Aposta na Alta do PIB

Crescimento

Depois de superado o forte da crise na Economia Americana e Brasileira, num momento em que o fantasma da Crise Mundial ainda é fator de risco para muitos países cujos efeitos nefastos ainda se fazem sentir de maneira bastante forte, vários setores de grande importância para nossa economia política está fazendo uma Aposta na alta do PIB para o ano que vem. Setores como de automóveis, infra-estrutura, construção civil, bancos, alimentos e outros estão seguros de que aumento de Produto Interno Bruto será na ordem de 4% e acreditam ainda que possa chegar aos 5% com segurança.

Economia

Economia

Crêem ainda os dirigentes destas entidades que as condições para esse crescimento já existem. Segundo eles o mercado interno continuará puxando esse crescimento. O setor produtivo da economia em tempos de crise trabalha com exportação tem fatores de grande importância que o desafiam como é o caso da valorização do cambio, porém, ainda assim, 2010 trás influencias muito positivas que virão do gás e petróleo e também das obras em infra-estrutura.

Brasil

Brasil

Agentes de expansão

Existem investimentos que naturalmente se encarregarão de ajudar para que a expansão aconteça como o pré-sal um negócio do futuro, os eventos esportivos como a Copa e as Olimpíadas, além disto, temos o fato de que o próximo ano é ano eleitoral e isto todos nós sabemos que trás um grande aumento de atividade em inúmeros setores da economia. No setor da construção civil as projeções de aumento são de 5% para o próximo ano. Sendo responsável por um PIB de R$140 bilhões em 2008 e devendo ter um crescimento da ordem de 2,5% a3, 5% neste ano, a expansão do ano que vem pode chegar a 7%. Embora o programa Minha Casa Minha Vida tenha até agora trazido pouco resultado pratico, pois ainda não deslanchou, A Propaganda é Fundamental e isso levantou o animo das pessoas de baixa renda com a expectativa da compra da casa própria, mexeu com o setor da construção civil e vai trazer resultados posteriores.

Aposta na Alta do PIB

Aposta na Alta do PIB

Outros setores

O setor bancário acredita na continuação do cenário positivo que temos hoje tanto par o crédito quanto para as taxas de juros. Entretanto Não Esqueça que o Banco Central pode rever estas posições a qualquer momento e acordo com os rumos da economiae da resistência à crise. O mercado automobilístico espera aumento de 5% no PIB, pois o mercado interno tem levado uma Mensagem de Otimismo a todos os setores da economia e deve continuar assim. Já a indústria de alimentos tem uma expectativa conservadora e sua previsão de aumento do PIB fica em 4% a 4,5%. Aqui a exportação também é motivo de preocupação. Mesmo assim dirigentes do setor esperam a recuperação no nível de exportações ou então o fortalecimento do mercado interno para manter um bom desempenho em 2010.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *