Economia Social

Características

O padrão de produção e o consumo são fundamentos típicos do capitalismo e nos negócios do futuro que há séculos norteiam a economia mundial que hoje se encontra em crise, pois que o grande objetivo do capitalismo é o custo benefício. E neste labirinto econômico em que se transformou a riqueza (os bens e capitais) mundial, em mãos de poucos que exploram e escravizam o trabalhador vai com certeza resultar em relações sociais mais efetivas e democráticas, aonde uma melhor e mais justa distribuição de riquezas e do dinheiro extra, venha fazer jus ao capital do trabalho.

Economia Social

Politíca

A economia social deve, pois, acima de tudo, ser solidária para que ao invés da famigerada vantagem aplicada no capitalismo, seja possível uma gestão social que possa oferecer respeito aos direitos dos cidadãos e a natureza, com Experimentos Reveladores, com empreendimentos que organizem a produção, o comércio e as finanças dentro de uma lógica segundo a qual a solidariedade e as relações sociais se tornem mais sustentáveis e prazerosas, pois as vozes que se levantam no mundo, pedindo tratamento mais humano para os pequenos produtores e a Proteção do Meio Ambiente, coisas que não interessam muito aos países ricos que continuam se negando a contribuir para os projetos de climatização do planeta.

Mercado

Mercado

A Economia Social no Brasil. Fixão ou Realidade?

Para muitos, a socialização da economia, representa um fato fora da realidade e um projeto difícil de ser concretizado, pois passaria pela criação de um sistema não necessariamente socialista, mas que mesmo dentro do capitalismo, possa ser desenvolvido. Não são Receitas Mágicas, é simplesmente, uma vontade política, e o presidente Lula, vem ensaiando em seu governo, alguns passos que mudam em direção a uma economia social, principalmente e objetivamente, quando vem criando e ampliando projetos sociais que a oposição chama de assistencialismo, enquanto o governo afirma ser distribuição de renda para um melhor equilíbrio economico. Não querendo entrar no mérito da questão, mas alguns dados oficiais têm confirmado que no Brasil a distribuição da renda melhorou, não só pelos programas sociais do governo, mas em muitos casos, pela iniciativa privada.

Economia Social

Economia Social

Medidas adotadas

Algumas empresas e empreendedores individuais do setor produtivo estão adotando medidas que valorizam seus trabalhadores oferecendo-lhes inclusive participação nos lucros. Por certo que ainda são poucas as empresas a adotarem essa medida, mas que já existem é uma certeza e deve ser seguida por todos para que se inicie a melhora na distribuição de renda no país. A Economia Brasileira, tanto no setor privado como no estatal parece que estão vendo uma Luz no Fim do Túnel, pois vem negociando amplamente com seus funcionários, evitando demissões. Tem aparecido na mídia, esboços de projetos do governo, em relação ao inventário dos lucros do pré-sal e o fato que chama atenção é a idéia do presidente Lula de destinar uma fatia desse bolo, para projetos sociais, como a educação, Saúde e segurança. Ora, todos os países emergentes aplicaram pesado na educação, pois a cultura é a ferramenta para o desenvolvimento e socializar a economia pode ser a grande saída.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *