Qual É A Moeda Mais Usada No Mundo?

A valorização das moedas de cada país é um tipo de índice que influencia de forma muito forte na economia de todo o país, seja na própria valorização de seus produtos internos e também na exportação de serviços e produtos que serão produzidos dentro de seu território. Com isso, hoje em dia é possível observar que as moedas mais visadas no mundo exercem diversas influências, fazendo com que até mesmo a área de turismo os mesmos possam sair em vantagem frente a outros países.

Existem diversas organizações que acabam realizando pesquisas na área financeira e até mesmo com a população, para que seja possível avaliar as influências de cada moeda em sua vida. Uma dessas grandes pesquisas foi realizada pela revista britânica chamada de The Economist, com o indicador financeiro chamado de índice Big Mac.

The Economist

The Economist

O método de pesquisa dessa empresa foi por meio da analise de vendas de franquias que atuam em todo o mundo, como é o caso do Mc Donalds. Assim, foi possível observar que a rede americana apresenta contas melhores e maiores vendas nos Estados Unidos da América, adiantando uma valorização em maior quantidade do dólar frente a outras moedas.

Porém, esse é um tipo de avaliação de índices econômicos considerados limitado, já que poderá avaliar apenas os índices de utilização das moedas em uma única empresa, mesmo que de forma abrangente por se tratar de sua atuação em diversos países do mundo.

Desvalorização Das Moedas Nos Países Emergentes

Moedas Nos Países Emergentes

Moedas Nos Países Emergentes

É claro que por se tratar de um tipo de avaliação econômica, países que acabam sendo mais desfavorecidos, ou até mesmo se encontrando em uma situação de países emergentes. Nos países chamados de emergentes, a situação de sua moeda em comércios estrangeiros acaba saindo muito mais desfavorecida, fazendo então com que na maioria das vezes, países como Estados Unidos, por apresentar o dólar, uma das moedas mais valorizadas do mundo, acabem se saindo de certa forma, melhor.

Qual  A Moeda Mais Utilizada E Valorizada No Mundo?

Você provavelmente já ouviu falar ou faz ideia de qual será a moeda elencada como a mais utilizada do mundo. Grande parte dessa informação se consiste no fato de que a mesma, é utilizada de forma mundial para realizar compras, turismo e outros tipos de movimentos financeiros que podem fazer com que os países acabem ficando em uma situação mais favorável ou não.

A moeda é um dos principais tipos de fatores que podem fazer com que os países se diferenciem entre eles. Quanto mais utilizada é uma moeda não só fora, mas também dentro de seu próprio país, maiores serão as chances de que o mesmo se torne aos poucos uma certa potência mundial.

Dólar Americano

Dólar Americano

Dólar Americano

Essa é um das moedas mais conhecidas do mundo, e por conta de fatores como a utilização da mesma, a valorização dela ao longo dos anos foi considerada uma das maiores de todo o mundo.

Com isso, quando falamos da utilização de determinada moeda em maiores escalas, o dólar americano acaba sendo visto como uma das principais. Segundo algumas pesquisas realizadas em diferentes anos, é possível perceber que o dólar é a moeda mais utilizada no mundo, e para se ter uma ideia, cerca de 85% de todas as movimentações no mundo na área de finanças, são realizadas utilizando o dólar americano como a moeda de troca.

Porém, esse tipo de moeda acabou sendo utilizada de forma mais abrangente apenas nos últimos anos, considerando que no final dos anos de 1700 o dólar americano foi alvo de uma grande crise financeira, devido a problemas de inflações. Ao longo dos anos que se passaram após essa grande crise, foram de grande luta para que hoje o dólar se estabeleça nos patamares de primeiras posições nos rankings financeiros.

Apesar do dólar ser considerada então a moeda mais utilizada do mundo, grande parte das pessoas acabam não sabendo em quais áreas o mesmo exerce influência e também na importância do mesmo em sua vida.

Você Sabe Qual A Importância Do Dólar?

O dólar é uma moeda que por ser altamente conhecida e desenvolver diversos papeis na área da economia, acaba apresentando muita credibilidade no processo de compra e outros tipos de transações financeiras, pois ao longo do tempo, com sua grande visibilidade, a moeda acabou se tornando um tipo de moeda muito confiável, dentro do seu próprio país, e também nos países exteriores.

Um dos principais fatores econômicos que podem ser devidamente considerados quando analisamos a importância de determinada moeda dentro de um país é a possibilidade de valorização e também desvalorização de determinado produto ou serviços que serão exportados, além de também influencia na importação de alimentos.

Mudança No Preço Dos Alimentos Com A Variação Do Dólar

Variação Do Dólar

Variação Do Dólar

Quando a moeda dólar se apresenta de forma mais valorizada, é importante saber que para os importadores, o custo na compra dos produtos acaba ficando mais caro, gerando então um aumento no valor do mesmo nos comércios do país, atingindo de forma muito direta o bolso do consumidor chamado de final.

Esse tipo de processo ocorre muito na importação de alimentos, e é possível observar que a mudança nos valores dos mesmos encontrados em mercados, por exemplo, é realizada de forma regular. Existem alguns alimentos que acabam sendo mais impactados com essa mudança, devido ao fato de serem utilizados como matérias primas de outros produtos, como é o caso da soja e também do trigo. Com a mudança nos valores desse alimento, seus produtos finais irão acabar chegando no mercado com um valor diferenciado, como é o caso de massas e também da própria soja industrializada.

Os produtos que são confeccionados dentro do território brasileiro também sofrem com esse tipo de mudança na moeda, principalmente pelo fato de que grande parte de seu preço e custo, está devidamente atrelada ao dólar. No momento em que o valor do dólar internacionalmente alcança um pico maior, é possível observar que o produtor brasileiro acaba saindo em muito mais vantagem durante o momento da venda, pelo fato de que no Brasil então, essa meda poderá acabar apresentando um maior retorno.

Mudança No Preço Do Combustível Com A Variação Do Dólar

O combustível é um dos fatores que acabam trazendo para um conceito mais real a importância da valorização de determinada moeda, principalmente pelo fato de que grande parte dos brasileiros tem hoje acesso a automóveis, sejam eles carros, motos e até mesmo caminhões.

Para se ter um ideia, a partir do ano de 2011 o Brasil novamente se tornou um país onde o consumo de gasolina e outros tipos de combustíveis utilizado em maior escala do que a produção realizada dentro do seu território. Assim, existe a necessidade de se importar outros tipos de gasolinas, que irão ser vendidas na moeda mais valorizada internacionalmente, o dólar. Quanto mais alto essa moeda está então, mais caro se torna para o Brasil realizar a importação da mesma, fazendo com que no final de tudo, o consumidor acabe necessitando pagar a mais no litro do combustível, mesmo que grande parte de seu valor seja também referente as tributações que devem ser pagas ao governo.

Mudança Na Inflação Com A Variação Do Dólar

A inflação também é um índice que sofre diretamente com mudanças que podem ser realizadas nas moedas utilizadas no comercio internacional e é classificada como o aumento tendencioso nos preços de produtos e serviços disponibilizados. Quando existe uma valorização da moeda nacional, é possível observar um certa competitividade nos preços, já que a possibilidade de importação é considerada maior, levando a uma redução nos valores dos produtos.

O caso é reverso então quando o dólar se encontra elevado, já que assim, a possibilidade e poder de compra de determinado produto se torna menor, fazendo com que os poucos produtos vendidos dentro do território brasileiro, apresentem um preço elevado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *