Dubai
Não há dúvidas de que o setor imobiliário é um setor da economia social, grande gerador de riquezas, de empregos e de muito dinheiro extra, mas como trabalha muito com crédito bancário, fica sujeito a chuvas e trovoadas, como agora, com a crise Dubai, em decorrência do não pagamento de uma divida que não deve ser pequena, pois considerando Dubai, em seu braço imobiliário onde a Brakheel está desenvolvendo projetos de Ilhas para atrair as maiores celebridades e milionários do mundo, onde tudo é projetado para ser o maior e o melhor, não poderia ser diferente, quanto maior o projeto, maior é o estrondo provocado por sua queda.
Mas para o Presidente executivo da Arabtec, tudo não passa de uma especulação, pois não tem dúvidas sobre os compromissos para com seus credores, por isso, está tranqüilo. Mas essa não foi à resposta do mercado financeiro, onde a Bolsa de Valores de Dubai teve uma queda de 7.3 pontos percentuais, e com uma economia globalizada como é a economia politica mundial, com vários países ainda lutando para descobrir uma formula de resistência a crise. Por isso a expectativa sobre a crise ou não, em Dubai, é muito grande. Para muitos, a crise em si está sendo muito exagerada e não tem a gravidade que se está atribuindo, pois ela é localizada em apenas um grupo e em um único setor.
Como está sendo vista a suposta crise em Dubai
Para Khalaf Al Habtoor, Presidente do Grupo Al Habtoor, a Reuters, se diz confiante em que o governo ajudará as empresas envolvidas no projeto das Ilhas milionárias, além do que, Dubai nunca declarou moratória e não seria agora que isto iria acontecer. Temos feito até aqui, um Trabalho Duro e não temos nada o que temer. Outro executivo, do NBD, um dos maiores Bancos da Região, também veio a público para minimizar a situação, afirmando que não há nada para que o mundo econômico se preocupe com Dubai, pois a situação está sob controle e nada vai mudar, apesar do sobe e desce da bolsa de valores e a tecnologia, mais em função de uma informação precipitada do que algum fato de maior relevância. Por outro lado, a própria imprensa de Dubai, tem lançado editoriais em seus jornais, afirmando a confiança no governo, pois a causa de tudo isto, foi apenas um anuncio de uma medida a ser tomada que veio a público, fora de hora. Para as autoridades bancárias dos Emirados Árabes, o anuncio da reestruturação do Dubai World, foi o que gerou esse efeito totalmente contrário a verdadeira situação do projeto e por isso afirmam ser um exagero dizer que Dubai está em crise.
Sensacionalismo
Na verdade, pelo que se tem lido na mídia mundial, são vários os bancos dos Emirados Árabes a se declararem confiantes na resolução de qualquer problema financeiro, em curto prazo que possam vir a enfrentar e que tudo isso, não passa de sensacionalismo, pois continuarão firmes proporcionando a sustentação do desenvolvimento de Dubai, que pela grandiosidade de seus projetos, pode estar enfrentado deslealdades corporativistas, pois as Maravilhas da Engenharia que estão sendo concretizadas em Dubai vem despertando a cobiça e o interesse do mundo inteiro.