-
Conhecendo a Família Barsi
Quando falamos no sobrenome Barsi, pessoas que minimamente conhecem o mercado financeiro ligam seu radar para adquirir novos conhecimentos. A família Barsi se tornou sinônimo de conhecimento e sofisticação em investimentos, sofisticação essa adquirida por meio de práticas concretas relacionadas a uma carteira de investimentos. Se você que está lendo essa matéria e é investidor, ainda não ouviu falar em Luis Barsi, talvez esteja investindo de forma errada. Esse homem é conhecido mundialmente por alcançar lucros inacreditáveis para uma pessoa que não nasceu rica e nunca abriu uma empresa. Luis Barsi Filho tem 81 anos, e já acumulou uma fortuna de 2 bilhões, estando hoje com um pouco mais de 1,5 bilhões de patrimônio em ações.
Esse homem que nasceu de família humilde num cortiço em São Paulo, inspira milhões de pessoas que estão saindo dos bancos e migrando para as corretoras. Sua estratégia é não só comprar ações, mas se imaginar sócio das empresas que se envolve. Além disso, Luis Barsi Filho também prefere manter distância dos fundos de renda fixa, que ele carinhosamente chama de fundo de “perda fixa”. Luis Barsi é formado em economia e direito, saindo de uma infância pobre que o fez trabalhar com 9 anos como engraxate.
Essa veia de investimentos e empreendedorismo financeiro não poderia deixar de se perpetuar nos laços sanguíneos da família. A filha do homem mais rico da bolsa brasileira se chama Louise Barsi, e nasceu com o privilégio de poder ter o conhecimento direto da fonte, caso se interessasse em investir na bolsa. E não de outra, a primeira mesada de Louise foi uma carteira de investimentos, fazendo com que se interessasse desde adolescente, pelo mercado financeiro. A família Barsi conseguiu se destacar no mercado financeiro, de maneira sensata e sem métodos ilusórios, vendidos muitas vezes por canais de Youtube.
- Louise Barsi, a filha do “Warren Buffet brasileiro”
Já falamos sobre a sorte de Louise em Barsi em poder ser apaixonado pelo mercado financeiro, e ter Luis Barsi como seu pai. Agora é hora de destacar a sua competência em saber aproveitar e desenvolver tudo aquilo que lhe foi passado. Louise Barsi tem 4 irmãos, e justamente a caçula foi a que se interessou pelo mercado financeiro, que fez com Luis se tornasse o investidor mais bem sucedido do Brasil. Hoje, Luis Barsi inicia a passagem dos investimentos próprios para a responsabilidade de sua neta, depois de passar dos 80 anos.
Louise tem graduação em Economia e Contabilidade, e possui certificação em CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento). Além de respirar o mercado financeiro dentro de casa, optou desde cedo por trabalhar na corretora da família (Elite Investimentos), onde consolidou, antes mesmo da faculdade, os seus conhecimentos em mercado financeiro. Quando tinha pouco mais de 10 anos, ela já se interessava em acompanhar o pai em reuniões de conselho e estratégias nacionais e internacionais de tomadas de decisão.
Isso fez com que o pai de Louise, Luis Barsi, lhe desse um lote de ações do grupo energético Ultrapar, logo na pré adolescência como mesada. Essas ações pagavam dividendos a Louise, que foi inserida a seu próprio gosto no mundo da bolsa de valores. Louise explica que tinha de se virar com aquela quantia, uma vez que não recebi adicionais. Todos os passeios com a turma do colégio, além de compras de roupas e outros utensílios que por ventura ela quisesse, eram comprados com os dividendos obtidos dessas ações que ela possuía. Um gesto de mestre dado nessa ocasião por Luis Barsi, foi explicar que se sua filha quisesse ter mais dividendos no futuro, precisaria comprar mais ações, e que para isso era preciso economizar.
-
A Carteira de Investimentos e Estratégia de Louise Barsi
Com seu pai, Louise aprendeu que precisava se sentir sócia de uma empresa para poder se tornar acionista dela. A regra que ela usava para adquirir ações, era limitar um fator numérico, para que multiplicado pelo número de anos na bolsa, não ultrapassasse determinado valor. O fator escolhido foi 4, ou seja: em cada ano na bolsa, ela não poderia aumentar mais que 4 empresas em sua carteira (no segundo ano poderia ter no máximo 8, no terceiro no máximo 12, etc). Contudo, Louise explica que essa regra deve ser aplicada até o quinto ano, para não aumentar demasiadamente o número de ações em uma carteira.
A estratégia central de Louise é investir em empresas que paguem dividendos interessantes. Mas o que são dividendos? Dividendos são percentuais pagos periodicamente ao acionista de uma empresa, que não esta incluídos na valorização de uma ação, observado no home broker. Para um acionista saber quanto ganha de dividendos, quando irá ganhar, e se está apto a receber, deve consultar o site da B3, onde constam essas informações detalhadamente para cada empresa que realiza pagamentos de dividendos. Existem muitas empresas no Brasil que pagam mais dividendos que a taxa Selic, permitindo um ganho maior que a poupança (independente da valorização ou desvalorização das ações).
Louise opta por comprar ações quando a bolsa está em queda, visando comprar ações quando elas estão baratas. A jovem investidora tem ações das seguintes empresas, majoritariamente:
Ultrapar: A Ultrapar é uma empresa nacional que atua no ramo de combustíveis (setor de distribuição), por meio da Ipiranga e Ultragaz. Atua no meio de especificidades químicas, por meio do Oxiteno. A sigla das ações da Ultrapar é UGPA3.
Itausa: A Itausa é conglomerado (holding) que controla instituições muito importantes como: Itaú, Duratex, Apargatas, Nts e Itautec. As siglas das ações é ITSA4.
Taesa: A Taesa é uma das maiores empresas brasileiras do ramo de energia elétrica (transmissão). A maioria de seus lotes é de posse da CEMIG, também tendo como outra acionista muito importante uma empresa colombiana. A sigla de suas ações é TAEE11.
Klabin: A Klabin é uma empresa brasileira, que se destaca imensamente como produtora e exportadora de papéis no Brasil. Seu foco é produção de celulose, de papéis e cartões para embalagens. A Klabin também comercializa madeiras para o mercado nacional. A sigla de suas ações é KLBN4.
-
AGF: O canal no Youtube de Louise Barsi
Se você ainda não conhece o “Ações Garantem Futuro”, talvez seja bom dar uma conferida. Esse canal espalha o jeito Luis Barsi de investir, com dicas semanais e muitas lives indicando o caminho de um bom investidor. A aposta do canal é pra carteira previdenciária, com ações que paguem bons dividendos, usando esses dividendos para adquirir mais ações que paguem mais dividendos. Além de Louise Barsi, o canal conta com Felipe Ruiz e Fabio Baroni.