Os Notebooks
Os notebooks – também conhecidos como laptops, a qual se afirma ser a denominação correta – são computadores compactos e portáteis que são leves e projetados necessariamente para serem transportados e utilizados nos mais diferentes locais com bastante facilidade.
De modo geral, um notebook é constituído por tela de LCD ou LCD led que é um display de cristal líquido, teclado, mouse no formato de um touchpad (que é a área onde se desliza o dedo), portas de conectividade por fax ou modem, unidade de disco rígido e gravadores de CD e DVD. Os notebooks mais moderno não contam mais com entradas para disquetes, já que nos dias de hoje ele é muito pouco utilizado, e foi amplamente substituído pelos dispositivos USB.
Esses equipamentos podem contar com diversos sistemas operacionais, como por exemplo o Windows, o Linux, o Mac OS X, entre outros. Os notebooks ainda podem ser divididos em duas categorias: aqueles portáteis, que são indicados especificamente para as pessoas que precisam de um computador pessoal como um acessório de trabalho e que se locomovem com muita frequência. E os desktops replacements, que são indicados para pessoas que precisam de um computador com certa mobilidade, mas que tenham uma performance bem parecida com a de um computador de mesa normal.
Os notebooks portáteis são menores e mais leves, e suas baterias são especialmente projetadas para que seja possível usar o computador tranquilamente por um período de tempo sem a necessidade de abastecê-lo. Esse tempo pode variar entre quatro a seis horas. Porém, esse benefício tem um custo, que basicamente consiste na necessidade de configurações do hardware – a parte física do computador – mais simplificada, e com uma memoria RAM reduzida.
Já os computadores substitutos dos desktops são projetados para que haja uma performance tão boa quanto aos computadores de mesa tradicional, contendo memória RAM, velocidade de processador e outros parâmetros bem próximos ao que era esperado. Esses notebooks aguentam o uso de aplicativos mais pesados, para jogos e outros itens. Com o passar do tempo eles tem ficado mais leves e menores, tudo isso graças o avanço da tecnologia.
Nos dias de hoje os notebooks possuem adaptadores de rede wireless, ou seja, isso torna possível a conectividade de redes de computadores sem fio. Dessa forma elas podem ser instaladas tanto em escritórios, quanto em residências, e assim as pessoas podem acessar a internet nos mais diferentes estabelecimentos, sem ser necessário fazer a ligação de um fio.
Como escolher um notebook
Na hora de se escolher um notebook pode haver muita confusão e dúvida, pois as opções são muitas. Alguns contam com melhores processadores, outros com melhores placas de vídeos, entre várias outras qualidades. Porém, pessoas leigas podem acabar ficando ainda mais confusa com essas nomenclaturas e possibilidades, e realizar uma escolha errada. Por isso, aqui serão apresentadas algumas dicas para facilitar e esclarecer algumas coisas na hora de se comprar um notebook.
– Processador:
Quando se começa o processo de pesquisa de compra de notebooks, é possível perceber que há vários tipos de processador, sendo os mais comuns o Intel Core i3, o i5 e o i7, sendo que é o último é o mais rápido dos três citados.
Atualmente a maioria dos processadores contam com uma velocidade suficiente para que se realize tranquilamente tarefas do dia a dia, como uso da internet, manipulação e redação de arquivos de textos, entre outras coisas, e para isso o i3 já é ótimo. Notebooks com processadores i7 são indicados para pessoas que tem o costume de jogar e/ou fazer muitas edições de vídeos e fotos.
De modo geral, essa é a parte mais cara de um computador, então, caso sua necessidade não seja de um computador muito rápido, é possível fazer uma boa economia nesse sentido, adquirindo assim um processador mais simples e básico.
– Memória RAM:
Esse é um item bastante importante, já que é nela onde são armazenado todos os programas que funcionam enquanto o computador está em uso. Para que não haja nenhum tipo de problema nessa questão, que acaba fazendo com que existam inconvenientes como lentidão, tela azul e travamentos, é indicado que o notebook possua pelo menos 2 GB. Já para pessoas que irão usar o computador com maior frequência, é preferível um PC com 4 GB de RAM. Por fim, pessoas que usaram o aparelho para jogar e/ou editar mídias, o mais indicado é a compra de um notebook de 8 GB ou mais de memória RAM;
– Armazenamento:
O armazenamento também é um fator importantíssimo, principalmente para pessoas que gostam de armazenar muitas fotos, músicas, documentos, entre outras coisas. Nesse caso citado, é bom que se preze por um notebook com um espaço de armazenamento grande, variando de 500 GB ou 1 TB.
Nesse caso existem duas opções, o HD, que é ideal para armazenar arquivos e o SSD que foca mais na velocidade do aparelho, sendo útil para o carregamento de aplicativos. Porém, os equipamentos que contam com SSD são bem mais caros.
A placa de vídeo tem como funcionamento mostrar as imagens que aparecem na tela. Por isso, caso o notebook seja muito utilizado para assistir vídeos e filmes ou jogar, deve ser escolhida uma placa de vídeo mais potente.
– Tela:
Para a escolha do tamanho da tela, deve se levar em consideração que quanto maior ela for, mais pesado será o computador e também mais bateria ele irá gastar. Por isso, ela deve ser escolhida conforme a necessidade do computador. Para pessoas que irão transportá-lo com frequência, os de onze ou treze polegadas são os melhores. Agora, caso ele sirva pra ficar mais em casa, os notebooks de quinze ou dezessete polegadas podem ser mais indicados.
– Bateria:
De maneira geral, a vida útil da bateria de um computador depende de todos os seus outros componentes e também do tamanho da tela. O mais indicado é que se opte por marcas na qual a bateria é vendida a parte, para que exista a possibilidade de se obter uma reserva caso haja qualquer problema. Ou então deve se escolher um notebook que contenha a bateria estendida, que dura mais do que as normais.
Existem também outros recursos extras que podem ser oferecidos, como entrada para CD e DVD – já que muitos não possuem mais – além também da variação do número de entradas USB, entradas HDMI, entradas para cartão SD, entre outros.
Financiamento De Notebooks
Nos dias de hoje muitas instituições financeiras oferecem modelos de crédito e financiamento para compra desse tipo de equipamento. Isso é muito indicado para as pessoas, principalmente para estudantes, tendo em vista que atualmente é praticamente impossível ficar sem um computador portátil. Vale a pena a pesquisa.