Contratação da Mercedes
Embora o ceticismo de muita gente que não credita que a crise na Economia brasileira tenha passado, o comércio de um modo geral, com o incremento das vendas como é o caso dos carros vem dando mostras de que a crise já passou sim e embora ainda restem vestígios desta, já podemos olhar o futuro com mais tranqüilidade. Também o que dá mostras de que a situação melhora é o Crescimento do Trabalho Formal que vem acontecendo em escala ascendente em nosso país.
Agora mesmo temos boas notícias neste sentido dizendo que a Mercedes Contrata e Efetiva Funcionários. São 800 novos contratos e 350 efetivações nas unidades de trabalho dedicadas aos veículos pesados como ônibus e caminhões e tudo isto no ABC Paulista, em São Bernardo do Campo, num total de 1.150 pessoas que saem da condição de insegurança que o desemprego trás. A recuperação do mercado interno no que se refere a veículos comerciais trouxe a necessidade de novas contratações. O Equilíbrio Econômico está vindo aos poucos, mesmo depois do grande Impacto da Crise no Emprego.
O Comunicado
O presidente da Mercedes no Brasil Gero Herrmann foi quem anunciou as contratações e ao fazer isto na presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva procurou fazer um agrado a nosso presidente ao citar o reaquecimento da economia brasileira e elogiar o crescimento do PIB que ocorreu já no segundo trimestre do ano, período em que o Produto Interno Bruto, que é o somatório de todas as riquezas de um país teve um crescimento de 1,9% se formos considerar a relação com o trimestre anterior.
Na verdade o último trimestre do ano passado e o primeiro de 2009 tiveram resultados negativos. Estes são indícios claros de que o Fim da Recessão no Brasil é uma realidade. Agora mesmo estamos tendo os índices que dizem que as vendas de veículos no mês de setembro superaram em muito os valores anteriores.
Venda de Caminhões e Ônibus
De acordo com dirigentes da Mercedes o incremento nas vendas de ônibus e caminhões mostra claramente que os setores que usam veículos pesados estão também se recuperando após a crise mundial, como é o caso da construção civil, da mineração, do agronegócio, além do fato das frotas de ônibus particulares e municipais estarem sendo renovadas, provavelmente aproveitando as isenções dadas pelo governo federal. O Brasil desde o inicio mostrou Resistência à Crise e agora retoma o caminho do desenvolvimento.
A Mercedes contratou 800, agora em outubro efetiva os 350 anunciados e passam a fazer parte da equipe de colaboradores, 160 novos aprendizes. Com esses números a unidade da Mercedes em São Bernardo do Campo passa a contar com 11.500 funcionários, um número respeitável e cuja tendência a partir de agora é de continuar crescendo uma vez que as vendas parecem que irão manter-se aquecidas.