Previsão de Demanda – Logística

A previsão de demanda é um fator de extrema importância dentro de uma empresa, já que isto se relaciona com estruturas de estoque, item importante dentro da logística empresarial. O estoque dentro de uma empresa, deve estar em equilíbrio, já que quando há estoque em excesso, isso representa dinheiro parado e a sua falta a perda de vendas. A previsão em demandas significa realizar estimativas da futura demanda por produtos dentro da empresa.

A previsão de demanda é basicamente a previsão futura de quantidades que serão demandadas de determinado bem e ou serviço. Ela não pode ser baseada em achismo, e sim, em uma base de dados históricas, realizado por especialistas da empresa. Objetiva definir lugar, quantidade e tempo em que o produto será demandado por clientes, e assim atender esta demanda de maneira eficiente.

Ainda é importante verificar e citar que cada nicho mercadológico possui diferentes necessidades e especificidades, em alguns mercados esta previsão pode ser realizada por áreas de marketing, e outros setores, este segmento ser direcionado por áreas conglomeradas e gerais da empresa. De grosso modo, para avaliar e prever a demanda, é necessário agregar ações qualitativas e quantitativas de mercado, e cada instituição deve focar suas ações de acordo com seus objetivos e metas individuais.

Importância da Previsão de Demanda para a Logística

A previsão de demanda se torna uma variável de significativa importância para a gestão interna de estoques. Este setor é um dos pilares de maiores preocupações da diretoria interna de uma empresa que oferece bens e serviços ao consumidor final. É importante já que permite que a instituição faça um uso consciente e inteligente de seu espaço físico, tenha uma potencial amenização de custos operacionais envolvidos, tenha um eficiente planejamento orçamentário, garante sua permanência e competição no mercado, otimize processos e aumente a comunicação entre áreas da empresa. Assim, a empresa não realiza pedidos totalmente sem conhecimento sobre sua demanda, auxiliando assim na sua tomada de decisão.

Modelos de Previsão de Demanda

Existem dois tipos de previsão de demanda utilizada por especialista no mercado hoje, a quantitativa e a qualitativa. A quantitativa faz uso de métodos matemáticos e estatísticos, isto baseado na análise e histórico de dados da empresa. Isto permite a identificação de padrões existentes ali, ainda a inclusão de métodos temporais e causais, podendo ser usado indicadores como regressão linear, média móvel, suavização exponencial, método sazonal, dentre outros.

Já os modelos qualitativos são baseados em avaliações realizados por especialistas. É um modelo menos preciso quando comparado ao anterior, já que não se baseia em dados históricos. Um dos seus indicadores pode ser a pesquisa de mercado, força de vendas e o Delphi.

Hoje, com o desenvolvimento de TI e vários softwares que dão suporte a extensas áreas de conhecimento, especialistas indicam o uso de programas integrados a gestão, que realize gerenciamento e as informações das várias áreas dentro da empresa que se correlacionam a demanda. Com ele é possível fazer o controle de estoque e assim otimize os processos e proporcionando maior eficiência operacional. Com isto é possível potencializar a produtividade e rentabilidade no longo e também no curto prazo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *