Desaceleração na Busca por Crédito

Esta semana dados da Serasa deram divulgação sobre os indicadores da demanda das empresas brasileiras em busca de crédito e segundo estes houve uma desaceleração na busca por crédito por grande parte das empresas, fato este notado principalmente no que se refere às pequenas empresas. O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, o aumento desta foi de apenas 0,9 % do mês de junho em relação a maio. Esse valor apresenta-se muito inferior ao que tivemos no mês de maio que foi de 5,5% e também ao mês de abril que ficou em 5,2%. Como podemos ver a desaceleração na busca por crédito se mostrou bastante acentuada, confirmando a Resistência à Crise da economia brasileira, mas mesmo assim este é o quarto mês seguido em que há aumento nesta demanda de crédito por parte das empresas brasileiras.

Desaceleração na Busca por Crédito

Desaceleração na Busca por Crédito

De acordo com a empresa que faz a análise de crédito, com esse resultado fica confirmado o trajeto de recuperação iniciado no final do trimestre anterior. Estando os Produtores em Situação Crítica não podemos abrir mão de recursos para tentar melhorar a situação. É interessante observar que esta desaceleração na busca por crédito somente se deu em relação às pequenas empresas, segundo as análises estas caíram de 5,9% em maio para apenas 0,8% em junho enquanto as médias empresas passaram de -0,5% para 2,4% com um grande crescimento na demanda enquanto as grandes empresas também apresentaram aumentos significativos passando de 0,7% para 4,3%, com um crescimento acentuado também.

Empresas

Empresas

Isto provavelmente se deve ao fato de que o crédito ficou mais restrito justamente a empresa de pequeno porte além é claro do medo que sempre é um ingrediente de forte apelo ao bom senso quando o assunto é crise financeira. Há poucos dias foi aprovada uma lei vinculada às pequenas empresas e que cria a figura do Empreendedor Individual. Com isso é provável eu esta desaceleração na busca por crédito faça um caminho inverso na medida em que muitas pessoas que antes não tinham acesso as linhas de crédito, agora passarão a ter. Enquanto há desaceleração na busca por crédito por parte das pequenas empresas do país, as grandes empresas apresentam um aumento de 2,8% no acumulado do ano.

Investimentos

Investimentos

Já as médias empresas recuaram 4,5 % no resultado anual e das micro e pequenas recuaram em 2,2% durante os últimos 12 meses. A Economia brasileira é bastante complexa e o levantamento destes dados mostra isto. Tem muitas empresas que não se sabe como com uma Carga Tributária tão alta como temos no país e assoladas pela crise financeira, continuam resistindo e já começam a dar mostras de que encontraram o caminho da recuperação. Outro dado importante que tivemos esta semana e que mostra claramente que o país como um todo está se recuperando dos efeitos da crise mundial é o Crescimento do Trabalho Formal e não é só em algumas regiões ou setores não, isto está acontecendo em todo o país e todos os setores. A desaceleração na busca por crédito das pequenas empresas confirma a tendência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *