Economia De Gabão: PIB, IDH E Negócios

O Gabão é um país muito pequeno e que fica situado no continente africano, mas que apesar de seu tamanho, acaba apresentando diversas riquezas principalmente em decorrência da grande quantidade de petróleo existente no mesmo, utilizado como meio de ganho econômico do mesmo.

A capital do Gabão e chamada de Libreville, e em todo o país, existem cerca de dois milhões de habitantes. A geografia desse país é considerada também como um fator muito interessante, já que o mesmo se situa ao redor da linha do equador, além de apresentar também fronteiras com outros países como a Guine Equatorial e também a Republica dos Congo. O Gabão é banhado principalmente pelo Oceano Atlântico e apresenta também uma região extensa de planícies, mas que ao longo do interior do país acabam se transformando em extensas regiões de planalto e algumas grandes montanhas. O clima do Gabão é considerado um tipo de clima quente, que se mantem durante todo o ano, apresentando algumas elevações em sua umidade em certas épocas de chuva, por exemplo.

Quanto a fauna e flora do mesmo, se é possível observar uma grande variedade de florestas tropicais, que acabam cobrindo quase que toda a região do mesmo, com animais característicos como elefantes e macacos, por exemplo.

A Economia De Gabão

Mesmo hoje sendo considerado um pais que apresenta uma grande quantidade de petróleo disponível para a extração existem outros tipos de produtos que acabam sendo comercializados em grandes escalas dentro do mesmo, como é o caso da madeira.

Antes do comercio de petróleo ser utilizado como a principal fonte de arrecadação monetária do país existiam outros tipos de produtos que acabavam sendo veiculados com a mesma função, substituídos em meados de 1970 pelo mesmo.

O subsolo do Galão também apresenta outros tipos de produtos como o ferro e também urânio, que são utilizados principalmente na área da indústria química do país, mas também exportados para a produção de outros tipos de produtos, que serão encaminhados e comprados por todo o mundo.

Na área da agricultura, o Galão também e um país que mercê um destaque, já que a metade dos trabalhadores do país acabam exercendo essa atividade como forma de sustento de vida. Mesmo apresentando uma vasta oportunidade de plantio, existem diversos tipos de famílias que acabam produzindo em quantidades menores, para que então possam alimentar suas famílias. Os principais frutos dos setores da agricultura são voltados para a área da plantação de mandioca, banana e também na cana de açúcar.

Um Pouco Sobre A História De Gabão

Antes de ser ocupado por uma colônia de navegantes portugueses no ano de 1472, galão já apresenta alguns típicos habitantes em seu território, chamados de pigmeus e também os bantos.

Ao chegar nesse país, os portugueses e alguns europeus acabaram utilizado de eu território como forma de um local para que escravos pudessem ser deliberadamente comercializados. No ano de 1849, com a ajuda da Franca, foi fundada uma cidade chamada de Libreville, ou também conhecida como a cidade livre, um refúgio e auxilio para alguns escravos que acabaram ganhando sua liberdade.

Assim se manteve toda a história do país até o ano de 1866, quando Galão se tornou uma colônia da Franca, até conquistar totalmente sua independência no ano de 1960, mantendo ainda alguns e importantes laços com a França.

As Riquezas Do Gabão E Seus Negócios

Por apresentar um subsolo muito rico, o Gabão acaba utilizando muito de alguns recursos provenientes do mesmo para que possa apresentar uma boa situação econômica, por meio da exportação de petróleo, ferro, madeira e também alguns gases naturais. A exploração de uranio dentro do país é considerada um fator muito forte, e que apresentou algumas quedas nos últimos anos, após a chegada de empresas concorrentes em seu território, desestabilizando o comercio do mesmo.

O petróleo foi um tipo de produto que se torou muito importante a partir da década de 70, e a exploração do mesmo é utilizada como meio de modernização do país, e também para que o mesmo possa se diferenciar dos demais países que se encontram ao seu redor, a fim de se torna rum tipo de país mais atrativo para investimentos.

Bandeira do Gabão

Bandeira do Gabão

Mesmo sendo um país de grandes riquezas naturais e que apresenta uma exportação grande de seus produtos o Gabão não é considerado um país em que sua população apresenta em sua maioria uma qualidade de vida alta. Grande parte dos habitantes do mesmo levam uma vida moderada.

O PIB Do Gabão

O PIB ou também produto interno bruto o gabão é considerado um índice que sofre grande influência do mercado de petróleo, já que o mesmo é considerado responsável por cerca de 50% de todo o PIB nacional. Esse índice dentro do país é considerado alto, e segundo últimas pesquisas realizadas dentro de seu território, o PIB do mesmo chega à casa dos
US$ 38,280 bilhões de dólares.

Apesar de esse ser um número considerado satisfatório, existem diversos tipos de problemas na diviso igualitária da renda, que acaba sendo concentrada em sua maioria, nas mãos de grandes produtores, levando então a uma população quase que toda em condições mais precárias.

PIB Do Gabão

PIB Do Gabão

O IDH Do Gabão

O índice de desenvolvimento humano e um índice que é considerado muito importante para que se possa avaliar todo o sistema de desenvolvimento dentro do país. Com isso, se é possível observar que dentro do país onde o IDH é considerado mais alto, a população em si apresenta maior qualidade em sua saúde, lazer e também em seu próprio desenvolvimento.

Dentro do Galão, o índice de desenvolvimento humano (IDH) atinge cerca de 0,648. Com isso, se é possível observar um índice medeio, e que ao logo dos anos, poderia se apresentar muito alto, o que seria considerado muito positivo para sua situação econômica e para seu próprio desenvolvimento.

IDH Do Gabão

IDH Do Gabão

Grande parte dos problemas dos índices econômicos e populacionais do país se dão por conta de problemas na distribuição de renda dentro do mesmo. Por se tratar de um país onde a riqueza é acumulada por uma pequena parte de sua população, diversos tipos de problemas surgem, privando na própria qualidade de vida da população do mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *