Economia: Naji Nahas
Seu nome de nascimento é Naji Robert Nahas, ele nasceu no Líbano no dia 3 de novembro do ano de 1947, sendo assim atualmente ele está com os seus quase 73 anos de vida. Apesar de ser Libanês de nascimento, a sua criação foi no Egito, país próximo a sua nação natal e ainda morou por um período de sua vida na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Aqui no Brasil Naji Nahas chegou no ano de 1969, quando ele tinha apenas 21 anos de idade, nessa época ele já tinha uma boa fortuna herdada de sua família e já se mostrava muito inclinado ao mundo do investimento, além disso, era também casado com uma brasileira e por isso escolheu o nosso país, onde ele facilmente conseguiu um visto de moradia.
O que se sabe é que Naji Nahas chegou ao Brasil com mais ou menos 50 milhões (não de reais, mas de dólares) disponíveis, dessa forma ele começou a atuar no mercado brasileiro fazendo investimentos, abrindo e comprando empresas, criando negócios, etc. Na longa lista de negócios e de atividades que ele atuou aplicando o seu dinheiro, estão o ramo das fazendas com especialidade em criação de coelhos, estão os bancos de investimentos, as seguradoras, as fábricas, entre outras especialidades, ele realmente investiu o seu dinheiro em uma cartela bem diversificada de atividades.
Naji Nahas sempre foi conhecido no meio empresarial e no meio financeiro, principalmente para quem trabalhava com investimentos, no entanto, o grande público, a população brasileira em geral, conheceu o investidor devido ao escândalo da bolsa de valores do Rio de Janeiro. Muita gente hoje sequer sabe dessa história, afinal isso aconteceu no século passado, mais especificamente no ano de 1989, uma pessoa por exemplo, com 31 anos hoje estava nascendo naquele ano. O ponto é que esse foi um dos maiores escândalos financeiros nacionais brasileiros e a seguir vamos falar um pouco mais sobre ele.
Na época em que tudo aconteceu muitas revistas, jornais, meios de comunicação em geral, fizeram editoriais investigativos e informativos sobre o caso, afinal esse é o trabalho do repórter. Segundo as fontes da época, o empresário e investidor Naji Nahas teria sido o responsável por causar a quebra da bolsa de valores do Rio de Janeiro, você pode estar agora se perguntando como isso é possível, então vamos explicar, o que foi divulgado que aconteceu é que o empresário pegava empréstimos (normalmente em bancos) e com esse dinheiro ele fazia investimentos nas bolsas de valores.
Por fim acreditava-se que Naji Nahas investia em suas próprias ações, com o objetivo de inflar as suas cotações e assim ele aumentar os seus rendimentos e lucros, ganhando o valor do próprio empréstimo que tinha feito e ainda mais. Para tal o que se dizia é que ele usava laranjas para que conseguisse montar essa operação, até que os bancos que lhe concediam os empréstimos decidiram parar de dar a ele esse crédito, diante da grande alta que estava acontecendo com as suas ações.
No entanto, quando isso aconteceu e Naji Nahas então parou de injetar dinheiro nas ações da bolsa de valores carioca, essa bolsa de valores entrou em uma espécie de efeito cascata que não se sustentou mais já que uma parcela de dinheiro não estava mais entrando, com isso, se deu a famosa quebra da bolsa de valores do Rio de Janeiro. O empresário e investidor nunca foi condenado, a justiça brasileira lhe absolveu das acusações, como era esperado já que ele é uma pessoa muito influente e com muitas posses, mas o dano causado à bolsa de valores permanece até hoje e alguns ainda dizem que ela nunca chegou a se recuperar totalmente deste golpe sofrido.
Vale ressaltar que o investidor não disse que não participava deste esquema, mas sim que era uma prática comum no meio financeiro na época, a sua defesa alegou que não foi sua responsabilidade a quebra da bolsa de valores, mas sim do presidente administrativo da época. As operações que Naji Nahas fazia eram muito arriscadas, mas como a bolsa de valores queria ter resultados e destaque no cenário sul americano, foi permitido que ele fizesse as suas transações até o ponto de colapso. No julgamento muitos outros investidores testemunharam a favor de Nahas, ele foi inocentado completamente nos anos 2000.
Como Naji Nahas trabalhava? Quais seriam os seus conselhos a novos investidores?
Naji Nahas nunca deixou claro quais seriam os seus conselhos a novos investidores, até mesmo porque os seus investimentos além de lhe trazerem muito dinheiro, lhe trouxeram também muitos problemas com a justiça, tal como mencionado acima, onde citamos um desses problemas, mas ele também foi preso novamente no ano de 2008 por corrupção e lavagem de dinheiro, em uma operação que estava ligada ao Mensalão, que ficou famoso na época por prender muitas pessoas importantes. Apesar disso, ele teve grande feitos no mundo financeiro e tem uma fortuna nos dias de hoje.
Ele chegou a ter em seu auge uma boa porcentagem de ações da Petrobrás e da Vale, o que era um feito impressionante e que se tivesse acontecido hoje faria ele um dos homens mais ricos do Brasil. Além disso, seus negócios paralelos aos investimentos também lhe trouxeram muito dinheiro e talvez esse seja um dos maiores aprendizados que podemos ter a partir da história de Naji Nahas, a sua diversificação nos negócios, eu colocaria isso como o Top 1 que podemos tirar de inspiração da sua trajetória, a diversificação.
Quando você diversifica negócios você não fica dependente apenas de um setor da economia, sendo assim, se esse setor por acaso ficar em baixa, você ainda terá os seus rendimentos e lucros de um outro setor, por esse motivo é tão falado em diversificar na hora de fazer os seus investimentos, o que traz uma segurança financeira muito maior para quem está investindo, essa estratégia também foi adotada por outros grandes nomes do mundo financeiro. Apesar do impacto que a quebra da bolsa de valores do Rio de Janeiro trouxe para os negócios de Naji Nahas, incluindo o peso das acusações que sofreu e a sua exposição pública, os seus outros empreendimentos empresariais continuaram praticamente intocados e lhe gerando lucros milionários, já que ele por serem diversificados, não foram afetados.
Talvez um outro conselho que podemos tirar da história de Naki Nahas, é o fato de que ele fazia bons contatos e isso muitas vezes é fundamental para fechar um bom negócio. Ele se aproximou de pessoas muito influentes, poderosas e com um grande poder aquisitivo, o que lhe abriu muitas portas, mas devemos lembrar que não é como se ele estivesse começando na época, quando ele fez os seus contatos, Nahas já tinha em mãos milhões de dólares e muitas empresas em funcionamento. Provavelmente esses são os conselhos mais importantes que o legado de Nahas deixa para nós, a diversificação dos investimentos e fazer os contatos certos, fechar os negócios certos.
Ao longo de sua vida ele ainda esteve envolvido em mais uma situação muito polemica, que foi a desocupação da área do Pinheirinho na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, onde muitas pessoas que tinham firmado residência no local (ilegalmente) foram retiradas a força pela polícia em uma ação de reintegração de posse, Naji Nahas tinha negócios com a empresa que era dona do local e a retirada das famílias também era do interesse dos seus negócios.