Peter Lynch: Carteira De Investimentos E Historia

Peter Lynch

O administrador, investidor e empresário Peter Lynch nasceu no dia 19 de janeiro do ano de 1944, portanto, atualmente ele tem os seus 76 anos de idade, quase 77 anos. O seu nascimento e criação foram na cidade de Newton, localizada no estado de Massachusetts nos Estados Unidos da América. Peter Lynch foi criado por sua mãe, pois seu pai morreu por motivo de saúde quando ele ainda era uma criança, a sua família não tina muitas posses, mas isso apenas o incentivou mais ainda a correr atrás de seus objetivos.

Para chegar no lugar que ele está nos dias de hoje ele se dedicou muito aos estudos e frequentou em sua juventude uma graduação que foi complementada com um mestrado e muitos outros cursos de especialização. A sua graduação se deu na Universidade de Boston onde se graduou em Filosofia, História e em Psicologia. O seu mestrado foi realizado na Universidade da Pensilvânia e o tema da sua especialização era em administração de empresas. Nessa época ele já sabia que o seu objetivo profissional era trabalhar no setor financeiro.

Algumas pessoas podem ter o instinto de criticar a sua escolha de graduação, mas principalmente nos países mais desenvolvidos, as pessoas têm consciência que mesmo que elas forem trabalhar com números e dinheiro, elas precisam de uma base que lhe permita entender história, filosofia e principalmente psicologia, afinal todo trabalho é ligado a outro ser humano e para lidar com pessoas a psicologia se faz fundamental, talvez se nos países menos desenvolvidos como o Brasil as pessoas também pensassem assim, a nossa sociedade estivesse um pouco melhor.

Quando ele fez os seus cursos universitários, Peter Lynch já sabia muito bem qual rumo desejava tomar em sua vida profissional, isso porque desde cedo quando ainda muito jovem ele já se interessou e procurou conhecer mais e aprender sobre o mundo financeiro. Pelo que se sabe as primeiras ações que as quais ele se aventurou a comprar foram as da empresa Flying Tiger Airways, ações que comprou de forma independente, já que nessa época ele ainda não tinha um emprego no mercado financeiro.

O seu primeiro emprego nesta área aconteceu apenas no ano de 1966, quando ele tinha os seus 22 anos e foi na empresa Fidelity Investments, no ano de 1969 então veio a sua promoção de estagiário para contratado da empresa. Apenas 5 anos depois de sua contratação oficial veio o cargo de honra de diretor geral de toda a empresa, no ano de 1974. No ano de 1977 ele era o então gestor do que ficou conhecido como o maior fundo de ações de todo o mundo, chamado de Magellan Fund.

Ações

Ações

Esse fundo começou crescendo de maneira impressionante nos anos que se seguiram e sem parar, tendo começado com uma quantia de 18 milhões de dólares que cresceram para impressionantes 14 bilhões de dólares no ano da saída de Peter Lynch, de fato são proporções impressionantes dentro da área das finanças, o que fez com que o nome de Peter Lynch se tornasse sinônimo de sucesso e negócios feitos. No ano de 1990 ele se afastou em partes da empresa, na verdade ele pediu demissão do fundo para de certa forma se aposentar, a realidade é que ele continua com o cargo de vice-presidente, mas não é ativo de estar presencialmente, a sua atuação é mais a de um consultor que faz parte do Management & Research Co.

O ponto é que nesta data o nome de Peter Lynch que começou como um estagiário apenas, já era gigante e conhecido em todo o mundo, afinal o seu fundo que geriu por tantos anos, tinha nada menos do que um retorno de incríveis 29,2% ao ano. Peter Lynch que ainda está vivo, definitivamente marcou a sua época, ele mudou a maneira com que as pessoas faziam investimentos, ele mudou a forma com que as pessoas montam as suas carteiras de ações, ele revolucionou muita coisa no mercado financeiro e tudo que fez se mostrou ser um grande sucesso, é por isso que ele tem tantos seguidores e adeptos de suas práticas em todo o mundo atual.

É interessante mencionar também que após se desvincular um pouco da empresa e do Magellan Fund, ele que já estava milionário decidiu dedicar grande parte do seu tempo, assim como também grande parte das suas posses financeiras aos trabalhos de filantropia, foi quando ele criou a sua hoje famosa Fundação Lynch, que age nos mais diversos setores, desde o setor da medicina e questões de saúde, passando por associações de cultura e história, a até mesmo o setor de educação e formação. No total estima-se que mais de 80 milhões em dólares já teriam sido aplicados e distribuídos entre todas essas causas.

Hoje a grande maioria dos investidores que estão entrando nesse mercado se inspiram em Peter Lynch e na sua maneira de fazer investimentos, não é para menos afinal ele se tornou uma lenda viva em sua área de atuação, escolas estudam ele e seus métodos, páginas sobre investimentos escrevem e analisam a sua vida profissional, ele se tornou um caso de estudo e definitivamente um exemplo a se seguir, ele hoje é citado em muitos livros sobre o assunto, mas talvez um dos mais claros sobre os seus métodos especificamente seja no livro “O jeito Peter Lynch de investir: As estratégias vencedoras que transformaram Wall Street”, livro esse que foi escrito por ele mesmo e que foi lançado no ano de 2019.

Como É a Sua Carteira De Investimentos E Suas Estratégias De Sucesso?

É necessário antes de falar qualquer outra coisa, que se esclareça que uma das maiores filosofias e estratégias de Peter Lynch é o método que conhecemos como Buy and hold, mas o que significa exatamente esse tipo de estratégia? Então vamos lá o Buy and hold traduzido para o português seria algo como comprar e esperar ou comprar e segurar, isso significa que os seus investimentos são lucrativos no longo prazo e não no curto prazo, onde se espera que aquela ação se valorize e que as coisas se desenrolem para í sim se atingir o retorno desejado.

Uma de suas maiores estratégias e uma das que mais faz sentido é a estratégia de se conhecer bem aquilo que está comprando, como o próprio Peter Lynch já disse certa vez, não compre algo que você não sabe explicar, afinal você deve entender muito bem o que está em suas mãos, você deve conhecer bem a empresa que está vendendo as ações, não apenas os seus números finais de lucros, mas também o seu histórico, as suas regras sobre o lucro, as suas diretrizes sobre divisão de lucros e participação dos acionistas, você deve analisar como a empresa é aceita em seu setor de atuação, enfim são muito mais coisas que importam do que apenas um número final apontando para os resultados.

Ilustração Sobre Investimentos

Ilustração Sobre Investimentos

Ainda falando sobre investir naquilo que se conhece, é importante dizer que os investimentos feitos em um setor que você já tem um amplo conhecimento são muito mais seguros e fáceis de analisar, do que os investimentos feitos em um setor que você não sabe nada sobre ele, pois isso faria com que o seu trabalho de estudo e pesquisa sobre a empresa fosse dobrado. O ponto é que a análise feita por Peter Lynch é a análise que conhecemos como fundamentalista, aquela que é muito completa e considera cada detalhe em questão, até mesmo as pessoas que estão na liderança da companhia.

Outras indicações de Lynch é para que o investidor não se preocupe tanto com as variações do mercado financeiro em um período de curte prazo, já que que o objetivo e o retorno está no longo prazo, além disso, sobre a diversificação da carteira de investimentos, ele diz que isso é sim importante, afinal quem investe em apenas um setor fica vulnerável ao que atingir um setor de forma muito mais intensa, mas também é importante que não se diversifique tanto, para que a análise e o acompanhamento da sua carteira não seja tão complicado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *