Não há a menor dúvida de que a situação econômica do Brasil atualidade, gera muita confiança e segurança para o capital estrangeiro. Entenda a GM americana entrando em concordata, atingida pela crise que foi, e logo seguir, transforma-se em Estatal, socorrida pelo governo, que se tornou seu maior acionista, acionista majoritário, com direitos incondicionais nos novos rumos da indústria. Será que a GM no Brasil, é um Negócio de Futuro para os americanos, com a GM investindo em Gravataí, RS, a importância relativa a 50% dos 2.5 bilhões aplicados aqui, onde o BNDS complementará com 30% e o Banrisul com os restantes 20% do total de 2.0 bilhões? É uma boa pergunta.
Para muitos, o fato da GM investir em Gravataí, RS, é uma prova de que a crise no Brasil, não passou de uma marolinha, como afirmou o Presidente Lula, pois não é só a GM a investir no Brasil. A Pirelli acaba de anunciar investimentos em suas fabricas de pneus em Santo André, SP, e está se falando muito em investimentos da Pirelli, no RS, para abastecer a GM com seus pneus, alias o que já vem acontecendo. A Economia e Vida Útil de Objetos está sempre relacionada com o setor, então é preciso estar sempre ligado à relação Custo Benefício. A GM investindo em Gravataí, RS, vai transformar a empresa de Gravataí, talvez na maior montadora automotiva da América Latina, pois com sua ampliação, pretende triplicar a produção inicial que era de 120 mil unidades ano. Vai criar mil novos empregos diretos.
Mas sabemos que o grande crescimento do emprego, ocorrerá através das fornecedoras da GM, que terão, para atender a nova demanda, que multiplicar sua produção, e para isto, também multiplicar os seus números de funcionários. Isto vai ocorrer em todos os setores ligados a empresa, numa verdadeira Abertura ao Comércio Global. A GM ao investir em Gravataí, RS, provocará, sem dúvida, um crescimento industrial de porte médio para cima, tornando o RS, um pólo automotivo de primeira grandeza e comparável em importância estratégica, em relação ao MERCOSUL, o de melhor relação geográfica. Um fator relevante, em relação à GM investir uma Economia em Gravataí, RS, não é só os mil novos empregos diretos criados pela ampliação da indústria, mas o desenrolar de toda a questão.
Pois só em transportes coletivos já vai haver necessidades de crescimento. Será mil novos empregados a serem transportados, a ocupar casas, a consumir luz, água, alimentos, recreação, ocupar escolas, e tudo mais, saúde e segurança. Tudo cresce como uma bola de neve descendo a montanha. GM investindo em Gravataí, RS, vai fazer com que Gravataí, cresça acima da média nacional, embora, o Crescimento do Trabalho Formal, seja uma premissa, não se deve desconhecer que o alto padrão produtivo padronizado de uma montadora do nível da GM, a robotização é uma realidade e, embora os robôs sejam produtos do homem, eles competem como o homem.
gostaria muito de trabalhar na gm mas não sei onde me cadastrar ,gostaria de saber onde procurar um oportunidade
Olá Tobias,
Já tentou olhar na página Trabalhe Conosco do site da GM?
Att.