Quais São as Maiores Economias da América do Sul?

Que a economia é um dos assuntos mais importantes no mundo todo, isso não é uma novidade. E que todas as pessoas, por mais que não conheçam o assunto, estão ligadas a ela de alguma forma. Nos últimos anos, porém, a economia demonstrou que não é tão forte quanto se pensava, podendo ocorrer baques eventuais. O último que causou um grande frisson em várias economias foi justamente  a bolha imobiliária dos Estados Unidos, em 2008, no qual alguns países ainda estão em franca recuperação.

Mais recentemente, outro evento que vem causando grande preocupação é a pandemia do chamado “Corona vírus”, que se originou na China no fim de 2019 e vem causando uma série de infecções e mortes mundo afora. Imaginava-se que ela teria uma letalidade menor do que o SARS, gripe asiática que, em 2002, matou cerca de 800 pessoas em todo o planeta. Porém, em apenas 3 meses, o corona vírus fez com que mais de 10 mil pessoas morressem somente na Itália. Uma das medidas para a sua contenção é, justamente, fazer com que a população mundial ficasse de quarentena para evitar a propagação ainda mais rápida do vírus.

Com essa paralisação ocorrendo em escolas, universidades, igrejas e indústrias em geral, teme-se que a economia possa sofrer um baque ainda maior do que foi em 2008, com previsões de crescimento dando conta que a taxa em 2020 vai ser a mais baixa desde 2009.

Países da América do Sul

Países da América do Sul

E, já que estamos falando da economia mundial, que tal conhecermos um pouco mais sobre a economia da América do Sul, onde o Brasil está inserido? Aqui, você vai conhecer quais são as nações com maior economia em todo o continente, bem como algumas curiosidades bastante interessantes sobre o fato. Vamos lá?

A Economia na América do Sul

A América do Sul é um continente que tem um grande trunfo em sua porção central e norte: a presença de um dos maciços ambientais mais importantes para a vida no planeta: a Floresta Amazônica, que se divide entre alguns dos seus 12 países. O Brasil, como se sabe, é o país que detém a maior parte dessa floresta e, consequentemente, da riqueza que ela consegue abrigar entre a floresta densa. Não é à toa também que ela é uma das responsáveis por gerar o maior rio em quilometragem e quantidade de água de todo o mundo: o Rio Amazonas, que deságua no oceano Atlântico.

Economia na América do Sul

Economia na América do Sul

A América do Sul nunca desempenhou um papel relevante na economia mundial até o ano de 1930, quando o continente passou a ser inserido nas discussões mundiais por conta de um plano de economia que passou a vigorar na maioria dos países. A atividade agropecuária que desenvolvida no continente tem a missão principal de dar conta do mercado interno. Porém, a exportação de cereais como soja e milho, além de carne também é um dos principais fatores de equilíbrio que consegue manter a América do Sul competitiva.

Atualmente, é um continente em amplo processo de modernização e de crescimento, porém ainda mantém graves problemas ambientais e sociais, que impedem que tanto o continente quanto os países sejam considerados desenvolvidos.

O Brasil

Economia do Brasil

Economia do Brasil

Não é surpresa para ninguém que o Brasil seja a maior economia da América do Sul, com um PIB (PPC) de quase 300 bilhões de dólares. O país, que tem uma dimensão continental, exerce diversas atividades econômicas que fazem com que ele possa se situar entre os principais países que sustentam a América do Sul. Entre as principais atividades realizadas por aqui, pode-se destacar a agropecuária, a extração e exploração de petróleo, além também dos polos tecnológicos existentes no território, que estão muitas vezes ligadas a instituições de ensino públicas.

Crescendo a ritmo chinês a partir da década de 2000, o Brasil viu o seu sonho de ocupar  seleto grupo de países mais desenvolvidos ficar cada vez mais longe, já que, a partir de 2013, o país entrou em uma recessão, encontrando-se, agora, em um processo de recuperação. Outro fator que contribuí para esse cenário é a crise política, que se arrasta desde 2014.

A Argentina

Economia da Argentina

Economia da Argentina

Os Hermanos vêm logo atrás de nós, com um PIB (PPC) de mais de 90 bilhões de dólares em 2019. Assim com o Brasil, os principais produtos que são exportados são os agropecuários, principalmente cereais como a Soja e o Trigo, sendo que o Brasil é um dos principais compradores desse último item. A  Argentina é um país no qual grande parte de sua população é alfabetizada, além de uma base industrial com satisfatória diversificação. Tem um Índice de Desenvolvimento bastante alto, perdendo apenas para o Chile. Além disso, faz parte de vários grupos de comércio, tanto locais como mundiais.

Porém, nos últimos anos, a Argentina vêm sofrendo uma recessão em sua economia, situação semelhante com o que acontece no Brasil. Em 2015, o então presidente eleito Maurício Macri resolve aplicar medidas liberais para tentar salvar a economia. O que aconteceu, no entanto, foi num aprofundamento da crise, o que culminou na eleição, em 2019, do peronista Alberto Fernandez, significando a volta dos ideais de Nestor Kirchner ao poder.

A Colômbia

Economia da Colômbia

Economia da Colômbia

A terceira maior economia da América do Sul, com um PIB (PPC) de quase 61 bilhões de dólares em 2019, a Colômbia têm sua economia toda baseada na exportação de cereais e de outros elementos agropecuários, como o café, a cana de açúcar, couro, além da exploração de pedras e metais preciosos, bem como, também, a fabricação em massa de produtos químicos.

A economia da Colômbia se manteve bastante estável nos anos 2010, num período onde várias economias antes equilibradas se viam bastante deterioradas, como é o caso do Brasil e da Argentina. Apesar de os grandes volumes de exportação estarem ligados aos produtos agropecuários, uma outra área também é bastante responsável pelo balanço econômico do país, mesmo que seja ilegal: estamos falando do narcotráfico.

A Colômbia é o primeiro país a plantar maconha de forma industrial, além também de ser um produtor da folha de coca, que faz parte da tradição andina e que é uma das matérias primas para a fabricação da cocaína, droga ilegal em todo o mundo. O principal mercado da cocaína é, justamente, os Estados Unidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *