Marcos Lisboa

Marcos Lisboa é um dos grandes nomes dentro da área da economia no Brasil na atualidade, ele que já teve inúmeras e importantes experiências internacionais hoje atua como presidente de uma das mais conceituadas universidades no setor a qual ele faz parte que é a instituição de ensino de caráter privado Insper, localizada na cidade de São Paulo capital. Marcos Lisboa nasceu no dia 2 de agosto do ano de 1964 na cidade do Rio de Janeiro, o seu nome inteiro é Marcos de Barros Lisboa.

Não há muitas informações publicas sobre a vida pessoal do economista ou sobre a sua família, principalmente antes da sua entrada para o mundo da economia, não se sabe onde ele viveu ou passou a sua juventude ou infância apenas se sabe que ele é carioca de nascimento. Marcos Lisboa é uma personalidade muito discreta em relação aos seus assuntos pessoais, o conhecimento que se tem acerca dessa personalidade pública é mais focado e voltado ao seu trabalho e atuação profissional nos diversos cargos que já ocupou, entre esses cargos estão funções de alta importância para o país.

Vida Profissional

A sua graduação foi cursada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais conhecida pela sigla UFRJ, nesse mesmo local o economista já engatou uma pós graduação na área do mestrado, tendo obtido o seu diploma de mestre pouco depois também na UFRJ. Após tirar esse diploma de mestrado, Marcos Lisboa foi então rumo aos Estados Unidos com o objetivo de se aprofundar na área e no setor econômico, afinal naquela época os Estados Unidos já eram uma potência mundial e já demonstravam um imenso poder econômico, era possível aprender e ter muitas experiências com os profissionais e as instituições de ensino daquele país.

Pouco tempo depois o economista iniciou o seu curso de doutorado em economia pela Universidade da Pensilvânia, que está localizada no estado de mesmo nome em terras norte americanas, essa universidade é mundialmente conhecida e uma das melhores do país, lá Marcos Lisboa se tornou Ph D doutor no seu campo profissional de economia, isso aconteceu na década de 90.

Nos anos que se seguiram ele continuou ainda por um tempo nos Estados Unidos, inclusive teve a oportunidade de trabalhar como professor em uma das maiores universidades de todo o mundo, que é a Universidade de Stanford.

A sua posição era de professor assistente dentro do Instituto de Economia de Stanford, essa sua atuação durou o período de 2 anos, desde 1996 a até o ano de 1998 quando Marcos Lisboa retornou para viver no Brasil e trabalhar em uma universidade brasileira. Do ano de 1998 quando ele chegou ao Brasil até o ano de 2002, o economista foi professor assistente na Escola Brasileira de Economia e Finanças da importante instituição de ensino superior privado, a Fundação Getúlio Vargas.

Marcos Lisboa detinha o cargo de professor de economia, ele se afastou desse cargo para entrar na esfera da vida pública, pois uma vaga dentro do governo lhe foi oferecida e ele aceitou, assim ele se tornou Secretário de Política Econômica dentro do setor do Ministério da Fazenda brasileiro, atualmente esse ministério não existe, porém era quase que o equivalente ao atual Ministério da Economia, porém com mais organização e comprometimento do que se observa.

O seu trabalho dentro do governo do ex presidente Lula foi até o ano de 2005, durante o período ele atuou ao lado de outros grandes e importantes nomes da economia brasileira, como Henrique Meirelles, Joaquim Levy e o economista Alexandre Schwartsman, foi um período que lhe rendeu muitos contatos e bons frutos em sua esfera profissional, o seu nome que já era importante na economia passou a ficar mais em evidencia ainda.

O período desse trabalho ficou marcado por ações mais inclinadas a um modelo de política fiscal com mais austeridade, a política do período foi marcada por ser dura e até restritiva em relações monetárias, isso ocorreu em conjunto com as metas definidas pelo governo na época, que incluem um superávit primário cujo objetivo era o valor de 4,25% do valor do PIB que é o termo usado para definir o Produto Interno Bruto do país.

Isso tudo acontecia ao mesmo tempo em que ocorreu a elevação da taxa básica de juros brasileira. Quando saiu do governo brasileiro no ano de 2005 Marcos Lisboa passou a trabalhar como presidente da instituição Resseguros do Brasil e nesta ocupação ele permaneceu até o ano de 2006.

No ano de 2006 uma nova e grandiosa fase começou para o economista Marcos Lisboa, porque ele entrou para o time da empresa Itaú Unibanco do Brasil onde teve o cargo de diretor executivo da instituição até o ano de 2009, quando recebeu uma promoção e assim foi promovido a vice presidente desta companhia.

Na posição de vice presidente do Itaú Unibanco, Marcos Lisboa ficou até 2013, quando saiu para alçar novos e importantes voos dentro da sua profissão, ele obteve o cargo de Vice presidente da faculdade Insper, local onde o economista trabalha até os dias de hoje, no entanto a partir do ano de 2015 ele passou a ser o presidente do Insper, essa posição é a mesma que mantém até a atualidade, mais uma atribuição que tem Marcos Lisboa de forma paralela é a sua atuação como colunista do jornal Folha de São Paulo, onde fala sobre a sua área de expertise.

O economista além de todo esse seu currículo impecável e de seus papeis importantes dentro do ramo da economia brasileira, ainda acumula o título de escritor, uma vez que ele já possui dois livros próprios lançados. Marcos Lisboa ao que tudo indica seria a escolha de Fernando Haddad para ocupar o cargo de Ministro da Fazenda (atual Ministério da Economia), se o candidato tivesse sido eleito.

Os Livros de Marcos Lisboa São:

Preços de Produção, Método de Longo Prazo e Equilíbrio Geral: Uma Crítica à Teoria Neo-Ricardiana dos Preços Relativos. Lançado no ano de 1993 pelo BNDS que é a sigla para Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, esse é livro que se tornou referência dentro da área de economia, principalmente na época de seu lançamento, na atualidade muitas coisas já mudaram em muitos ambitos econômicos, mas o livro foi muito importante no momento em que foi lançado e trouxe ao escritor um grande prestígio.

Marcos Lisboa - Economia

Marcos Lisboa – Economia

O Valor das Ideias: Debate em Tempos Turbulentos. Esse livro foi produzido e escrito em conjunto com outros escritores e personalidades as quais são nomes considerados referência no ramo da economia com foco no Brasil, tal como Fernando Haddad que é advogado e acadêmico, Samuel Pêssoa, entre outros. Esse livro teve a sua primeira versão publicada no ano de 2019 pela editora Companhia das Letras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *