Segundo a Wikipedia, que define redes de negócios como um “método de marketing pelo qual as oportunidades de negócios são criadas através de redes de pessoas de negócios” Estas redes oferecem a oportunidade de negócio para as pessoas que estão envolvidas em suas próprias empresas para construir novas relações empreendedoras e gerar oportunidades de negócios, ao mesmo tempo.
Um Caminho Diferente
Há profissionais que acreditam que o negócio de marketing de rede é na verdade uma abordagem mais rentável de manter um negócio em relação a ter uma estratégia de publicidade ou relações públicas.
Eles alegam que isso é porque a rede de negócios é uma atividade de baixo custo que envolve mais empenho pessoal do proprietário da empresa mais do que qualquer outra coisa.
Em outras palavras, estabelecer uma rede de negócios não custa muito. Tudo que você precisa é de bons cartões de visita e está tudo pronto para iniciar a participação nas redes de negócios.
Estas redes de profissionais tem sido fonte de inspiração a muitos, pois dão a oportunidade de conhecer grandes personalidades na área em questão. È muito interessante se reunir com eles, conversar com eles e discutir questões que são de interesse mútuo.
Para complementar estas reuniões de trabalho, os membros muitas vezes se encontram fora deste círculo, em seu próprio tempo, e constróem suas próprias relações pessoais com os colegas.
O Início
As redes profissionais começam como um pequeno grupo. Geralmente três pessoas que acreditam que devem começar a se organizar. Se conhecem em uma hora de almoço num restaurante e começam a conversar sobre coisas que são de interesse comum.
Cada um convida alguém, e antes que se perceba, a rede evoluiu para um grupo de 30 ou mais profissionais com os mesmos interesses, gostos e desgostos.
Costumam se manter em contato uns com os outros através de um grupo de e-mail. Trocam idéias e compartilham experiências através da internet e isso ajuda muito.
É certo de que os outros membros pensam nestas trocas não só como informação, mas também como um incentivo para manter a rede forte e ativa.
Mencionei estes porque muitas empresas estão usando cada vez mais as redes sociais de negócios como um meio de crescer o seu círculo de contatos de negócios. Em geral, estas ferramentas permitem aos profissionais construir o seu círculo de parceiros de negócios em quem eles confiam.
Ao ligar esses parceiros de negócio, as ferramentas de rede permitem que os indivíduos procurem algumas pessoas dentro da sua rede. Através de apresentações, os membros destas redes, então podem entrar em contato com novos parceiros comerciais em potencial.
Uma vez que as empresas estão se expandindo globalmente, as redes sociais facilitam a se manter ligados a outros contatos em todo o mundo.