ter sua obra ainda mais procurada, o faturamento do artista no ano de seu falecimento foi de 10 milhões de dólares.
Pingback: Crescimento do Trabalho Formal - Emprego e Econômia | Economia - Bico do Corvo