Carteira De Investimentos De Lirio Parisotto

Como Lírio Parisotto Entrou No Mercado Financeiro?

Lírio Parisotto é uma das pessoas que faz parte do seleto clube dos bilionários brasileiros, mas a vida não foi sempre feita de riquezas para esse empresário, investidor e bilionário, uma vez que ele nasceu em família simples, que trabalhava com agricultura de pequeno porte. Ele viveu na Zona Rural por grande parte da sua infância, até que então, tentando sair do campo para procurar melhores condições de trabalhou decidiu por entrar em uma escola para padres, onde ele estava cursando o seminário, mas essa vida se mostrou não ser para ele quando ele foi expulso da instituição por problemas de comportamento.

Quando Lírio Parisotto finalmente deixou o futuro de padre para traz, ele teve que batalhar muito para conseguir fazer a sua faculdade, para quem não sabe esse grande empresário é na verdade formado em medicina, uma graduação que concluiu na Universidade de Caxias do Sul, que fica em uma cidade próxima a sua cidade natal de Nova Bassano, que fica no estado do Rio Grande do Sul. Até que Parisotto tivesse uma vida mais confortável, ele teve que lutar muito por tudo que conseguiu, trabalhou em diversos empregos, nas mais diversas áreas de atuação, para que pudesse manter os pagamentos das mensalidades de medicina, que não nada baratas, como bem sabemos é um dos cursos de graduação mais caros que existem e em muitas cidades é de fato o mais caro.

No entanto, o caminho profissional que realmente levou Lírio Parisotto a chegar onde ele está nos dias de hoje, pode-se dizer que foi o caminho do empreendedorismo, quando ele decidiu abrir o seu próprio negócio ou melhor o seu próprio comércio. Ele começou abrindo uma loja de venda de eletrodomésticos, loja essa que era abastecida de produtos que ele buscava na cidade de São Paulo a preços mais baixos e depois revendia em sua cidade. O seu comércio prosperou muito e isso lhe rendeu uma outra oportunidade que seria mais um diferencial da sua vida, a oportunidade foi o convite para visitar uma fábrica de uma fabricante de eletrodomésticos lá no Japão, isso lhe fez conhecer certas técnicas que ainda não existiam no Brasil e Parisotto não deixou a oportunidade passar, assim que chegou logo abriu uma nova loja no ramo das fitas cassetes, onde fazia um trabalho ainda inédito em nosso país na época.

Essa sua nova empreitada aumentou consideravelmente o seu capital financeiro e com isso ele pode tanto investir mais no seu próprio negócio, quanto investir em outras áreas e foi nesse momento de tremendo sucesso na sua vida profissional que Lírio Parisotto fez as suas primeiras tentativas no mercado financeiro. Essas primeiras experiências não foram bem o que ele esperava e não lhe trouxeram lucro, pelo contrário lhe trouxeram até mesmo certos prejuízos e por esse motivo Parisotto decidiu passar por um bom período sem mexer com o mundo do mercado de ações, até que mais preparado e com um maior conhecimento pudesse saber exatamente como fazer os seus investimentos de forma certeira, dito e feito, quando ele voltou a atividade no mundo das ações, Parisotto tomou decisões tão acertadas, que elas lhe fazem multiplicar o seu dinheiro ainda nos dias de hoje.

Investimentos

Investimentos

Carteiras de Investimentos

Lírio Parisotto tem uma carteira de investimentos que chamamos de carteira fundamentalista, que consiste em analisar as ações não apenas pelas informações superficiais que estão disponíveis sobre ela, mas sim analisar a partir de um estudo mais concreto sobre a empresa, desde que ela não dê algum tipo de prejuízo é claro. Se avalia o quanto a empresa é sólida e estável, o alto comando da companhia também é estudado, já que eles podem interferir nos valores das ações e na imagem da empresa, uma coisa muito importante também é a política da empresa em relação ao pagamento dos acionistas que nela investem, pois de nada adianta a empresa lucrar mais e mais ano após ano, mas esse lucro não ser repassado de maneira justa para quem investiu em suas ações, além de outras variáveis que são fundamentais para a tomada de decisão sobre a compra.

O que queremos dizer é que é feita uma análise muito mais completa sobre quais são as previsões de rendimentos futuros e possíveis ganhos com o negócio, se considera quase tudo que envolve a empresa. Essa análise fundamentalista faz com que a compra de ações seja muito mais segura e na maioria das vezes, traz os maiores ganhos no longo prazo e não de imediato, os ganhos podem vir do pagamento dos dividendos, pode ser pela valorização das ações na bolsa de valores, etc., o ponto é que quanto mais você segurar uma ação, mais você vai ganhar com ela. Tudo isso mostra o porquê a sua principal técnica em sua carteira de investimentos é justamente o método do buy and hold, ou como poderíamos falar em português “comprar e segurar, aguardar”.

A carteira de investimentos de Lírio Parisotto é principalmente fixa, uma vez que ele mantém a mais de 20 anos certas ações e continua ganhando valores milionários com elas, podemos dizer que Parisotto não apenas investe nas ações, mas sim que ele investe na empresa e uma vez que a parceria se mostre sólida e que os seus dividendos estejam satisfatórios, ele manterá as ações, o que já vem fazendo em relação a muitos de seus investimentos. Uma de suas maiores escolhas é o fato de reinvestir os lucros que ganha a partir de suas ações antigas, com isso ele compra mais ações que lhe geram mais lucro, o que alimenta esse ciclo que por sua vez o faz mais bilionário dia após dia. Uma pergunta que muitas pessoas podem ter é, mas como ele sabe quais são as ações que lhe trarão retorno ou não?

Claramente é impossível dizer o que o futuro reserva, principalmente quando se fala de dinheiro, um exemplo disso é justamente o ano de 2020, onde apesar de todas as projeções feitas no ano de 2019, ninguém previu que aconteceria uma pandemia que mudaria os rumos do mundo em todas as áreas imagináveis, algumas para melhor e outras infelizmente para pior, o ponto é que certos tipos de investimentos diminuem muito os riscos, como é o caso da análise fundamentalista que Parisotto faz antes de adquirir suas ações, pois você entra no negócio sabendo muito bem o que está acontecendo e que aquilo é confiável.

A carteira atual de Lírio Parisotto tem ações que ele comprou lá em 1998 e ao que tudo indica ele não tem nenhum interesse em se desfazer dessas ações, entre as companhias fixas, cujas ações delas ele não vende de forma alguma estão a Eletrobrás, a Light, a Usiminas, a Braskem, o Banco do Brasil, a Vale, a Eternit, entre outras. Vale ressaltar também que Parisotto valoriza o investimento em setores do mercado que são mais estáveis, por exemplo, o setor de energia, que aconteça o que acontecer as pessoas vão continuar precisando de eletricidade, portanto, é um serviço praticamente essencial e não pode ser interrompido em grande escala de um dia para o outro. Em sua carteira normalmente não há empresas que fazem Ofertas públicas de ações, pois ele acredita que os custos são muito altos e a conta fica para os investidores.

Painel Com Números de Ações

Painel Com Números de Ações

É interessante falar também que Lírio Parisotto é um investidor que pensa com a razão, uma vez que não se deixa levar por tendências momentâneas e nem se deixa abater por períodos de crise, um dos exemplos disso, foi a crise que houve no ano de 2008, onde ele perdeu centenas de milhões devido as suas ações, mas não as vendeu, ele manteve mesmo com o gigantesco prejuízo e recuperou o seu dinheiro nos anos que se seguiram, pois a sua análise fez com que ele acreditasse nas empresas que investiu e ele tinha convicção de que elas tinham capacidade para se reerguer diante da situação, além disso, um de seus maiores conselhos é nunca se deixar levar pelo que os outros estão fazendo, seja em relação a compra ou vendas de ações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *