Passando um olhar muito atento ao relatório da UNCATAD, Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento foi que compreendi e com certa preocupação, o descrédito na recuperação da Economia mundial, principalmente diante da inversão dos financiamentos incentivando o consumo e não ao setor produtivo, o que representaria o inverno da economia mundial. Praticamente o setor produtivo, só recebeu incentivo indireto, através daqueles dados ao comercio, como a isenção do IPI aos carros Zero e aos eletrodomésticos da linha branca, com bons resultados, principalmente na manutenção do emprego, mas já existem por boa parte dos governos estaduais e municipais, grandes movimentos de cortes de despesas e dispensas de funcionários em virtude da redução na arrecadação de impostos, criando uma enorme dificuldade sem ter como fugir de problemas sejam governadores ou prefeitos municipais.
Na visão do economista da Uncatad, Panitchpakdy, o mais importante no momento é evitar a espiral descendente dos salários, o que já está acontecendo no Brasil, onde empresas privadas substituem seus executivos, para achatar salários. No setor público, só os poderes legislativos e o judiciário receberam aumentos, para o funcionalismo em geral, não existem previsões. Atualmente todos querem saber Como Conseguir Crédito e muitos buscam um Empréstimo Pessoal.
O Inverno da Economia Mundial não Chegou ao Fim
É mais do que uma previsão, é uma afirmação a se constatar por tudo o que vem acontecendo, principalmente no Brasil, onde já se diz que a crise foi embora. Então em pergunto. Como ficará a situação desse pessoal que fez empréstimos para o carro zero e para os eletrodomésticos, diante do achatamento salarial e dá inflação que vem corroendo os salários dos brasileiros? É uma resposta difícil de ser dada, pois a ameaça mais perigosa para a economia é a deflação dos salários.
O que é preciso, segundo a Unctad, é reativar a capacidade de crédito ao setor produtivo para estimular o crescimento real da economia, pois que na atual conjuntura, fica quase impossível incentivar as exportações e já existe uma previsão muito negativa de que o comércio de exportações terá uma drástica redução que atingira onze pontos percentuais. Como Pagar as Dívidas se a situação está crítica? As soluções estão sendo buscadas a todo momento…
Crescimento Interno
É preciso ser um Empreendedor Individual e estar sempre atento para conseguir tirar proveito dos Negócios de Futuro. O fator de grande euforia em alguns países foi o crescimento de seus mercados internos fortemente impulsionados na base do endividamento do consumidor através da concessão de financiamentos a estes, o que pode gerar no futuro, um sério problema de insolvência, como já aconteceu no passado com alguns países que se envolveram no endividamento como soluções para problemas difíceis e que poderão se tornar mais difíceis ainda.
Mas apesar do medo, creio que o Brasil vem trabalhando e conseguindo soluções positivas para todos os seus problemas. É um país que se livrou de FMI e está muito credenciado a assumir o seu verdadeiro papel na história desta crise, que é de ser o primeiro país a sair dela. Além do que, o Presidente Lula está com uma carta na manga e de grande poder econômico, o pré-sal.