Apreciação da Taxa de Câmbio o Que é?

Se você pensando em comprar, vender, investir ou viajar, é importante saber antes qual a taxa de câmbio real. 

Hoje em dia, os países estão tendo cada vez mais uma interação entre si. Em todos eles, algo que tem um papel de extrema importância são as relações econômicas que eles mantêm com os demais países. Cada país tem uma moeda diferente. 

E, para possibilitar as transações econômicas entre as nações, é necessário ter uma regra usada para conversão, que permita que uma moeda possa ser comparada com todas as demais. Basicamente, é assim que funciona a taxa de câmbio.

A taxa de câmbio é tida como a relação existente entre as moedas de dois países, onde podemos comparar o preço de uma em relação ao preço da outra. É uma forma de expressar, quantitativamente, como é a reação de troca que acontece entre as moedas, bem como também expressa relação de troca que acontece entre os países. 

Uma variável macroeconômica considerada como uma das mais importantes é o câmbio, principalmente no que se refere às relações financeiras e comerciais entre um país e os demais.

Quando há muita oferta de um produto no mercado, a tendência é que o seu preço diminua. E, quando há uma escassez do produto ofertado no mercado, o seu preço aumenta. No mercado cambial, é preciso pensar nessa mesma linha de raciocínio. Para isso, é só pensar que a moeda estrangeira representa o bem e a taxa de câmbio representa o preço do mesmo no mercado.

A taxa de câmbio exprime a relação entre a quantidade de moeda nacional é preciso para que se possa comprar uma unidade da moeda estrangeira.

Ilustração Sobre Taxa de Câmbio

Ilustração Sobre Taxa de Câmbio

No post de hoje, daremos mais detalhes sobre a apreciação da taxa de câmbio, o que é e como funciona.

Continue lendo que te daremos mais informações sobre esse assunto. Vamos lá!

Mas o Que Significa Apreciação da Taxa de Câmbio?

Por apreciação, podemos entender todo aumento de valor capaz de afetar um certo ativo financeiro ou econômico. A apreciação é o contrário da depreciação, que é quando um determinado ativo vai perdendo valor.

É muito comum o uso do termo apreciação em mercados cambiais, representando o aumento de valor de determinada moeda em relação à outra. Porém, é comum falar-se em apreciação somente quando se trata de um ambiente onde o regime adotado para as taxas de câmbio é flexível.

O que caracteriza esse regime é, basicamente, o fato de que as autoridades monetárias do país não impõem nenhuma barreira ou impedimento nos mercados cambiais, o que faz com que o valor das taxas de câmbio existentes entre as diversas moedas seja derivado exclusivamente pela relação ente oferta e demanda, passível se verificar na prática.

Apreciação da Taxa de Câmbio

Apreciação da Taxa de Câmbio

Assim como acontece com no mundo dos negócios, o mercado financeiro também é repleto de estratégias. A apreciação e depreciação da taxa de câmbio são dois exemplos dessas estratégias.

Quando nos deparamos com um quadro de apreciação cambial, temos uma redução das exportações, uma vez que os preços aumentaram. Outra situação provocada pela apreciação cambial é um aumento das importações e, consequentemente, gera um aumento da inflação.

No caso da desvalorização cambial, acontece o contrário do que acontece com a apreciação, ou valorização. O volume das exportações aumenta, enquanto as importações diminuem. Pois há uma queda no preço da moeda nacional quando comparado com o preço das moedas de outros países.

Se considerarmos o mercado interno, podemos perceber que a desvalorização pode apresentar pontos positivos, pois a elevação da economia nacional provoca uma competição maior quando comparado com os produtos internos do mercado estrangeiro.

Para se prevenir quando esse tipo de oscilação acontecer, seja como um investidor doméstico, ou como uma empresa, é se planejar de forma que tenha sempre um fluxo positivo de caixa, e também um bom fundo de reserva para cobrir uma necessidade que venha a surgir.

Taxa de Câmbio Real

Taxa de Câmbio Real

Taxa de Câmbio Real

Antes de irmos direto ao assunto, vamos entender o que a taxa de câmbio real. Trata-se do preço da moeda nacional, levando a inflação em consideração. Dessa forma, é preciso conhecer, no dia, como está a cotação do dólar para saber quanto será pago pela moeda.

As cotações mais usadas no Brasil são do euro e do dólar. No entanto, o câmbio real é válido para toda troca realizadas entre duas moedas diferentes.

Tipos de Taxas de Câmbio

Existem, basicamente, três tipos de taxas de câmbio: taxa de câmbio real, nominal e efetiva.

1 – Taxa de câmbio nominal: é o tipo que a população mais vê, e refere-se ao custo que uma moeda possui em relação à moeda de outro país. Por exemplo: quando ouvimos que US$ está custando R$ 3,00, estamos diante da taxa de câmbio nominal. Os valores variam conforme as oscilações que acontecem nas bolsas de valores pelo mundo e também de acordo com dia.

2 – Taxa de câmbio real: acontece quando há uma correção nesses valores conforme a inflação externa e interna.

3 – Taxa de câmbio efetiva: trata-se daquela que leva em consideração o grau de interferência de cada país nos fluxos referentes as relações cambiais.

Como é o Funcionamento da Taxa de Câmbio Real

Vários fatores são levados em consideração para que se possa determinar o preço de uma moeda. Em meio a esses fatores estão a oferta e a demanda. Como as principais transações que acontecem ao redor do mundo são lastreadas sobre o dólar, essa moeda é considerada como “forte”. 

O preço do petróleo, por exemplo, é ligado ao dólar. Um exemplo que demonstra claramente é quando o valor do real sofre uma desvalorização diante do dólar, provocando um aumento, aqui no Brasil, do preço do combustível.

No que diz respeito ao euro, é uma moeda que a maior parte dos países europeus utiliza. Por isso, existe uma demanda grande dessa moeda para a realização de transações comerciais pelo mundo, fazendo com que o euro seja mais caro que a moeda norte-americana. 

Isso acontece pois, quanto maior for a oferta de uma determinada moeda com relação à demanda, menor a taxa de câmbio. Isso é o mesmo que dizer que, quanto mais pessoas tiverem interesse em comprar o euro, e menos dessa moeda estiver em circulação em certo país, menor será o seu valor ali.

Gráfico de Taxa de Câmbio Real

Gráfico de Taxa de Câmbio Real

Assim, quanto maior for a demanda da moeda estrangeira com relação à demanda dessas moedas, maiores serão os seus preços. O aumento da demanda pode acontecer por diversos motivos, como para manter o poder de compra, para escapar da inflação, dentre outros…

Muitos investidores, por receio de que o real se desvalorize, acabam realizando as suas aplicações no exterior. Essas variações podem fazer uma moeda sofrer valorização (apreciação) ou uma desvalorização (depreciação).

A Relação Entre o Dólar e Taxa de Câmbio Real

Quando se trata do dólar, é preciso levar em consideração três fatores. São eles: o dólar comercial, o dólar turismo e o dólar paralelo.

Dólar

Dólar

  • Dólar comercial: é uma taxa que afeta os empréstimos no exterior, as importações e as exportações. Trata-se de uma taxa referência pra qualquer operação de câmbio. É por meio do dólar comercial que podemos saber como está a valorização ou desvalorização do real diante do dólar.
  • Dólar turismo: possui um valor um pouco maior do que o dólar comercial. É o dólar adquirido pelas pessoas que irão viajar para o exterior.
  • Dólar paralelo: considerado como a venda ilícita do dólar. O Banco Central não o autoriza. Não é possível comprovar a sua origem. Geralmente, o dólar paralelo é usado em lavagem de dinheiro e no tráfico.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Câmbio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *