15 Anos de Estabilidade Financeira no Brasil

No dia 1º de julho a moeda brasileira vigente completou seus 15 anos, uma data que foi comemorada pelo Senado e por toda a comunidade econômica brasileira, assim como por todos os brasileiros com mais de 30 anos e que lembram o que acontecia naquela época, em que os preços chegavam a aumentar 1,5 % em um único dia. Num mundo que sofre com a Carga Tributária é preciso ser um Empreendedor Individual. Foi uma década de desordem financeira, com uma hiperinflação descontrolada, em que o reajuste dos preços era também descontrolado e as pessoas nunca sabiam quanto precisavam de dinheiro para ir ao mercado, pois os reajustes eram constantes e absurdos.

Estabilidade  Financeira no Brasil

Estabilidade Financeira no Brasil

Hoje, a maioria dos adultos, com menos de 30 anos não tem registrado na memória essa realidade, e sua dimensão só pode ser percebida por aqueles que tinham que pagar as contas no final do mês e colocar comida na mesa. Os salários eram cifras enormes que não tinham nenhum valor, e o dragão da inflação como era conhecida comia todas as riquezas do país e consumia os salários. Para ilustrar lembramos que somente no ano de 2003, ano anterior ao lançamento do plano real, a inflação brasileira alcançou o maior pico da sua história, 2.447%.

Empresas

Empresas

Exemplificando o poder corrosivo dessa inflação, se fosse nos dias atuais poderíamos dizer que com R$ 2 mil compraríamos um iphone hoje, e daqui a 12 meses com essa inflação compraríamos apenas a capa do aparelho que custa cerca de R$ 700,00. Uma exceção ultimamente foi nossa Economia em Tempos de Crise, afinal mesmo com este grande Impacto da Crise no Emprego a Brasil conseguir crescer. O plano real aconteceu no Governo do presidente Itamar Franco, que assumiu depois do impeachment de Fernando Collor de Melo. Itamar convidou o economista Fernando Henrique Cardoso para assumir a Secretaria da Fazenda, e Fernando Henrique junto com uma equipe composta por Edmar Bacha, Pedro Malan, Gustavo Franco e André Resende.

Mercado

Mercado

O plano real começou a ser articulado em maio de 93 e em julho de 2004 entra em vigor a moeda do real. Hoje se sabe detalhes por traz dos bastidores do lançamento do plano real, inclusive que quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu a pasta não tinha a menor idéia de como enfrentar o dragão da inflação. O plano real e a entrada em circulação da moeda do real exigiram da equipe de economista um esforço extremo, com o planejamento de detalhes imensuráveis, inclusive uma grande estratégia para que a cédula da nova moeda fosse disponibilizada rapidamente em todo o pais, o que exigiu inclusive que parte do dinheiro fosse impressa em outro país. Os bancos trabalharam no final de semana e o Plano real foi implantado com sucesso, apesar do descrédito e da desconfiança inicial dos brasileiros, a inflação foi dominada sem medidas extremas que lesassem o povo como confiscos, congelamentos e outras medidas adotadas anteriormente. Hoje, passados com o Real com 15 Anos, a implantação é só mais um capítulo da história do Brasil, mas com certeza um dos capítulos mais frutíferos, onde a inteligência e capacidade de homens públicos e políticos foi utilizada para o bem comum e a tendência da Economia é sempre melhorar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *