Locação de Equipamentos

A locação de equipamentos é uma excelente opção para a minimização de custos de uma obra ou simplesmente para potencializar a sua lucratividade. A compra de equipamentos representa uma perda de capital uma vez que os mesmos provavelmente cairão em desuso.

Sendo assim a locação de equipamentos para a construção civil se mostra uma alternativa bastante interessante. Não é atoa que esse setor vem apresentando crescimento constante. Hoje em dia essa é uma prática constante em grandes construtoras e em construções menores. Continue lendo para conhecer quais são as vantagens da locação de equipamentos.

Locação de Equipamentos: Quais São as Vantagens?

Fazendo um levantamento dos gastos com uma obra é possível perceber que há grande economia em optar pela locação de equipamentos ao invés da compra desses itens. Com um bom planejamento da obra é possível determinar quais são os equipamentos e ferramentas que serão necessários em cada etapa e por quanto tempo se precisará deles. Dessa forma a locação de equipamentos para obras é uma opção palpável.

Confira a seguir quais são as vantagens de apostar na locação de equipamentos além da economia que pode ser obtida.

1 – Acesso a Variedade de Máquinas e Equipamentos

Há uma ampla variedade de máquinas e equipamentos para a área da construção civil, se você optar pela compra desses itens terá acesso a uma diversidade reduzida por uma questão de custo. Também há grande facilidade para encontrar empresas especializadas na locação desses equipamentos. Nessas locadoras você encontrará o que há de mais moderno em termos de design e tecnologia atendendo a todas as suas demandas.

Dentre as opções de itens para construção que podem ser locados estão ferramentas elétricas como furadeiras, esmerilhadeiras, serra mármore e serra circular. Também é possível locar discos de corte, brocas, andaimes, sapatas, cortadores de piso, compressores de ar, lavadoras, máquina de solda, guinchos, escoras, roçadeiras, containers, vibrador de concreto, escoras entre outros.

2 – Redução de Investimento

O investimento em locação é bem menor do que o investimento para realizar a compra dos equipamentos. O recurso para o aluguel é menor deixando parte do capital destinado a obra livre para que a empresa invista em algo mais interessante. É uma forma de comprometer menos o crédito da companhia e gerar economia.

Além disso, a locação de equipamentos permite que o construtor tenha mais controle sobre a contabilização das despesas individuais de cada obra ou empreitada. Outro reflexo positivo é o fato de que não são geradas dívidas ou parcelas de financiamento que deverão ser posteriormente quitadas. O aluguel dos equipamentos entra no orçamento da obra sendo adaptado aos clientes e obras.

A compra dos equipamentos não é interessante também se for levada em consideração a sua defasagem. Conforme se tornam ultrapassadas essas máquinas perdem valor, se for feita a locação dos equipamentos é possível evitar esse inconveniente.

3 – Eliminação de Gastos com Manutenção

Ao locar equipamentos a sua empresa também reduz os custos com manutenção, com o passar do tempo o índice de desgaste vai crescendo. Há equipamentos que precisam estar continuamente em uso, caso contrário podem se tornar defeituosos ou ainda apresentar irregularidades.

Antes de decidir pela compra de um equipamento é importante considerar os potenciais defeitos, desgaste e custo de manutenção assim como a utilidade dos mesmos. Sua empresa tem demanda suficiente desses itens que justifiquem o investimento na compra ou locação.

Quando equipamentos são locados se tem como grande vantagem o fato de que a manutenção fica por conta da companhia locatária. Os custos de manutenção assim como de contratação de uma equipe técnica especializada nos equipamentos fica por conta da locatária. Se houver qualquer problema com o equipamento basta acionar a empresa que está fazendo a locação para troque o item ou faça o conserto imediato do mesmo.

4 – Redução de Mão de Obra

A locação de equipamentos impacta positivamente também na folha de pagamentos da empresa. O aluguel de equipamentos permite que a mão de obra especializada na condução dos mesmos seja contratada apenas pelo período de tempo específico em que os itens serão utilizados. Não será necessário tão pouco ter uma equipe de manutenção de equipamentos, pois como explicamos acima essa é uma responsabilidade da locatária.

5 – Redução de Gastos Com Logística, Transporte e Armazenamento

Outras vantagens que o aluguel oferece são redução de custos com armazenamento, logística e transporte dos equipamentos. A partir da locação de máquinas e ferramentas é possível eliminar o acúmulo de materiais ociosos assim como a necessidade de ter um local de armazenamento.

A partir do momento em que os equipamentos não tiverem mais uso basta devolvê-los ao locador. Há empresas especializadas em locação de equipamentos para a construção civil em quase todas as cidades brasileiras, algo que facilita a logística para realizar uma obra. Isso reduz a estrutura e os gastos para o transporte de matérias de um ponto a outro.

Engrenagens de Equipamentos

Engrenagens de Equipamentos

Também se deve considerar que a locação de equipamentos oferece a possibilidade de pronta-entrega, porém, é claro que isso depende de ter um planeamento com antecedência. Quem aluga não precisa aguardar prazos de expedição e entrega, é um período em que a obra não irá ficar parada esperando pela entrega de equipamentos.

6 – Aumento da Produtividade

Por fim um dos grandes benefícios de apostar na locação de equipamentos e ferramentas é que isso contribuirá para aumentar a produtividade. O uso de materiais que se encontram em perfeito estado de conservação e que tem data para serem devolvidos contribui para que a equipe tenha uma performance melhor e mais produtiva. A obra não passa por períodos de parada por problemas com o equipamento e se tem um compromisso de tempo para o uso.

Pesquise Bem Antes de Locar Equipamentos

Para ter acesso a todas as vantagens que apresentamos acima é importante pesquisar por empresas que trabalham com locação de equipamentos. Você deverá fazer uma comparação entre as opções considerando outros pontos além da questão de valores de aluguel. Verifique se a empresa tem histórico de oferecer equipamentos de qualidade e quais são as avaliações de quem já usou esse serviço.

Gostou de saber mais sobre a locação de equipamentos? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *