O diretor de Gás Natural e Biocombustíveis da Agencia Nacional de Petróleo, que é Victor Martins divulgou no dia 16 último, que no mês de agosto a produção diária de petróleo no Brasil alcançou seu recorde histórico. Ele destacou também o fato de que a produção de gás natural foi a segunda melhor somente tendo ficado abaixo do que foi produzido durante o mês de julho.
Dados Dessa Produção
O total do mês de agosto bateu o recorde em produção de petróleo na história do Brasil sendo de 2,078 milhões de barris de petróleo/dia e 62 milhões de barris de gás/dia o que vai resultar num volume de 2,471 milhões de barris de óleo/dia que equivale uma produção sem precedentes batendo seu próprio recorde, segundo manifestação do diretor da Agencia Nacional de Petróleo (ANP) por ocasião da Rio Oil & Gás que é uma feira onde se reúnem as maiores empresas deste setor.
Superando os Limites da Auto-Suficiência
Estes são volumes recordes que representam um incremento da ordem de 6% no que se refere à produção de petróleo e 10% na produção de gás, quando feita a comparação com o mês de agosto do ano passado e isso mostra o quanto as políticas do governo para essa área vem sendo um verdadeiro sucesso quando busca atrair novos parceiros para apoiarem as atividades do setor petrolífero.
Chegar a uma produção que com tanta margem supera os limites de auto-suficiência é realmente muito importante para nosso país.
Brasil se Consolida como Produtor de Petróleo
Segundo Martins, hoje o que se espera é que o Brasil continue com a produção em crescimento, na verdade são projetos em andamento que vão se desenvolvendo e aumentando com isso a produção é um processo em continuação e dessa forma o Brasil vai cada vez mais se consolidando como grande produtor de petróleo.
Participação de Empresas Privadas
O diretor deu também destaque às empresas privadas que estão atuando nessa produção e que ainda se concentra muito na Petrobras, mas que começa a abrir espaço para companhias estrangeiras como é o caso da Chevron e da Shell, embora 91% de toda a produção ainda estejam sob a responsabilidade da Petrobrás.
O ministro, entretanto acredita no crescimento das empresas estrangeira nos próximos anos, elas acreditaram no Brasil, pesquisaram, investiram em seus projetos e aqui estão se desenvolvendo.
Nova Apresentação de Dados
A partir de agora os dados passarão a serem apresentados desagregados e de uma maneira bem mais detalhada mostrando a produção por companhias e de petróleo e gás separadamente.
A indicação é de que o Rio de Janeiro sozinho é o responsável por nada menos do que 78% de toda a produção nacional sendo que mais oito estados produzem petróleo e são eles: Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Amazonas, São Paulo, Ceará e Alagoas.