Há muitos países que nunca nem ouvimos falar, muitas vezes é pelo seu tamanho, outras pela falta de importância econômica, territorial e política. Nem sempre os países são holofotes das notícias, pois não são relevantes para os restante das nações. Alguns são vistos por alguns pontos turísticos, outros por alguma curiosidade, mas de qualquer forma é sempre interessante conhecer novas culturas e países de modo geral.
De forma geral, o que define um país hoje é como está sua economia e consequentemente seu IDH e qualidade de vida das pessoas que vivem nele. Com uma economia boa, um país consegue se desenvolver com maior facilidade e dar assim melhores condições de empregos que gerarão pessoas mais capacitadas e felizes. Cada lugar do mundo possui um tipo de negócio que acaba dando mais certo do que outros, por exemplo no Japão, a maior parte da renda vem de tecnologias, no Brasil é do setor terciário e da agropecuária.
Da sua maneira o país vai se adaptando da maneira que consegue para suprir todas as necessidades e assim aumentando seu PIB. O país abaixo por exemplo é símbolo de turismo e isso sustenta a maioria das famílias, mesmo que desconhecido, faz muito sucesso para destinos de famílias europeias e com certeza você irá se encantar ao ver algumas fotos.
Andorra
Você por acaso já ouviu falar desse país? Muitas vezes apenas pelo turismo que ele oferece, mas na maioria das vezes nem sabemos que é um país, mas somente uma localização que pode ser parte de outro país. É encontrado na região da Península Ibérica e por isso muito confundido com França ou Espanha que são seus países vizinhos.
É um pequeno estado soberano europeu, com nome oficial de Principado de Andorra. Mesmo não tendo nenhuma saída para o mar ainda é muito conhecida pelos turistas. A França localizada ao norte do país e a Espanha ao sul. Em algumas teorias históricas, foi criada por Carlos Magno, até hoje vive um sistema incomum de política, que seria o principado com dois copríncipes, um deles sendo bispo católico de Urgell na Espanha e o presidente da República da França. A independência nunca ocorreu e isso está funcionando bem desde o século XI.
É uma nação tão pequena que está entre as seis menores nações da Europa, não chegando a quinhentos quilômetros quadrados. Sua população está em cerca de setenta e sete mil habitantes. A maioria da população é formada por ancestrais catalães. Em termos mundiais está entre o vinte menores países em tamanho e décimo primeiro país menor em população.
A língua mais falada no país é o catalão, mas devido a alta proximidade da Espanha, Portugal e França, as línguas mães de cada um desses países estão bem presentes também no país. A capital do país é Andorra-a-Velha, sendo a mais alta da Europa com mais de mil de altitude.
Economia
Totalmente baseada no turismo, apesar não ser da União Europeia, adotou o Euro para facilitar a circulação dentro da Europa. Durante algum tempo foi referência em expectativa de vida, sendo a maior do mundo. O turismo conta com mais de dez milhões de visitantes anualmente e chega a ser 80% do PIB do país
Membro das Nações Unidas, o país possui algumas isenções de impostos, ajudando bastante durantes o verão e o inverno rigorosos que possuem atrativos para todos os gostos. Durante o inverno as estâncias de esqui fazem uma das maiores rendas da população, sendo quase duzentos quilômetros de pista de esqui. Com mais de trezentos milhões de euros por ano e gerando cerca de dois mil empregos diretos e dez mil indiretos, o esqui só foi mais explorado depois de 2007, percebendo a grande necessidade.
Outro ponto muito importante para economia de Andorra é o setor bancário devido ao grande paraíso fiscal que ela se tornou. Por isso o setor financeiro chega a quase 19% do PIB. Com isso percebemos o que resta que é um porcentagem bem pequena para agropecuária que na verdade possui a maioria dos alimentos importados para sobrevivência da população.
Em destaque nesse ramo de plantação, o tabaco é destaque e na pecuária é mais comum a criação de ovinos. Ainda sim é um país com um tanto considerável de chumbo, ferro e madeira, suficiente para a própria população. É um país com taxas baixíssimas de desemprego com números menores que 5%. Ainda não sendo membro efetivo da União europeia consegue usufruir bastante de trocas comerciais sem taxas.