OPEP: Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Significado

A OPEP é uma associação formada pelos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo. Juntos, os membros dessa associação correspondem a quase 80% de todas as reservas de petróleo existentes no planeta. Economicamente o grupo é forte: com toda essa porcentagem de petróleo, o grupo vendeu o equivalente a mais de 1 trilhão de reais em barris do ouro negro. Se o grupo fosse considerado um país, esse rendimento garantiria a 20ª posição no ranking das maiores economias do mundo. Os países que fazem parte deste seleto grupo agraciado com petróleo em seus territórios são: Emirados Árabes, Nigéria, Iraque, Irã, Venezuela, Equador, Líbia, Kuwait, Angola, Argélia, Arábia Saudita e Catar.

Continente

Poder de Decisão e Produção de Petróleo

Todos os anos são realizadas duas reuniões entre os membros da OPEP. Os encontros geralmente são marcados na Sede da OPEP, localizada em Viena, mas podem ser marcados também em outros países que estejam na presidência da associação no período da reunião. Entre os assuntos abordados, está a quantidade de petróleo que será produzida nos próximos seis meses. Cada membro que participa da reunião tem direito a um único voto, e para tomar qualquer decisão todos os membros devem votar na mesma idéia, ou seja, a decisão deve ser unânime. Para definir a produção a que cada país terá direito os membros levam em consideração dados como a capacidade de produção e estrutura do país. Os países que possuem melhor estrutura são os que poderão produzir mais petróleo naquele período, e normalmente são a Arábia Saudita, Irá e Venezuela.

OPEP: Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Os países que possuem menos reserva de petróleo e menos estrutura para refinar o produto recebem uma cota menor de produção da OPEP. Os países com menor capacidade produtiva dentro do grupo são o Equador e a Argélia. A decisão de quanto será produzido e vendido é então divulgada aos diversos produtores, que na sua maioria são empresas ligadas e controladas pelo governo.  Com essa informação em mãos as empresas começam a produzir o petróleo e a comercializar para outros países. Os maiores compradores do petróleo produzido pela Opep são três países, um de cada continente: os Estados Unidos, o Japão e a Itália.

America Latina

Emergências

Outras reuniões podem ser marcadas fora de data quando surge uma emergência, como instabilidade no mercado internacional. Em 2008 houve esse problema e três reuniões extraordinárias foram marcadas para o período. Nessas reuniões os países da Opep podem decidir aumentar o preço do petróleo, formando uma espécie de cartel, ou então simplesmente embargar alguns países compradores. Como esse pequeno grupo de 12 países mantém controle sobre 80% de toda a reserva de petróleo do mundo, suas decisões são importantes para o restante do mundo.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu queria saber a resposta para o meu trabalho.

    Julia 4 de outubro de 2012 10:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *