Top 10 Conselhos De Benjamin Graham Para Investidores

Mundo Financeiro: Benjamin Graham

Quem está entrando no mercado financeiro agora pode ainda não conhecer Benjamim Graham, mas a verdade é que ele é uma daquelas pessoas que é regra para você estudar, se quiser adquirir mais conhecimento e um maior entendimento sobre o funcionamento do mercado. Benjamim Graham em sua obra deixou algumas excelentes dicas e indicações de como agir e atuar dentro do universo financeiro.

Benjamim Graham nasceu na Inglaterra no dia 8 de maio do ano de 1894, mas logo em sua infância ele se mudou para os Estados Unidos, com apenas 1 ano de vida ele se mudou da cidade de Londres para a grande Nova York. Uma curiosidade sobre a sua vida pessoal é que a sua família é judia e seu sobrenome de família originalmente é Grossbaum, mas foi alterado devido ao medo em relação aos alemães após a primeira guerra mundial.

O economista passou por um período bem conturbado na época de sua adolescência, quando perdeu o seu pai, que era quem levava o sustento para a sua família, sendo assim Graham passou por um período de miséria e muitos desafios financeiros. Isso fez com que ele buscasse saída na educação, procurando se aplicar mais ainda em seus estudos para que conseguisse um bom trabalho e uma segurança financeira. O seu esforço rendeu frutos e quando ele estava com apenas 20 anos de idade, no ano de 1914 ele se graduou em um curso da Universidade de Columbia (Nova York).

Na época de sua graduação, Benjamim Graham recebeu alguns convites variados de emprego, ele foi chamado para atuar na função de instrutor de ensino de inglês, de ensino de matemática e de ensino de filosofia, mas escolheu um caminho um pouco diferente, o caminho que ia fazer o seu nome entrar para a história, ele optou por trabalhar com economia e assim aceitou o seu primeiro emprego na famosa Wall Street, principal local de trabalho no mercado financeiro americano.

Vida Profissional

Benjamin Graham

Benjamin Graham

Por alguns anos Benjamim Graham trabalhou em uma empresa de outra pessoa, mas depois preferiu sair para abrir o seu próprio negócio juntamente com o seu maior sócio, que foi Jerry Newman, a empresa dos dois se chamava Graham – Newman. No entanto, os feitos profissionais de Benjamim não pararam por aí, ainda na década de 20 e passou a atuar como professor em duas universidades americanas, a Universidade Columbia, local onde se formou e a Universidade da Califórnia, na costa Oeste americana.

O seu trabalho como professor foi essencial para que os seus ensinamentos e os seus pensamentos chegassem até as outras pessoas, dessa forma ele foi pouco a pouco difundindo cada vez mais as suas ideias, as suas teorias, o seu método de trabalho, etc. O seu trabalho na área de ensino fez com que ele sentisse uma necessidade de compartilhar com mais pessoas aquilo que sabia, o que o levou a lançar 6 livros ao longo da sua vida e deixar um legado de 7 artigos acadêmicos baseados em muita pesquisa e trabalho. O nome dos seus 6 livros são:

  • Security Analysis, que já foi lançado em 4 diferentes edições, mas infelizmente nenhuma na língua portuguesa.
  • The Intelligent Investor, esse livro foi traduzido para a nossa língua e é um dos mais vendidos na área no Brasil, seu nome traduzido é “O investidor inteligente”.
  • Storage and Stability: A Modern Ever-normal Granary, lançado no ano de 1937.
  • The Interpretation of Financial Statements.
  • World Commodities and World Currency.
  • Benjamin Graham, the memoirs of the dean of Wall Street.

Os seus artigos científicos foram lançados entre o ano de 1917 e 1962 e são eles:

  • Some Calculus Suggestions by a Student, lançado no ano de 1917.
  • The Critique of Commodity-Reserve Currency: A Point-by-Point Reply, que foi lançado no ano de 1943.
  • The Undistributed Profits Tax and The Investor, que foi lançado no ano de 1946.
  • Money as Pure Commodity, que foi lançado no ano 1947.
  • National Productivity: Its Relationship to Unemployment-in-Prosperity, que foi lançado no ano de 1947.
  • Some Investment Aspects of Accumulation Through Equities, que foi lançado no ano de 1962.
  • The Commodity-Reserve Currency Proposal Reconsidered, que foi lançado no ano de 1962.

Importância No Mundo Financeiro

Benjamim Graham sem sombra de dúvidas foi o investidor mais importante em todo o Estados Unidos durante as décadas de 50, 60 e 70, ele foi também o mais bem sucedido em sua área de atuação durante todo o período mencionado. Ele foi um dos primeiros profissionais a utilizar a técnica que foi chamada de Buy and Hold, que se trata de uma análise mais fundamentalista em investimentos em geral. Para se ter uma ideia da eficiência do seu trabalho, os seus investimentos muitas vezes foram superiores ao rendimento do mercado na época, quando se fala de rendimento anual as taxas dos investimentos de Graham podiam ser até 50% maiores.

Melhores Conselhos De Benjamim Graham Para Investidores

Ao longo de toda a sua obra, Graham compartilha boa parte de sua visão e de suas estratégias de mercado, no entanto, há alguns conselhos que são mais importantes e mais esclarecedores do que outros. Ainda que o seu trabalho foi escrito há muito tempo, os seus conselhos podem ser aplicados perfeitamente nos dias atuais, alguns pequenos pontos talvez precisem de uma análise mais detalhada e uma adequação para o contexto dos dias atuais. Os conselhos são:

  1. Não se deixe envolver pelas tendências do mercado, tenha a sua própria opinião e a sua visão, baseado em suas pesquisas e nas informações que você tem disponível. Às vezes é preciso se distanciar do caos, das tendências, dos momentos de empolgação, para ver a situação como um todo, nem tudo que parece bom realmente é, nem tudo que está barato será um bom negócio.
  2. Há outros fatores a serem considerados além do valor das ações, além de escândalos, de desvios de dinheiro, de prejuízos ou lucros, é preciso avaliar a solidez de uma empresa, é preciso avaliar de que forma ela reage aos acontecimentos diversos que a afetam, se ela tem uma boa estrutura que a mantém nos momentos de baixa e que a fará voltar para os momentos de alta. Tudo isso deve ser bem avaliado, por isso não olhe uma ação de maneira compartimentada, olhe o todo, olhe o contexto, o histórico, a base da companhia, veja o todo e não apenas uma parte.

    Benjamim Graham e Seu Livro The Intelligent Investor

    Benjamim Graham e Seu Livro The Intelligent Investor

  3. Conheça muito bem o negócio em que está entrando e saiba o que está fazendo, segundo Graham duas perguntas básicas que devem ser feitas são: Se a equipe que gerencia a empresa tem feito um trabalho eficiente e se a empresa reconhece e se preocupa também com os interesses dos acionistas. Ele diz que se uma das respostas for negativa, é preciso rever essa participação.
  4. Saiba muito bem qual é a diferença real entre o fato de investir ou apenas especular. Especular é muito mais contar com a sorte, você pode ganhar e também perder, mas geralmente uma ação vai ser equivalente à outra. Já investir está relacionado ao estudo, à pesquisa, ao conhecimento sobre a ação, é algo que com certeza dará retorno.
  5. Defina muito bem qual o tipo de investidor que você será. Analise o mercado, o que condiz mais com o seu perfil de personalidade, com as suas habilidades e se aprofunde no que decidir.
  6. “Relacione o que está sendo oferecido e o que está sendo pago” escreveu Graham, que diz também que “Uma grande companhia não é um grande investimento se você paga demais pela ação”.
  7. Não se esqueça que um dos pilares dos seus investimentos deve ser a chamada Margem de Segurança, essa margem pode ser conseguida pela diversificação de investimentos, pelo valor do patrimônio da empresa, entre outros.
  8. A estratégia Buy and Hold é um de suas maiores indicações, que é um investimento que tem o objetivo de trazer lucro a longo prazo, não para retorno imediato.
  9. Outro conselho é dar prioridade para a carteira de modelo fundamentalista.
  10. Por último, um conselho muito importante é nunca se deixar levar pelas emoções, ter disciplina e saber o momento exato, mesmo que isso signifique não fazer o que todos estão fazendo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *