Lirio Parisotto História E Estratégia De Investimentos

Lírio Parisotto

Lírio Albino Parisotto é o nome completo de um empresário brasileiro, um dos únicos que entre no seleto time dos bilionários do Brasil, isso se dá devido a sua fortuna de mais de 1,6 bilhões de dólares. Ele que nasceu no dia 18 de dezembro do ano de 1953, na cidade de Nova Bassano no estado do Rio Grande do Sul, atualmente tem os seus quase 67 anos de idade. Lírio Parisotto nasceu em uma família que não tinha muitas posses e o que tinha era preciso dividir entre os seus pais e os seus 11 irmãos, onde todos trabalhavam no campo, mas ele viu que esse não era o caminho que queria seguir. Hoje além de ser um dos bilionários brasileiros, ele é também um dos homens mais ricos do mundo, estando por volta da posição 1600 nesse ranking. Agora que já sabemos alguma coisa sobre o seu presente, vamos falar um pouco mais sore a sua história de vida e sobre como ele chegou onde chegou.

A sua infância Lírio Parisotto passou em grande parte na região da zona rural, em cidades da famosa Serra Gaúcha onde morava a sua família em uma propriedade de roça. Uma informação muito interessante sobre ele é que ele chegou a frequentar um seminário com o intuito de se tornar padre, mas deixou essa escolha para traz quando foi então expulso do seminário e resolveu se dedicar a medicina que descobriu ser a sua forma de melhorar de vida, nesse curso ele então se graduou pela Universidade de Caxias do Sul, mas não foi fácil, ele teve de manter muitos empregos para que tivesse o suficiente para pagar a sua faculdade, ele trabalhou em locais como frigoríficos a até como ambulante de mercadorias que trazia de São Paulo. Além de ter atuado como médico, ele também trabalhou na agricultura quando era mais jovem, tudo isso nos mostra o quanto a sua trajetória é impressionante, afinal ele conseguiu se tornar um dos investidores de mais sucesso no mundo, mesmo sem ter um curso de graduação de economia ou algum semelhante.

Uma de suas primeiras empreitadas mais completas como empresário foi em uma loja chamada Videolar, a qual ele abriu na sua própria cidade, essa loja vendia fitas de vídeo cassete que eram feitas de acordo com a especificação do freguês ou como ele mesmo definia elas eram feitas “sob medida”, é interessante mencionar também que antes disso ele trabalhou em uma loja especializada na venda de produtos eletrodomésticos chamada Audiolar, a qual ele também era dono. No entanto, pouco tempo depois o empresário já começou a se interessar pelo mundo financeiro e mesmo não tendo uma base de estudos em relação a isso, ele começou a se arriscar a investir, a verdade é que a grande maioria das suas primeiras ações não foram muito positivas e ele teve alguns prejuízos, porém Lírio Parisotto não desistiu ele passou a estudar por conta própria o mercado financeiro se envolvendo cada vez mais com essa área, com isso ele de fato conseguiu atingir o sucesso que tanto almejava neste setor.

Investimento

Investimento

Uma porta foi abrindo outra e a partir do seu sucesso de vendas na sua Audiolar ele foi então convidado pela multinacional e gigante do setor de eletrodomésticos a ir ao Japão conhecer as suas fábricas e os seus processos de produção, foi desta viagem que lhe veio a ideia da Videolar que abriria em seguida e que seria um grande sucesso em todo o Brasil, esta loja foi um verdadeiro divisor de águas em sua vida e também nos rumos das fitas em VHS do nosso país, ele inovou esse mercado e quando as tendências da sociedade foram mudando, a empresa de forma certeira passou a acompanhar todas essas mudanças e assim ele se tornou depois um dos grandes produtores tanto de DVDs, quanto da modalidade Blu ray, que fizeram com que as fitas cassetes se tornassem obsoletas. Com o tempo e as suas expansões ele acabou mudando a sua fábrica para a cidade de Manaus, onde existia um polo industrial dedicado principalmente a este tipo de produto, produto que ele dominava e com isso quase 100% do mercado brasileiro era seu neste setor.

Para suprir a sua própria matéria prima, o empresário então abriu uma fábrica para a produção de resina do tipo poliestireno, que supria as suas próprias necessidades e ainda lhe trazia muitos lucros, essa fábrica que se enquadra na categoria de petroquímica, foi a primeira dessa modalidade a ser inaugurada em toda a região Norte do nosso país. Ao longo do tempo, a sua empresa de atuação no ramo petroquímico se expandiu e passou a produzir outros produtos plásticos, ao mesmo tempo ele tinha cada vez mais sucesso no mercado de ações e a sua fortuna pouco a pouco se multiplicava exponencialmente, enquanto isso ele dominava os mercados em que estava presente como empresário.

Carteira De Investimentos

Uma das coisas mais interessantes sobre a carteira de ações desse bilionário brasileiro, é que tem mais de 20 anos que ele mantém algumas mesmas ações, sem grandes modificações, o que é realmente impressionante, e elas continuam até os dias atuais lhe trazendo muitos lucros. Como ele teve certos prejuízos em suas primeiras experiências na bolsa de valores, ele então estudou muito antes de investir novamente o seu dinheiro. O seu retorno ao mundo financeiro se deu nos anos 90, quando ele finalmente teve o sucesso que pretendia nessa área, multiplicando o seu dinheiro e inclusive recuperando muitas vezes mais o valor que havia perdido anteriormente.

A sua carteira de ações bilionária tem apenas 12 investimentos, os quais são fixos e de longo prazo, o que pode ser conhecida como a estratégia de buy and hold, usada por praticamente todos entre os mais bem sucedidos investidores do planeta, inclusive ele é tão firme nesta estratégia, que até em momentos de extrema crise como foi o caso do ano de 2008 ele não vendeu suas ações, ainda que tenha perdido milhões de dólares com elas. Além disso, a análise que ele faz é principalmente a análise fundamentalista, ele também trabalha com a estratégia de reinvestir boas parte dos chamados dividendos que recebe das suas ações fixas, que por sua vez lhe rendem excepcionais lucros. Outro ponto é que ele diversifica entre os setores de bancos, o setor de siderúrgicas, de geração de energia e o setor de mineração, essas são as áreas que ele tem ações que não vende de forma alguma.

Foto de um Montante de Dinheiro

Foto de um Montante de Dinheiro

Um de seus lemas mais importantes no mundo financeiro é que para ele os dividendos são a própria fonte de lucrar e fazer dinheiro, que é daí que vem o verdadeiro ganho do investimento. Ele também considera que faz os seus investimentos diretamente nas empresas, até mesmo porque ele sabe que todos passam por tempos de alta e baixa, ele investe então em empresas e não apenas em ações considerando assim todo o background envolvido. Um outro grande ensinamento desse investidor é que o ganho vem mesmo é dos juros compostos a longo prazo e ele não gosta de adquirir ações em situação de IPOs.  Uma última frase que podemos deixar aqui é para que você que quer entrar nesse mundo se controle nos períodos das altas e baixas, durante as baixas não se desespere e deixe o seu medo tomar conta, mas durante as altas não deixe também a sua ganância falar mais alto do que a razão, pense cautelosamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *