Fórmula Média Móvel Ponderada Previsão Demanda

Fórmula Média Móvel Ponderada Previsão Demanda

A média móvel ponderada, na análise técnica, serve para representar o valor de pesos que reduzem de forma aritmética. Dessa forma, em um certo dia, a média móvel ponderada do último dia teria o peso x, a do penúltimo dia teria o peso x-1, e assim por diante, até chegar ao dia.

Para Que Serve a Média Móvel Ponderada? E Como Calcular?

A média móvel ponderada serve para resolver uma situação de igualdade de peso. Para calcular esse indicador, somamos todos os preços do fechamento e dividimos por determinado período de tempo. Depois, multiplicamos pela somatória dos pesos, ou valores, de cada dia. Para exemplificar, imagine uma média ponderada de 3 dias. Nesse caso, o preço de fechamento do dia de hoje será multiplicado por 3, o preço de ontem será multiplicado por 2, e assim por diante, até o primeiro dia da escala. Em seguida, somamos esses valores e dividimos pelo total da soma dos multiplicadores.

Média Móvel Ponderada

Média Móvel Ponderada

Previsão de Demanda

A previsão de demanda é uma projeção, uma forma de antecipar a demanda de maneiras que vários fatores sejam usados como base. Dentre esses fatores, estão a questão financeira, a questão mercadológica e também a questão econômica. Além de outros fatores.

A previsão de demanda ajuda na tomada de decisão. Aliás, é algo essencial na elaboração de estratégias, para que se possa fazer um bom planejamento a curto, médio e longo prazo, dependendo de cada situação e necessidade.

A previsão de demanda afeta de forma direta o planejamento financeiro. Por isso, precisa ser feita com muita cautela, considerando os fatores mais relevantes para a sua elaboração. Não temos como prever o que realmente acontecerá no futuro, qual será a demanda real, de fato. Porém, temos como chegar o mais perto possível da realidade. E isso já é o suficiente para que se consiga agir, de posse de informações super valiosas, para garantir um resultado mais satisfatório.

Métodos de Projeção de Demanda

São dois os métodos de projeção de demanda:

  • Pesquisa qualitativa pelo método baseado em pesquisa: realiza-se uma pesquisa com os consumidores para conhecer as suas opiniões ou levantar informações. O público-alvo é passa por um questionamento sobre as suas intenções com certo produto, com que frequência ele compra e quais as suas próximas intenções de compra. Algumas formas de pesquisa qualitativa são:

1) Força de vendas

2) Juri executivo

3) Analogia histórica

4) Método Delphi

  • Pesquisa quantitativa pelo método estatístico: caso a previsão de demanda tenha que ser feita por um período mais longo. Esse método é usado com mais frequência, e apresenta algumas vantagens quando comparado com o método anterior. São elas: é um método mais objetivo, custo de execução bem menor e transmite mais confiabilidade, pois trabalha com dados. São vários os métodos estatísticos existentes, como:

1) Média móvel

2) Regressão simples

3) Decomposição

4) Regressão múltipla

5) Suavização potencial

6) Projeção de tendência

Para elaborar uma previsão de demanda, é preciso definir o seu objetivo, definir o horizonte temporal, o modelo de previsão a ser usado, colher os dados e realiza a interpretação dos resultados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *