Qual O Patrimônio De Luiz Barsi? O Que Ele Esta Comprando?

Economia: Luiz Barsi

Luiz Barsi é o maior investidor brasileiro da atualidade, considerando a modalidade pessoa física. Ele que nasceu em 10 de março do ano de 1939, na cidade de São Paulo e hoje está com os seus 81 anos de vida, foi criado em uma família sem muitos recursos, que veio da Espanha tentar a vida no Brasil sem muito sucesso, ele passou os seus primeiros anos de vida morando no bairro do Brás em São Paulo, um bairro simples que era repleto de imigrantes, sendo hoje um verdadeiro reduto comercial da cidade.

Luiz Barsi não teve uma infância nada fácil, afinal ele perdeu o seu pai quando tinha apenas 1 ano de vida e por isso teve de trabalhar desde muito cedo, segundo conta, sua primeira atuação “profissional” foi ainda com 9 anos, quando ele fazia bicos de engraxate para ajudar nas despesas de casa. Agora falando sobre a sua entrada no mundo das finanças, ele está presente neste mercado desde os seus 14 anos de vida, época em que Barsi teve o seu primeiro emprego justamente em uma corretora de valores (na área financeira).

Desde então a sua vida profissional e financeira só deslanchou, obtendo cada vez mais sucesso em sua área de atuação, até que na década de sessenta, antes de completar os seus 30 anos ele já havia se tornado mais um bilionário brasileiro. Uma de suas principais inspirações foi o também investidor Warren Buffett, inclusive muitas das técnicas amplamente utilizadas por Luiz Barsi derivam de táticas praticadas por Buffett, dentre as quais uma das mais famosas definitivamente é a prática de investimentos a longo prazo.

O negócio a longo prazo é tão importante para Luiz Barsi que uma de suas frases mais famosas é justamente a sua fala sobre paciência, na qual ele cita que não se constrói um patrimônio da noite para o dia, mas com sim muita paciência, porque não existem atalhos, o que existe é um processo gradual e o mais importante um processo lento. Uma de suas principais estratégias é o que conhecemos por Value investing. Seu método vem há muitos anos se provando totalmente eficiente, afinal ele é um dos bilionários brasileiros, com um patrimônio atual de quase 2 bilhões de reais, nas avaliações de 2018 esse valor era de 1,4 bilhões de reais.

Ele investe na bolsa de valores, tanto que é um dos maiores investidores da bolsa de valores da Bovespa, no entanto, ele acredita muito também em comprar papeis que possam lhe dar participações de certas empresas. O início de Luiz Barsi neste setor aconteceu porque ele queria investir de tal maneira que não precisasse contar com planos do governo de aposentadoria, o que de fato deu certo e até mesmo incentivou outras pessoas da área a fazerem o mesmo, os seus seguidores, inclusive há cursos sobre o seu modo de investir nos dias de hoje.

Investimento

Investimento

Luiz Barsi não se contentou em apenas atuar e aprender sobre investimentos, ele decidiu que precisava também de uma formação universitária, um embasamento teórico que lhe auxiliasse em seu caminho no mercado financeiro e por esse motivo se graduou não em um, mas em 2 cursos universitários, são eles o curso de direito que fez pela Faculdade de Direito de Varginha e em economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo, com especialização em estrutura e análise de balanços.

Além de todos os feitos citados acima, ele ainda se aventurou um pouco no campo profissional do jornalismo, já que entre o ano de 1970 e o ano de 1988 ele trabalhou como editor de economia, com enfoque em mercado de capitais em um jornal chamado Diário popular. Por sua vez entre os anos de 1989 e 1992, Luiz Barsi trabalhou como editor da parte da revista de Marketing. Hoje Luiz Barsi não faz mais trabalha na área jornalística, apenas atua como investidor e faz parte de algumas organizações como o Conselho Regional de economia de São Paulo, Conselho de administração da Unipar e é também o presidente do conselho de administração da Eternit.

O Que Luiz Barsi Está Comprando? Como É a Sua Carteira De Investimentos?

A primeira coisa que podemos falar sobre o tipo de investimentos de Luiz Barsi é que ele tem uma carteira prioritariamente do tipo fundamentalista, ou seja, que analisa vários aspectos de uma empresa e não somente os seus números financeiros, avalia também o seu mercado, a sua estabilidade, o seu comportamento em épocas de crise, etc. Ele gosta de trabalhar com investimentos de longo prazo e principalmente investimentos que trazem bons dividendos, além disso, as suas principais escolha dentre as áreas de atuação das empresas que investe, são os setores essenciais, que independente do que aconteça no país, eles não param.

Algumas pessoas até mesmo dividem em algumas etapas a forma que Luiz Barsi tem para escolher os seus investimentos, os seus passos de análise seriam avaliar a gestão da empresa, avaliar o lucro da empresa, avaliar como a empresa vem distribuindo os seus dividendos nos últimos anos e quanto ela vem distribuindo a seus investidores, ele procura também por empresas que tenham regras muito claras entre todos os seus sócios, além de preferir os setores econômicos que estão atrelados ao consumo por longos períodos.

Alguns exemplos das suas estratégias de mercado é que Luiz Barsi adquiri investimentos que ele pretende manter por um bom tempo, o que no mercado americano ganha o nome de buy and hold. Um exemplo disso é que o investidor tem algumas ações que ele mantém a muitos anos, na verdade há muitas décadas, um exemplo disso, são as ações do Banco do Brasil. Segundo informações sobre Barsi, há um total de 15 empresas que ele mantém ações há muito tempo sem nenhuma intenção de vender, entre elas estão também ações da Vale, da Cemig (companhia de energia elétrica de Minas Gerais), Eletropaulo (companhia de energia elétrica), do Santander, da Suzano, da Unipar, entre outras.

Uma coisa muito importante sobre Barsi, é que ao contrário de uma boa porcentagem de investidores, ele é contra a renda fixa, um tipo de investimento que muitas corretoras brasileiras ainda investem. É válido dizer também que Barsi já foi além do mundo das ações na bolsa de valores, atualmente ele também investe no mercado de projetos e empreendimentos, por exemplo, se ele acha que há um empreendimento por vir que pode lhe render bons lucros, ele não tem problema em colocar o seu dinheiro também. Outro ponto é que ele gosta de comprar as suas ações nos momentos em que elas estão em seus valores mais baixos, de forma que ele pague menos do que elas valem realmente.

Ilustração de Investimentos

Ilustração de Investimentos

Atualmente em 2020, no início do período de pandemia, Luiz Barsi falou sobre algumas ações que estaria investindo naquele momento, são elas as ações da empresa Petrobrás, ações do Banco do Brasil (que inclusive ele já tem muitas ações dessa empresa), ações da Cemig (que ele também já tem investimentos por anos), ações da Itaúsa e ações da companhia Braskem. Na época em que ele fez essas citações, um dos motivos por indicar essas empresas é que os valores das ações estavam baixos na época em questão, sendo assim mais vantajoso para o investidor fazer a compra.

É importante lembrar que essa avaliação, apesar de ser bem recente, pode já ter tido mudanças e variações, afinal o valor das ações dependem de diversos fatores que podem mudar rapidamente e com isso podem aumentar ou diminuir os seus respectivos preços em pequenos períodos de tempo, no entanto, talvez essas companhias realmente valham a pena de se acompanhar mais de perto e estar ali observando, para que em qualquer sinal de vantagem você possa estar preparado para enfim realizar a sua compra e concluir um investimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *