Profissão de Flanelinha

Na capital de Porto Alegre, assim como em muitas outras grandes metrópoles do nosso imenso país, a profissão de flanelinha é bastante antiga, pois ser flanelinha é profissão reconhecida desde o ano de 1975 conforme lei federal regulamentada após dois anos.  O que ocorre agora é a legalização para a atuação destes profissionais, em documento assinado pela prefeitura municipal, Brigada Militar e Ministério do Trabalho. Esta medida deverá melhorar a situação desses profissionais que muitas vezes ficam a margem de uma sociedade tão injusta quanto é a nossa. A política que favorece famílias pobres é a que lhes oferece uma subsistência de dependência, ou seja, o Reajuste no Bolsa Família é válido, mas o direito a um emprego justo seria bem melhor. Mas sendo este um problema complexo e de difícil solução, cabe aceitar o que esta sendo oferecido no momento e aproveitar as boas oportunidades de crescimento, por menores que elas possam parecer.

Imagens

Imagens

Para as pessoas que trabalham na profissão de flanelinha já há bastante tempo, e que consideram a profissão de flanelinha como uma coisa séria, como um empreendedor individual, as mudanças devem trazer benefícios, pois serão oferecidos cursos que promovam a capacitação destes profissionais, ou seja, não basta apenas ser “dono da área” ou ter anos de prática lavando carros e auxiliando para que os motoristas manobrem, estacionem, etc.

Profissão de Flanelinha

Profissão de Flanelinha

Os cursos pretendem esclarecer os profissionais quanto a conceitos como trânsito, cidadania, inter- relações pessoais, etc., que são importantes para o bom desempenho de suas funções na profissão de flanelinha, além de noções que venham a promover uma boa convivência profissional entre os colegas e os proprietários dos veículos. Para aqueles que estiverem realmente interessados em melhorar sua situação eis uma boa oportunidade, o otimista sempre vê boas possibilidades em qualquer situação e faz dela um Negócio de Futuro, sem o menor receio de aprender.

Trabalho

Trabalho

Vale lembrar que este tipo de prestação de serviço não pode ser cobrado, sendo direito do motorista do carro oferecer uma gorjeta ou não. Muitos motoristas diante da resistência à crise se sentem coagidos a pagar pelos cuidados dispensados ao seu caro, mas quem exerce a profissão de flanelinha de acordo com o que é justo sabe muito bem que não pode cobrar, apenas pode oferecer a sua ajuda e seus cuidados e esperar pelo reconhecimento do proprietário do veículo, ou ainda perguntar se o motorista deseja que cuide ou que lave seu carro, e dessa forma oferecer seus préstimos aceitando uma resposta negativa sem pressionar ou ameaçar. As novas medidas devem servir para selecionar os bons e maus profissionais deste ramo. Cabe aqui lembrar que todas as classes têm direito de se organizar e lutar pelo seu espaço, assim fazem muitas categorias menos favorecidas que buscam ser ouvidas, por exemplo, o Crédito para Prostitutas tem sido uma luta grande já que esta profissão é uma das mais antigas que existe e deve obter as mesmas vantagens de muitas outras, sem preconceito algum.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *