O Que é o Strike Price? Como Funciona?

O Que São Opções?

Opção de ação é uma forma de contrato de direito em cima de um ativo, ele lhe dará o direito de comprar ou vender um ativo específico, em um momento futuro por um preço previamente determinado. No mundo financeiro, as opções são conhecidas como derivativos, pois seu valor deriva das variações do ativo.

O Que é Strike Price?

O Strike Price é um valor fixado por qualquer contrato de derivativo, que são produtos do mercado financeiro em que o valor é baseado no ativo subjacente, que pode ser vendido ou comprado. Em opções de compras, o título pode ser comprado pelo dono da opção no Strike Price. Em opções de vendas, o título pode ser vendido por aquele Strike Price. Uma opção é como se fosse um contrato pelo qual o comprador da opção detém o direito de exercer o contrato por um preço específico, o Strike Price.

A compra e venda de opções é uma estratégia de negócio muito popular. Geralmente negociar opções não é algo difícil de se fazer, mas como qualquer coisa no mundo dos investimentos, é sempre importante e necessário possuir boas informações.

Como dito anteriormente o Strike Price é utilizado em negociações de derivativos. O Strike Price é um valor fundamental quando se diz respeito de opções de compra e venda. Quando um investidor compra uma opção de compra ele tem o direito, mas não necessariamente a obrigação de comprar essas ações pelo Strike Price no futuro. Assim como este mesmo comprador tem o direito, mas não a obrigação de vender essas ações futuramente pelo Strike Price.

Os valores do Strike Price são determinados quando o contrato é escrito pela primeira vez. Ele deverá dizer ao investidor qual será o preço ativo subjacente antes mesmo de atingir a opção in the money (ITM). Os preços são padronizados e os valores são fixados em dólares como $ 31, $ 33, $ 105 e assim em diante.

O valor de uma opção é determinado pela diferença do preço da ação subjacente pelo Strike Price. Se o Strike Price for mais alto que o da ação subjacente a opção estará out of the money (OTM). Em casos assim a opção não tem nenhum valor intrínseco, porém pode valer com base em sua volatilidade e no seu tempo de expiração, pois qualquer um desses dois fatores poderá colocar dinheiro na opção futuramente. Se o preço da ação subjacente for mais alta que o Strike Price, a opção terá seu valor intrínseco no dinheiro.

Opções de Compra

Quando um comprador e um vendedor assinam um contrato de opção de compra, o comprador tem o direito de comprar um número específico de ações por um valor determinado e o vendedor recebe o valor de compra da opção caso concorde em vender as ações ao dono da opção pelo Strike Price se o dono da opção escolher exercer sua opção. As opções têm um prazo determinado, após esse prazo ela expira.

O comprador da opção pode efetuá-la a qualquer instante antes da data de vencimento estabelecida. Se o prazo para o vencimento da compra expira, usa-se o termo “out of the money”, quer dizer que o preço das ações subjacentes está abaixo do Strike Price da opção, o vendedor lucrará a quantia total de dinheiro que recebeu pela venda da opção.

Já na opção “in the money’’ que acontece antes do vencimento, quer dizer que o preço da ação subjacente está mais alto que o Strike Price da opção e assim o que o comprador lucrará será a diferença do Strike Price da opção pelo preço real do estoque, multiplicado pelo tanto de ações na opção.

Opções de Venda

Neste caso o comprador e o vendedor também assinam um contrato, pelo qual o comprador da opção tem o direito de vender ações curtas das ações pelo Strike Price da Opção. O vendedor da opção ganhará um valor pela compra da opção que também é conhecido como “premium”.

O comprador de uma opção de venda tem o direito, mas não a obrigação de executar a opção e vender um número determinado de ações para o vendedor da opção em qualquer instante, antes do prazo de vencimento da opção, pelo Strike Price predefinido. Neste tipo de negociação, o comprador da opção somente lucrará se os preços das ações estiverem abaixo do Strike Price da opção antes do vencimento.

Opções de Venda

Opções de Venda

O vendedor só lucrará com a venda da opção se a opção vencer sem dinheiro, o que quer dizer que o preço das ações é maior que do Strike Price, até o dia de vencimento da opção.

Strike Price: Exemplo

Considere que existam dois contratos de opção. Um é uma opção de compra com o Strike Price de US $100,00. O outro contrato também é uma opção de compra só que com o Strike Price de US $150,00. Supondo que o preço das ações subjacentes esteja atualmente em torno de US $ 145,00. Também está se considerando que a diferença dos Strike Price seja só o preço entre eles.

O primeiro contrato no vencimento vale US $45,00. Isto acontece, pois as ações estão negociando 45 dólares a mais do que o Strike Price.

O segundo contrato estará “out in the money” em US $5,00. Quando o preço do ativo subjacente estiver com um valor menor que o Strike Price da opção no vencimento, ou seja, a opção expirará sem nenhum valor.

Se considerarmos que temos duas opções de vendas prestes a vencer, uma tem o Strike Price de US $40,00 e a outra de US $ 50,00. Basta verificar o preço atual das ações para saber qual opção tem o melhor valor. Com o estoque subjacente sendo negociado a US $ 45,00, logo a opção de venda de US $ 50,00 valerá US $ 5,00. Isso é notável já que o estoque subjacente está com um preço inferior ao Strike Price.

Já a opção de venda de US $ 40,00 não terá nenhum valor, pois o estoque subjacente tem um valor maior que o Strike Price. As opções de comprador permitem que ele venda pelo Strike Price. No entanto não faria sentido usar a opção de vender US $ 40,00 sendo que eles podem ser vendidos por US $ 45,00 no mercado de ações. Assim o Strike Price de US $ 40,00 não é útil até o seu vencimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *