Top 10 Livros de Investimentos em Fundos Imobiliários?

  • O Que São os Fundos Imobiliários? Por que Investir em F.I’s?

Os fundos imobiliários são fundos que consistem basicamente em porcentagem de lotes de construção civil, que proporcionam ao investidor obter renda proporcional à quantidade de lotes. A grande vantagem do fundo imobiliário é a existência de uma altíssima liquidez mensal, aliada a uma forma simples e barata de aplicar através das plataformas e aplicativos, fornecidos de forma gratuita pelas corretoras. Em suma, os fundos imobiliários consistem em conglomerados de investidores, que se juntam para somar recursos e aplicam de forma conjunta no mercado imobiliário

Quando falamos de mercado imobiliário no contexto dos fundos imobiliários, estamos nos referindo a construção ou aquisição de imóveis, de forma que  haja uma posterior locação ou arrendamento. Todos os dividendos e lucros obtidos posteriormente, são divididos de forma proporcional a quantidade de cotas que o investidor adquiriu.

Algo importante quando o assunto são fundos imobiliários, é tomar ciência sobre como é feita a administração dos fundos, bem como o histórico de lucros dos administradores destes fundos nos últimos tempos. Quando uma pessoa aplica seu dinheiro em fundos imobiliários, ela está na verdade comprando cotas desses fundos. O valor de uma aquisição de uma cota tem uma pequena porcentagem dedicada a taxa de administração do fundo. Essa administração é realizada por especialistas na área, que tem como norte a agregação de imóveis, construção e aquisição.

Existe uma discussão em torno dos fundos imobiliários com relação ao seu tipo de investimento, eles são investimentos de renda fixa ou renda variável? Por mais que os fundos imobiliários promovam distribuição regular dos lucros de forma periódica, eles não são considerados fundos de renda fixa. O primeiro motivo é sobre o fato de os inquilinos dos imóveis pertencentes aos fundos, não serem vitalícios, ou seja: existe a rotatividade e incerteza sobre os inquilinos e retorno financeiro com relação aos alugueis de imóveis. Outro motivo de não considerarmos os fundos imobiliários como renda fixa, é que as cotas tem comportamento oscilatório na bolsa. Nos investimentos de renda fixa temos previsão e condições de saber o retorno a longo prazo, em fundos imobiliários isso não é possível.

  • O Funcionamento dos Fundos Imobiliários

    Fundos Imobiliários

    Fundos Imobiliários

Existem alguns conceitos dentro do mundo dos fundos imobiliários que são essenciais para entender tecnicamente e na prática, como funcionam os fundos imobiliários.

  • Ticker: As ações são representadas no pregão por meio de códigos que misturam siglas e números ( o último digito costuma ser um 3 ou 4). Os códigos que representam os fundos imobiliários são denominados tickers, e se tratam de quatro letras maiúsculas seguidas do número 11. Pode acontecer do fundo ser negociado no balcão de ações nacional (B3), existirá a letra B no final.
  • Portfólio: O portfólio se refere a lista de possíveis empreendimentos tangíveis a um fundo imobiliário. Ter um bom portfólio possibilita aos fundos imobiliários ter maiores e melhores rendimentos. Cabe ao investidor procurar saber sobre a qualidade dos empreendimentos escolhidos para investimento dos fundos imobiliários.
  • Valor mínimo: Ao investirmos através da B3 em fundos imobiliários, estamos propensos a investir um valor mínimo que corresponde ao valor de uma cota.
  • Top 10 Livros de Investimentos em Fundos Imobiliários

Para aprender a investir com qualidade e alta rentabilidade é importante acumular o máximo de conhecimento sobre o mercado financeiro, dentro do contexto de fundos imobiliários essa máxima não é diferente. Preparamos uma ótima lista bibliográficas para você se qualificar e se tornar um especialista em fundos imobiliários.

  • Guia Suno Fundos Imobiliários (Introdução sobre investimentos seguros e rentáveis)

Esse livro aborda de forma simples e técnica, as estratégias de Danilo Bastos para investir de maneira segura e rentável em fundos imobiliários.

  • Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário

O autor deste livro é um grande conhecedor de fundos imobiliários, André Luis Ferreira da Silva Bacci. Um livro com uma riqueza complexa de detalhes técnicos, incluindo até mesmo um acervo sobre a legislação e outras questões importantes (como a declaração anual do imposto de renda).

  • Fundos de Investimento Imobiliário. Aspectos Gerais e Princípios de Análise

Neste livro, Roni Antônio Mendes ( um investidor formado em farmácia) explica de forma clara, ao passo que aborda todo o conteúdo dos investimentos em fundos imobiliários. Todos os interessados em investir, podem ler este livro e se declararem especialistas em fundos. É uma prova concreta que para investir, não é necessário ter formação na área.

  • Real Estate: Fundamentos para Análise de Investimento

Escrito pelo professor João da Rocha Lima Jr, um dos maiores palestrantes no quesito referente ao mercado financeiro. O livro é divido em quatro blocos que abordam o processo da decisão, os fundamentos macroeconômicos, as rotinas de analise financeira e as rotinas de analise econômica.

  • Lucre com Imóveis: Crie Patrimônio e Renda

    Chave de um Imóvel

    Chave de um Imóvel

Apesar de não ser especifico para renda imobiliárias, este livro escrito por Ricardo Reis aborda o setor mobiliário como um todo. Por esse motivo, é uma excelente obre de apoio para aqueles que desejam se tornar especialistas em fundos imobiliários.

  • FIIs: Manual do Investidor Iniciante em Fundos Imobiliários

Esse é um e-book gratuito disponível na internet para download no site da FIIS. O investidor que se considera iniciante tem nesta obra, uma grande motivação para começar os estudos, dada sua excelente didática.

  • Curso Online Investindo em Fundos Imobiliários

Por mais que não seja um livro, essa fonte de conhecimento é altamente recomendada para quem deseja de aprofundar em fundos imobiliários. O Professor Baroni elaborou 8 horas de aulas altamente explicativas.

  • Fundos de Investimento Imobiliário: Aprenda a Analisar e Escolher Fundos Imobiliários Para Montar Sua Carteira

Com esse livro você aprenderá a investir nessa categoria de ativos que é a que naus cresce no país, tendo mais de 700 mil investidores em 2020. Escrito por Fernando Mizobuti, é uma obra referencia em excelência quando o assunto são os fundos imobiliários. É um dos poucos livros que tem em seu conteúdo, uma série de estudos de casos.

  • Fundos de Fundos Imobiliários: Uma abordagem na prática

Esse livro escrito por Marcelo Bueno dos Santos, trás uma abordagem descomplicada e altamente apropriadas aos investidores que desejam se inserir em meio aos fundos imobiliários. É um dos poucos livros desse contexto que aborda os investimentos com uma abordagem bem humorada e altamente dinâmica.

  • Investimento em Fundos Imobiliários Para Leigos: Construindo um Patrimônio Sólido com Os Fundos de Investimento Imobiliário

Neste livro escrito por Bruno Caetano, existe a reunião de todos os conhecimentos necessários para ter uma boa carreira nos investimentos em fundos imobiliários. Usando uma linguagem didática e simples, a obra permite ao leitor aplicar seus conhecimentos de forma rápida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *