Subsídios para Conta de Luz

As regiões mais pobres do Brasil, com aumentos constantes nas tarifas de energia elétrica, vêm causando preocupação ao governo que já providencia o estudo de medidas alternativas para que esse impacto seja amenizado e as populações mais necessitadas não deixem de ter condições de pagar por este serviço. Subsídios para conta de luz estão sendo estudados. Atacando com cuidado em todas as frentes que apresentam maiores problemas o Brasil vem dando uma lição em termos de Resistência à Crise.

Subsídios para Conta de Luz

Subsídios para Conta de Luz

Depois de apoiar a indústria automotiva e vários setores do comércio com desoneração de Carga Tributária, parece que agora é a vez dos menos favorecidos contarem com o auxílio do governo para não ficarem sem luz elétrica por impossibilidade de pagamento diante de aumentos contínuos que vem acontecendo. Mais de uma alternativa está em estudo para tentar solucionar o problema. Encargos que já deverão vir embutidos na tarifa estão sendo estudados para servirem como subsídios para conta de luz, além de uma espécie de subsidio cuja idéia é que seria cruzado com as concessionárias de zonas ricas e pobres.

Pagamento

Pagamento

O auxilio aos mais desvalidos tem sido causa de preocupação do governo que a pouco se ocupava do Reajuste no Bolsa Família e agora volta sua atenção a subsídios para contas de luz de pessoas mais pobres que correm o risco de não poderem arcar com os constantes reajustes de tarifas. Estudos vêm dando conta de que as populações que dependem de atendimento das concessionárias das regiões Norte e Nordeste cada vez mais estão tendo dificuldades em arcar com os custos do fornecimento de energia elétrica, pois esta tem tido reajustes constantes. O atual sistema faz com que a energia se torne mais barata onde é mais barato fornecê-la, ou seja, nas zonas ricas e, portanto mais cara em regiões pobres ficando clara a necessidade de subsídios para conta de luz. Na atual Economia é preciso sempre estar estabelecendo as relações de Custo Benefício.

Medida

Medida

De momento o governo pretende fazer uso do CDE, Conta de Desenvolvimento Energético, como subsídios para conta de luz. A CDE é paga hoje em dia pelos consumidores e custeia o programa Luz para Todos. Porém para isso é preciso mudar a lei, pois a CDE não pode subsidiar diretamente a luz. Um projeto que trata de tarifa para baixa renda, que já está tramitando poderia acelerar o processo. Outra saída seria usar a venda casada que obrigaria a concessionária que fornece energia a uma zona nobre, se obrigaria a fornecer também a uma região menos atrativa economicamente. Em 2015 quando as concessões de fornecimento e geração de energia começam a vencer o governo pode começar a investir num Negócio de Futuro onde poderia formar pacotes em que a empresa ficasse com áreas mais e menos rentáveis o que obrigaria as empresas fornecedoras a se adaptarem ao sistema e resolveria em prazo médio o problema de subsídios para conta de luz. Esse sem dúvida seria o arranjo perfeito para o governo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *