Como Funciona a Estratégia Luiz Barsi de Investimentos?

Quase todo mundo já sonhou com uma vida estável e confortável em que se vivesse apenas dos seus dividendos, ou seja, dos lucros obtidos dos seus investimentos. Pois, saiba que essa é uma possibilidade real e a vida de Luiz Barsi Filho. O investidor conseguiu se estabelecer numa posição em que seus investimentos são feitos a partir dos dividendos de seus dividendos.

Para conseguir chegar a esse estilo de vida, Barsi, seguiu a estratégia de acumular um patrimônio sólido durante toda a sua vida, algo que as pessoas faziam antigamente, mas que se perder atualmente. Quando perguntado sobre a origem dessa disciplina o investidor menciona o fato de ter perdido seu pai com apenas um ano de idade. Desde sempre ele soube que é necessário ter reservas e segurança para viver bem. Continue lendo para conhecer melhor esse investidor e sua estratégia vencedora.

Companhias Abertas

Ao tornar-se adulto, Luiz Barsi Filho, manifestou interesse pelas companhias abertas, no começo de sua trajetória no mercado tratou de agrupá-las em 16 setores distintos da economia. Ele se dedicou fortemente ao estudo dos setores para conseguir ter uma ideia clara a respeito dos produtos e/ou serviços que apresentam consumo recorrente por períodos mais extensos de tempo.

Também focou em identificar empresas que tinham regras societárias bem definidas com a identificação do controlador e com excelente gestão além de lucrativas. Outro ponto que os investidores devem ficar muito atentos quando estão escolhendo como investir seu dinheiro é se as empresas distribuem seus dividendos de forma regular. Usando o conhecimento adquirido após seus estudos ele finalmente reduziu a sua carteira inicial de 16 para somente 5 empresas.

Dedicação

Barsi tem como seu grande segredo de sucesso como investidor a sua dedicação a estudar o mercado e compreender quais são as formas mais assertivas de direcionar seus investimentos. Em muitas situações ele menciona o quanto é necessário se manter consciente no decorrer do tempo a respeito de suas decisões. Para se ter uma ideia o investidor apenas comprou ações sem nunca ter vendido nenhuma.

Luiz Barsi

Luiz Barsi

Esse comportamento estável como investidor fez de Barsi o maior investidor individual do Banco do Brasil assim como ter garantido participações de destaque em companhias como Ultrapar, Sabesp e Klabin. Após essa breve leitura a respeito da forma como Luiz Barsi conquistou um patrimônio sólido para viver apenas de seus dividendos você deve estar querendo saber qual é e como aplicar a estratégia de investimentos dele, não é mesmo? Confira a seguir!

Conhecendo a Estratégia de Investimentos de Luiz Barsi Filho

A forma mais simples de compreender qual é a estratégia adotada por Luiz Barsi é a partir de um estudo de caso de um dos seus investimentos mais assertivos, o da Klabin. A decisão de investir na Klabin veio a partir da observação de alguns fatores estruturais relevantes como o fato de que a companhia é dona das suas próprias terras produtivas em que planta eucalipto para a produção de celulose.

A celulose é uma importante matéria-prima a produção de papel (utilizado por todo mundo em diferentes graus), papelão (usado para transportar diversos produtos consumidos pelo ser humano) e embalagens (inclusive as que se destinam para gêneros alimentícios como suco e leite). O modelo de negócios da Klabin está baseado num ciclo perpétuo em que a economia não funciona se não tiver sua produção.

Foto de Luiz Barsi Filho

Foto de Luiz Barsi Filho

Perceba que independente de uma crise econômica as pessoas continuarão usando papel para impressões, realizando compras que demandarão papelão para transporte e se alimentando com produtos embalados em embalagens feitas a partir de celulose. Além disso, ainda existe o fato de que a celulose é uma commodity podendo ser utilizada para o abastecimento de outros mercados.

As Duas Características Mais Importante 

Barsi escolhe as empresas em que irá investir de acordo com alguns fatores e a Klabin chamou a sua atenção por contar com duas características bastante relevantes do seu ponto de vista sendo elas:

– Barreiras de Entrada

São as empresas que tem reserva de mercado, ou seja, elas se mantêm faturando independente dos movimentos da economia e de crises de grandes proporções.

– Gestão Eficiente

Lembra que mencionamos que Barsi procura se informar sobre o sistema de gerenciamento das empresas antes de investir? Isso é fundamental, pois empresas que não tem um bom gerenciamento tendem a eventualmente apresentar problemas no mercado. Se a companhia tem uma boa gestão se torna um investimento potencialmente mais seguro.

Abraçar o Urso: O Que Isso Quer Dizer?

Uma fala bastante curiosa de Luiz Barsi é aquela em que ele diz que gosta de abraçar o urso. Como investidor seu objetivo principal é viver dos seus dividendos, dessa forma não leva tanto em consideração a valorização do papel, até porque isso é uma consequência direta de uma boa administração. Dessa forma as ações ficam por décadas na sua carteira.

Você deve ter percebido que ao contrário de muitos investidores, Barsi, não atua alavancando. Quando ele diz que gosta de abraçar o urso (animal usado para representar o mercado em baixa) e que não vê problemas em crises econômicas é porque está pensando no fato de que quando o preço de uma ação cai acaba melhorando o dividend yield (relação dividendo/preço).

O foco de Barsi está exatamente nesse percentual uma vez que ele considera que a carteira de ações deve ser paga por toda a vida. Como o investidor não se desfaz dos seus papéis as baixas do mercado são apenas de ordem contábil, isto é, não representam efetivamente um prejuízo. A tranquilidade dos investimentos de Barsi está nas empresas que ele escolheu sem ficar dependente do seu desempenho no Ibovespa.

Empreendedorismo: Qual a Opinião de Luiz Barsi?

Luiz Barsi não se mostra muito convencido da ideia de ficar milionário a frente de um negócio próprio, pois é algo que demanda muito conhecimento e um pouco de sorte. Para ele o que realmente funciona é investir em companhias abertas, quem investe pode obter retornos com mais rapidez e sem necessitar de um grande investimento como quem vai abrir uma empresa própria.

Gostou de conhecer a estratégia de Luiz Barsi Filho?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *