Tiago Reis: Carteira de Investimento e História

  • Conhecendo a História de Tiago Reis

Tiago Reis é um investidor brasileiro formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas em São Paulo. Sua caminhada tem sido embasada há muito tempo no meio do mercado financeiro e investimento na bolsa de valores, sendo um grande adepto da estratégia buy and hold. Foi sócio fundador de uma empresa de investimentos chamada Set Investments, e hoje é CEO de uma empresa chamada Suno Research. Tiago Reis é considerado pelo mercado um grande especialista em algumas competências muito importantes para um especialista em mercado financeiro, como Equities e Financial Analysis.

A caminhada de Tiago Reis é muito interessante e merece ser detalhada com riqueza de acontecimentos. Tiago Reis começou a investir em janeiro de 2003, seu pai tinha um pequeno clube investimentos (com o valor de um carro popular), e deu a Tiago a administração desse clube, podendo analisar o ROI (retorno do investimento) dessas ações. Esse acontecimento foi muito promissor para Tiago, que descobriu antes mesmo de se tornar maior de idade, qual era o seu caminho no mercado de trabalho. Tiago conta que pegava seus livros de investimentos, e colocava na mochila junto aos livros de física, para que pudesse ler durante a aula. Essa paixão inexplicável pelos investimentos move Tiago Reis, que diz que não pretende incentivar o seu comportamento na escola, mas que para ele estudar investimentos e bolsa ao invés de física e química, foi uma ótima escolha.

  • Como Tiago Reis Investe?

Como todo investidor bem sucedido, Tiago Reis tem sua estratégia de investimentos no mercado financeiro. Ele prioriza empresas que sejam boas pagadoras de dividendos, quando o assunto são ações. Primeiramente é bom esclarecer o que são os dividendos: dividendos são uma forma das quais as empresas que tem capital aberto, remuneram aqueles que investem em suas ações, ou seja, ao seus acionistas. Contudo é importante analisar os parâmetros relacionados ao pagamento de dividendos dessas empresas.

Tiago Reis explica que  o primeiro parâmetro estabelecido globalmente para a análise de dividendos se chama Dividend Yeld: é uma constante obtida através da divisão dos dividendos pagos nos últimos doze meses pelo preço de um lote de ações. Junto a esse fator é importante analisar outros, como quão sustentáveis e perenes são esses dividendos. Tiago Reis investe em outras formas de aportes como em fundos imobiliários.

2.1) Dicas de Tiago Reis

A população brasileira tem apenas 0,3% de sua população investindo na bolsa, e isso é altamente prejudicial para o bolso brasileiro ( a Índia que tem tem PIB per capita 3x menor que o brasileiro, tem 2% de sua população na bolsa). A primeira dica de Tiago Reis é quanto as dividas, portanto o pior adversário que um investidor pode enfrentar são dividas como as do cartão de créditos. As taxas de juros são altíssimas, girando em torno de valores que são 10 vezes maiores que os melhores investimentos.

Com relação a poupança, Tiago também faz suas ressalvas. Ele lembra que os ricos não são aqueles que ganham muito, mas os que guardam muito. Portanto existem investimentos de renda fixa muito melhores que a poupança, basta procurar alguns produtos com a sua corretora preferida. A frase mais usada por Tiago Reis é :”Quem planta investimento, colhe patrimônios.”

Investimento

Investimento

Uma das dicas mais importantes dadas por esse grande investidor, é estudar sobre boas referencias. No Brasil e no mundo, temos grandes referencias: desde Warren Buffet até Luis Barsi. Todos eles tem publicações sobre eles, ou feitas sobre eles. Ao estudarmos esses investidores percebemos características muito comuns entre eles, por mais que tenham suas diferenças e abordagens diferentes. Algo comum é dedicar grandes frações de seus ganhos para comprar ações de empresas lucrativas e que tenham bons dividendos. Lembre-se: nenhum desses grandes investidores ficaram ricos da noite para o dia, até por isso todos esses já tem seus cabelos brancos.

Outra dica muito importante é começar de forma pequena, sem esperar muito pra começar, nem mesmo começar com grandes aportes sem ter entendido como a bolsa funciona. Entender como receber dividendos, e todos as flexibilidades do mercado só irá acontecer quando o investidor iniciar sua caminhada no mercado financeiro, e não apenas com estudos.

Sobre as taxas e tributos, Tiago Reis afirma que é importante prestar atenção nos mais de 14 mil fundos. Ele aconselha fugir com máxima urgência de taxas de corretagem e de administração desses fundos, que muitas vezes acontece até mesmo em fundos administrados pelo governo. Existem fundos que permitem o não pagamento de impostos, taxas e todos os tipo de tributos.

Por último e não menos importante, é importante ter uma boa reserva de emergência. O conselho gira em torno de não arriscar a maior parte dos aportes com aplicações que tragam grandes riscos. É importante investir em uma reserva de emergência, para que não haja surpresa da noite para o dia. Lembre-se sempre que não existe um investidor que seja apenas moderado ou apenas conservador, o ideal é um misto.

  • A Carteira de Investimentos de Tiago Reis

Nesse quesito, Tiago Reis propõe algumas ações que são altamente rentáveis no quesito que ele mais leva em conta na hora de investir: o pagamento de dividendos. Para encontrar ações desse tipo, ele aconselha a entrar no site da status invest, clicar em ações e ir em busca avançada. Por lá você pode selecionar o ROI desejado, liquidez e porcentagem de pagamento de dividendos.

A primeira ação destacada é do Banrisul (BRSR6), que tem mais de 6% de dividendos pagos aos seus clientes. O Itaú é outro banco que paga muitos dividendos, e o valor giram em torno de 8% (ele também aconselha ações do Santander SANB3 e Itausa ITSA3, que pagam dividendos altíssimos, mesmo em um momento delicado para a economia brasileira).

Além dos bancos uma outra ação que esta nessa lista de boas pagadoras de dividendos está a TAESA. Atuando no setor de energia, é uma das empresas mais seguras por conta de seus contratos serem a longo prazo, e o setor de energia não deixar de pagar mesmo quando a economia anda mal. A Taesa tem a maioria do seu fluxo de caixa direcionado ao seus acionistas.

Outra dica são as  ações da Tegima, que trabalha com fornecimento de transporte e logística. Por mais que os dividendos tendem a cair nos próximos meses, ela tem sempre previsão de retornar um ROI adequado. Altamente recomendável investir nessa empresa, quando o assunto são dividendos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *