Comores é um país africano que fica situado na região dos arredores de Moçambique e também Madagascar, e que é conhecido por ser um país que é cercado de diversas ilhas, grandes e pequenas. Apesar do avanços dos anos que se passaram, Comores ou a União das Comores ainda é um país que luta para alcançar a soberania de uma região chamada de Mayotte, e que no ao de mil novecentos e setenta e cinco acabou escolhendo se tornar pertencente ao governo francês.
Comores é um país eu não apresenta grande extensão territorial, sendo sua área total estimada em 1862 km². Para se ter uma ideia, essa extensão do país, faz com ele seja considerado menor do que um terço de toda área presente no estado brasileiro chamado de Distrito Federal. A população total do país chega por volta de setecentos e cinquenta e cinco mil habitantes e são considerados muito religiosos, sendo a maioria deles voltados a religião chamada de islâmica.
A capital de Comores é chamada de Moroni, e a moeda do país é o Franco Comorense. Os habitantes desse país são oriundos de diferentes culturas, como a africana e também a cultura árabe. A alfabetização no país não é considerada tão forte como nos países mais desenvolvidos que apresentam por vezes quase toda sua população completamente alfabetizada. Em Comores, apenas um pouco mais da população tem acessos a alfabetização no país.
Os Negócios E A Economia De Comores
O país é ainda considerado muito pobre em relação aos demais países que o cercam, mas que oferece boas chances de recuperação de seu capital monetário, devido a quantidade de população jovem que é presente no país. Infelizmente o transporte de Comeres não é também considerado uns dos melhores, e também existe um déficit na quantidade de recursos naturais dentro do país, dificultando bastante o processo de ganho com produtos internos produzidos no país.
Apesar de os jovens serem considerados dentro do país uma esperança para que a situação econômica do país possa vir a melhorar, existe um déficit muito grande em investimentos na escolaridade dos mesmos, sendo esse o principal passo para o crescimento de um país, a partir do investimento de conhecimento da população. Esse é considerado então problema mais grave para o avanço do país, que acaba também fazendo com que grande parte dos jovens do país optem por desenvolver seus estudos em países internacionais, e não retornem para o país natal quando alcancem sua independência financeira, por falta de oportunidade de crescimento.
Comores é também um país que depende de forma muito importante de ajuda externa para suas movimentações financeiras, e também sustento dos custos que existem dentro do país, afirmando então que o país é ainda um dos mais pobres de todo o mundo. Hoje, as prioridades dos governos que comandam esse país são voltadas para o processo de aumento da taxa de emprego dentro do mesmo, além do investimento também na redução da pobreza dos habitantes.
O principal setor econômico do país são a agricultura e também a pesca, mesmo que esses tipos de serviços não consigam voltar em grande escala para o governo de forma monetária. Em Comores, a maior parte da população se encontra concentrada na região rural, já que os serviços que movimentam economicamente o país são bem mais voltados para o setor rural.
Existem também algumas pequenas empresas, quase que de cunho familiar que trabalham com o processo de produção e venda de perfumes e colônias, fazendo com que esse seja também um ramo considerado importante para a economia de Comores. Além desse ramo, existem empresas que trabalham também com o processo de venda e produção de produtos como cimento e sabonetes.
O grande problema no país é visto pela falta de desenvolvimento na parte de recursos naturais, que poderiam fazer com que as taxas de produção do país fossem bem maiores, e o mesmo não dependesse tanto de importação de produtos de outros países para que sua situação economia possa ser mantida de forma estável.
Quanto a área de turismo no país, que poderia ser vista como um grande refúgio para a arrecadação de valore monetários para o desenvolvimento do país, existe um movimento de interesse em visitação do país, mas que muitas vezes acaba não sendo suficiente para o mesmo. Geralmente, o turismo em Comores é voltado para a realização de visitação em vulcões e também em partes do arredores das ilhas que cercam o país.
O investimento na área de turismo é um processo muito necessário dentro do país, já que o mesmo oferece grandes oportunidades de se tornar um ponto de turismo muito forte, por suas belas praias e também pela possibilidade de oferecer ao turista um tipo de viagem que o mesmo nunca tenha realizado, ao conhecer regiões montanhosas e com vulcões.
PIB De Comores E Seu IDH
No ano de dois mil e quatro o país acabou apresentando um certo crescimento de seu PIB (produto interno bruto), que alcançou cerca de 1,9%, mesmo que o PIB per capta tenha se apresentado novamente em valores menores do que no ultimo ano. Isso pode ser entendido por alguns fatos como a falta de investimento, diminuição na quantidade de produtos e insumos consumidos dentro do país, e também referente ao aumento da inflação de Comores.
Quanto ao IDH do país, por se tratar de uma nação que não apresenta tantos benefícios para seus habitantes, suas tacas de índices de desenvolvimento humano são consideradas baixas, apresentando cerca de 0,503 no ano de dois mil e dezessete. Apesar de esse ser um úmero considerado baixo, ao longos dos anos está endo possível observar um certo crescimento nos índices analisados, sendo assim, esse processo considerado uma esperança para que haja um maior desenvolvimento dentro do país nos próximos anos.
O governo busca sempre estar atento ao fato de que o IDH do país merece uma grande atenção, por se tratar de um tipo de índice que poderá significar muito para o avanço do país, mas mesmo com essa aparente preocupação não é possível observar investimentos de grande amplitude na área de desenvolvimento humano em Comores.