Economia do Chipre: PIB, IDH e Negócios

O Chipre é um país europeu que poucos brasileiros conhecem ou já ouviram falar. Localiza-se ao Leste do Mar Mediterrâneo. Um país insular pequeno, com uma extensão de 9.251 km² sendo 10 vezes menor do que Portugal.

Desde 2004, essa nação é parte da União Européia. O Euro é a sua moeda oficial desde 2008 e o país conta com pouco mais que 1 milhão de habitantes.

A capital do Chipre é a cidade de Nicósia. A língua oficial falada no país é o grego. Ocupa o terceiro lugar entre as ilhas mais populosas do Mediterrâneo, e conta com um regime presidencialista.

A cidade de Nicósia é considerada a maior do país, e é onde está localizada a sede do governo. Essa cidade também é o principal centro de negócios do Chipre. De todas as cidades da Europa, Nicósia é a única que se encontra dividida em 2 zonas: a zona sul (cujo comando é atribuído à parte grega), e a zona norte (que é comandada por outra parte, a turca).

A economia do Chipre se encontra em desenvolvimento, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país é considerado muito elevado.

O PIB (Produto Interno Bruto) per capita do Chipre é bem elevado (US$ 30.882), representando um valor maior do que em outros países, como o da Polônia, de Portugal, da Croácia, da Grécia e até do Brasil.

O país conta com lindas praias de águas transparentes e azuis. É um dos locais mais procurados na Europa durante o verão.

A taxa de desemprego no país, em 2018, era de 8,2%. Desde a crise na Europa, o desemprego no Chipre vem reduzindo, em especial entre os anos de 2012 e 2015. E a taxa de inflação equivale a 2,3%.

No caso do PIB do país, este vem apresentando um crescimento de cerca de 1% ao ano. A economia do país está voltada, principalmente, para o turismo, para o transporte e também para os serviços financeiros.

Mas o turismo no país é a atividade dominante na sua economia, tendo um impacto cultural e econômico muito expressivo no Chipre. No ano de 2006, esse setor contribui com o PIB em 10,7%. Trocando em moedas, o setor rendeu 5,4 milhões de dólares no mesmo ano ao país. Ainda em 2006, a estimativa é de que essa atividade foi a responsável por gerar em torno de 113 mil novos postos de trabalho no país. Porém, em decorrência de uma recente crise financeira, a quantidade de empregos sofreu uma redução.

O país recebe mais de 2 milhões de turistas por ano. O Chipre também é considerado como o 40° destino mais popular que há no mundo. E, se essa classificação for ajustada com o total da população, a sua posição sobe para o 6° lugar.

No ano de 1975, quando foi criada a Organização Mundial de Turismo, o país se tornou um dos seus membros.

O Chipre é muito famoso por ser a sede de inúmeras empresas offshore, e por suas taxas baixas de impostos cobradas. As principais cidades do país são: Nicósia, Agia Napa, Limassol, Protaras, Larnaca, Polis e Paphos.

Quanto aos negócios do Chipre, o mesmo é um dos Membros das Nações Unidas. E também assinou o GATT (Acordo Geral Internacional e Conselho da Europa). Desde 2004, o Chipre é membro da União Europeia, e a partir da segunda metade do ano de 2012, ele também passou a ocupar a presidência do Conselho da União Europeia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *