Economia Da Indonésia: Pib, Idh E Negocios

Indonésia

A Indonésia é um pequeno e encantador país formado por um conjunto de ilhas, elas estão localizadas no Oceano Pacífico e pertencem à região do sudoeste asiático. A Indonésia é definitivamente um país paradisíaco, um lugar que recebe milhões de turistas durante todo o ano, esses turistas saem das mais diversas partes do globo rumo ao arquipélago de ilhas.

Um dos benefícios de receber tantas pessoas anualmente é que grande parte da sua economia é movimentada devido ao turismo, isso move grande parte do país e emprega uma grande porcentagem da sua população. O setor de turismo pode ser definido também como setor de serviços, ele é um dos que mais gera renda e empregos para o povo indonésio, o que é muito justo considerando que o país tem paisagens incríveis, praias maravilhosas, ilhas praticamente particulares e uma vida animal terrestre e marinha muito distinta e impressionante.

A sua população é bem grande. Chegando a ser até mesmo maior do que a população do Brasil, o grande ponto nesta observação é que seu território é muito menor do que o do nosso país, o que por sua vez faz a Indonésia chamar muita atenção por outro motivo, que é a grande densidade populacional que acontece nas ilhas que formam esse Estado, em valores estamos falando de quase 140 habitantes por quilometro quadrado, sendo assim considerado um país altamente populoso.

Economia

Nos quesitos relacionados à economia da Indonésia é importante dizer que o país já foi um grande exportador de materiais como a borracha, por exemplo. Além disso, o país também já teve destaque na exportação do petróleo, contudo grande parte da população hoje vive de atividades relacionadas ao setor de turismo, de agricultura e também de pesca.

É muito interessante mencionar que embora a primeira vista a Indonésia pareça ser um país muito pobre, a sua economia considerando números é uma economia que não vai tao mal assim, inclusive ela participa do grupo G20 que inclui as 20 grandes economias prosperas do planeta. O que acontece na Indonésia é muitas vezes a sua renda não é tão bem distribuída assim, tendo muitas comunidades que vivem com bem pouco.

Moeda da Indonésia

Moeda da Indonésia

O lado industrial do país não tem grande destaque e tem muito pouca exportação, grande parte dos produtos confeccionados no país são para atender a própria população, o que se configura como produção industrial com foco em consumo interno, portanto a produção da indústria do país não contribui significativamente para mudar ou melhorar tanto assim os seus fatores econômicos.

O panorama que vemos hoje, no entanto, indica que o setor industrial pode vir a crescer e ganhar mais destaque nos próximos anos, uma vez que mais investimentos chegam ao país, dentre os setores industriais mais proeminentes estão a área de eletrônicos, de papel, de cimento, entre outras. É interessante falar nesse crescimento, uma vez que a própria economia do país também vem acrescendo ano após ano, em uma porcentagem que varia sempre em torno dos 6% mais ou menos.

Os governantes da Indonésia sempre demonstram publicamente a confiança que eles possuem no seu país, no quesito de crescimento e de economia, eles sempre afirmam que o país em breve estará entre as maiores economias do mundo e que ele está chegando lá aos poucos, no entanto, há ainda problemas internos a serem resolvidos, como problemas da própria população indonésia.

Governantes da Indonésia

Governantes da Indonésia

Os grandes problemas que foram enfrentados pelo arquipélago no século XXI, têm sido enfrentados de maneira muito sensata e madura, de forma a não atingir de maneira muito forte ou negativa a sua economia. Não devemos nos esquecer também que a Indonésia foi uma das nações que menos foi abalada, na época em que todo o mundo entrou em uma grande crise, no ano de 2008, isso aconteceu principalmente por causa do próprio pais movimentar muito a sua economia, sendo menos dependente de terceiros.

Indicadores Econômicos

Muitas pessoas escutam falar de indicadores econômicos, outras sequer sabem do que se trata esse termo, o ponto é que esses indicadores servem como uma orientação para que pessoas de todos os lugares possam ter uma noção sobre as condições em que se encontra um país, em relação à sua economia, em relação aos seus cidadoas e negócios. Esses indicadores são padronizados, dessa forma eles são uma ferramenta para avaliar todas as nações do mundo de uma forma justa, a qual todas elas são submetidas aos mesmos parâmetros e critérios, que são predefinidos e determinados dependendo do indicador.

Indicadores Econômicos

Indicadores Econômicos

Alguns indicadores são altamente importantes, até mesmo para que se tenha projeções futuras sobre um país ou outro país, eles servem também para que os investidores possam decidir se querem colocar o seu capital em determinado território ou não, isso acontece porque esses indicadores também estão relacionados a confiabilidade de uma nação. Como alguns dos mais importantes podemos citar, por exemplo, o IDH e o PIB, por esse motivo falaremos um pouco mais sobre eles a seguir.

O PIB ou Produto Interno Bruto da Indonésia segundo dados do ano de 2017 foi de 1,016 trilhão de dólares americanos, ele está em uma trajetória de alta a cada ano, após um pequeno período de queda bem rápido e não muito impactante na economia do país. O PIB per capita do país, considerando dados divulgados no ano de 2017 foi de 3846,86 dólares, um valor considerado alto.

PIB da Indonésia

PIB da Indonésia

O IDH ou Índice de Desenvolvimento Humano está relacionado a alguns fatores combinados, são ele o nível de escolaridade, a qualidade do estudo, os níveis de saúde em um país e também é considerada a renda de uma população, entre outros termos em menor importância. Ele funciona como indicador da qualidade de vida no país, sem considerar apenas os aspectos econômicos e as cifras, ele se torna assim mais abrangente e coerente com a condição de um povo.

A Indonésia conta com um IDH relativamente alto, ele está no valor de 0,707, considerando que o IDH varia de 0 (sendo este número muito ruim) a até 1 (sendo este número muito bom), esse valor de IDH é considerado bom, ele ainda está entre os valores que são considerados altos, um IDH a partir de 0,699 já é considerado mediano. Para servir como um ponto de comparação o IDH do Brasil é de 0,759.

IDH da Indonésia

IDH da Indonésia

Considerando os parceiros econômicos do país, hoje podemos citar que eles são o Japão, Singapura, a China e até mesmo os Estados Unidos. A Indonésia em geral tem uma boa relação com os seus vizinhos do Pacifico. Um fator que pode se tornar interessante e atrair mais pessoas para negociar com o país é a sua moeda, que por sua vez é muito desvalorizada quando comparada com as principais moedas do mundo, tal como o euro, o dólar, entre outras, isso também faz com que os baixos custos do país atraiam investidores para fazer negócios.

Indonésia Atualmente

No ano de 2020 estamos vivendo uma crise global por causa de uma nova doença, é o novo corona vírus ou apenas COVID-19, o mundo todo está sendo afetado pelos milhares de casos que estão acontecendo em todos os continentes, essa crise vai atingir todo o globo economicamente, portanto, a Indonésia também, uma vez que o seu setor de serviços ficará por um período sem movimentação devido ao fechamento de fronteiras, no momento o que podemos fazer é aguardar para ver como serão os desdobramentos sociais, culturais e econômicos em todo o mundo. Esperamos pelo melhor e que tudo possa voltar ao normal o mais rápido possível e claro, sem que comprometa a saúde das pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *