Economia De Burúndi: Pib, Idh E Negocios

O nosso conhecimento de mundo é muito baixo, não sabemos muito sobre outros países que podem até mesmo influenciar em nosso cotidiano, quanto mais os que estão mais escondidos. Países da Europa e da América são sempre visto com olhos mais interessantes por nós brasileiros por ser normalmente o nosso destino de viagem, ou simplesmente por ser uma fonte de “inspiração”. Mas já pensou em conhecer a África? Continente com tantas belezas, que infelizmente passa por muito problemas sociais, mas que merece tanta atenção como o restante do mundo.

Entender um pouco como a África se organiza é bem interessante, mas é complexo pois há tantos países que nem conhecemos, cada um deles com povos bem peculiares, com uma cultura bem forte e paisagens variadas a África carece de bons administradores e de ajuda em grande parte de suas economias que sobrevivem, mas que não dão conta de sustentar todos os habitantes, o que traz o maior número de subnutrição no continente.

Claro que há países que estão se sobressaindo como a África do Sul, mas ainda sim se trata de um país subdesenvolvido, assim como o Brasil. 

África

De modo geral um continente quente, com desertos, mas também com grandes florestas e as maravilhosas savanas que tanto admiramos. É o terceiro continente em questões territoriais, ficando atrás da Ásia e da América somente. Possui cerca de trinta milhões de quilômetros quadrados. É o segundo mais populoso do mundo, com cerca de um bilhão de habitantes.

Ocupa cerca de 20,3% da superfície terrestre, com mais de cinquenta países independentes. É um dos continentes com maior diversidade política tendo reinos e repúblicas, étnicas com negros, brancos e pardos, cultural com religiões e costumes diferenciados. O grande problema do continente é realmente ser bem pobre em relação ao restante, com cerca de vinte dos trinta países mais necessitados do mundo.

A subnutrição, baixa expectativa de vida e o analfabetismo são os que mais assombram os países. Mas ainda há alguns que possuem uma qualidade de vida razoavelmente boa como Argélia, Marrocos e Tunísia, nomes que muitas vezes nem sequer ouvimos falar.

É dividida em cinco regiões de acordo com a localização, sendo a África setentrional, a Ocidental, a Central, a Oriental e a Meridional e além dessa divisão também existe a divisão de África Branca e a África Negra. Sendo que a África Branca é mais os países da África do Norte e a África Negra é formada pelo restante do continente.

Burundi

Se a primeira coisa que veio em sua cabeça foi: “ Nunca ouvi falar”, você não é o único, Burundi é um país bem pequeno no Norte da África, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) bem baixo, sendo o décimo menor do mundo todo. Possui uma república como sistema político e fica entre a Ruanda, Tanzânia e República Democrática do Congo.

É um país pouco conhecido, mas sua maior contribuição para a humanidade sem dúvida nenhuma é a nascente do rio Nilo, o qual sabemos que foi essencial para os povos antigos como os egípcios. A cidade mais populosa é Bujumbura que foi a capital até o ano de 2018, mas juntamente com a sede do governo a capital foi transferida para Gitega.

A história de Burundi é bem parecida com outras da África, a qual participou de uma colonização de exploração, no caso Burundi era uma colônia Alemã a partir de 1885, com a conferência de Berlim. Alguns povos que já estavam por lá tiveram grandes rivalidades com a chegada dos alemães.

Os grupos principais eram o Hutus, com a maioria da população e a minoria sendo Tutsi, mas possuindo o poder monárquico até então. Se tornou independente somente em 1962, mas antes disso durante a guerras foi unificada com o país vizinho chamado Ruanda.

Logicamente que não foi um processo fácil, já que inicialmente era uma monarquia Tutsi e assim alguns anos depois com uma rebelião chegou a república para o povo. Mas ainda sim não foi uma república fácil de ser estabelecida, sofrendo diversos golpes, mortes e guerras entre povos. Com isso a dívida externa aumentou para que o armamento melhorasse e ainda nos dias atuais o país se divide entre esses dois povos, matando milhares de pessoas, e gerando centenas de refugiados.

Geografia De Burundi

Localizado na região dos Grandes Lagos Africanos, sendo um país montanhoso, com o monte Heha que dá origem ao Rio Nilo. A altura média do país é de quase dois mil metros. O clima do local é bem quente, variando em duas fases do ano, sendo uma chuvosa e outra seca.

Economia 

Falando de maneira geral, é um país que não sabe muito bem como aproveitar os recursos que possui, sendo um dos mais pobres do mundo, mas com muitos recursos minerais. O que prejudica mais o desenvolvimento interno do país é os conflitos que ele possui com países da região como Uganda e Ruanda.

Não possui nenhuma saída para o mar e a industrialização não chegou em grande escalas, assim o que sustenta o país é a agricultura, sendo a maior força de trabalho voltada para a agricultura de subsistência. Por incrível que pareça o seu produto mais vendido é o café, conseguindo exportar e se manter.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *