Cultura Digital e Escola

A cultura e a tecnologia por anos foram aspectos muito diferentes em diversas escolas, já que a possibilidade ade de acesso dos alunos em aparelhos que o conectassem com o mundo digital de forma pedagógica acabou sendo muito restrita por uma época.

Hoje, esse processo acabou sendo um pouco alterado, já que as crianças e adolescentes acabam tendo um grande contato com o mundo virtual fora da sala de aula, fazendo então com que diversos professores e instituições acabem se sentindo na necessidade de chamar a atenção dos mesmos por meio de intervenções que sejam interessantes para eles.

Assim começou o mundo digital dentro da escola, a pequenos passos, quando os alunos apenas podiam interagir com o computador de sua escola em aulas regulares e para métodos de pesquisa. Com o passar do tempo, a necessidade de maior interação dos jovens nesse tipo de aparelho acabou fazendo com que a necessidade dos mesmos levassem os níveis de acesso direto a tecnologia em escolas acabassem aumentando.

Hoje, já é possível encontrar diversas escolas que fizeram com que esse processo fosse realizado com maior interação dos alunos, por meio de desenvolvimento de pesquisas que fazem com que os mesmos necessitem acessar certos tipos de ferramentas para poder desenvolver-se.

A Cultura Digital Na Escola

Diversas escolas passaram por um processo de barramento a cultura digital dentro de sua instituição por diversos motivos, como em alguns casos a falta de preparo por meio dos professores.

Fica claro pra muita gente que as crianças e adolescentes acabam levando muito mais jeito, em alguns casos com o mundo da tecnologia, fazendo com que os professores acabassem não sendo desenvolvedores de metodologias que fizessem com que os mesmos desenvolvessem algum tipo de desenvolvimento.

Além disso, em diversas escolas, principalmente as consideradas públicas, o orçamento para o investimento na área acaba sendo pequeno, fazendo com que a prioridade acabasse sendo voltada pra outros setores da escola.

Existem diversas formas de se conectar o aluno culturalmente ao mundo da tecnologia, e isso acaba não sendo realizado somente por processos de se colocar alunos sentados em frente à computadores.

Se você é envolvido com o mundo escolar, com certeza já ouviu algo sobre o desenvolvimento de projetos. Diversos desses projetos acabam fazendo com que as crianças e adolescentes possam ter um contato maior com o mundo da tecnologia, a partir de seu projeto.

Alunos que desenvolvem ou trabalham na área de robôs, acabam sendo diretamente ligados a esse processo. Uma das áreas mais interessantes que esse tipo de processo acaba fornecendo ao aluno, além de sua extrema experiência acaba sendo relacionada a grande autonomia que o mesmo de certa forma acaba recebendo.

Isso faz com que o interesse do mesmo cresça de forma muito interessante, além de claro, desenvolver muitos lados importantes e seu desenvolvimento.

A Escola

Hoje, já é possível perceber que as escolas desempenham um papel maior no processo de inclusão do aluno ao mundo da tecnologia, fornecendo muitas vezes meios de se aprender com a disponibilização de tecnologias e outros tipos de áreas que possam desenvolver seu aluno de forma diferente.

Diversas aulas já são feitas com o auxílio de diversos tipos de tecnologias, fazendo assim com que o professor por diversas vezes acabe se conectando ainda mais com seus alunos.

Um dos benefícios desse tipo de processo dentro de uma escola acaba tendo grande relação ao processo do aluno acabar se interessando ainda mais pelo conteúdo veiculado pelo seu professor. É muito importante que os alunos acabem se interessando por suas aulas, fazendo assim com que os professores consigam passar ainda mais conhecimento para os mesmos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *