Economia Da Guatemala: Pib, Idh E Negocios

A economia entre continentes muda muito, mas ainda sim dentro de um continente apenas é bastante diferente. Falando da América por exemplo, vemos que a América na porção norte é bem diferente do restante, por conta disso algumas subdivisões foram criadas para amenizar esse problema. América Central é considerada a mais pobre, a América do sul é mediana, possuindo países em zonas emergenciais, mas alguns também em constante crescimento e por último a região norte com seus países crescendo a todo vapor.

Como É A América Do Sul?

É limitado ao sul pela Colômbia e ao norte pela Península de Iucatã no México, cercado ao leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Pacífico. Está localizada bem em cima da placa tectônica Caribeana, por conta desse detalhe há muitos terremotos e desastres naturais. Possui grande parte do território banhado pelo mar do Caribe.

Possui várias montanhas e a mais alta delas se encontra na Guatemala. Há alguns vulcões que estão inativos, além de vários lagos e plantações de alimentos bem parecidos com os nossos como milho, café e bananas. Além disso possui grandes reservas de gás, prata, ouro e petróleo.

Desde antes dos Espanhóis chegarem já era habitada por grupos aborígenes, algumas características permaneceram, mas como houve muita influência europeia ao longo do tempo, hoje vemos uma América Central em que a maioria dos países falam espanhol e outros detalhes. É um subcontinente muito rico em cultura, paisagens naturais e formas de gerenciar a economia.

Guatemala: Detalhes Gerais

É um dos países mais importantes da América Central, possuindo um regime político republicano, com fronteiras pelo México pelo norte e oeste, por Belize e Honduras a leste e El Salvador pelo sul. A capital do país é a Cidade da Guatemala, sendo a maior cidade do país. É banhada pelo oceano Pacífico ao sul. País bem montanhoso, como já foi citado possui o maior ponto da América Central.

Se tornou independente somente em 1821 da Espanha, logo de cara o seu nome foi Estados Unidos Da América Central, mas logo depois houve muitas disputas políticas gerando uma instabilidade política, se desfazendo no final do século XIX. Algumas disputas também ocorreram depois, como uma guerra civil entre governo e militantes de esquerda. Depois disso a paz reinou, trazendo eleições democráticas e uma crescimento econômico bem alto.

A maioria da população mora na zona rural, com uma população total de quatorze milhões de pessoas.

Economia Da Guatemala

Dinheiro de Guatemala

Dinheiro de Guatemala

Voltada totalmente para produção e exportação de produtos vindo da agricultura, a economia do país vem crescendo. Os principais alimentos produzidos lá são café, milho, banana e açúcar, todas elas bem parecidas com as brasileiras devido ao clima quente durante a maioria do ano.

Além disso nos últimos anos a abertura comercial se abriu, conseguindo trazer maiorias turistas e investidores. Isso foi um grande avanço para a Guatemala, inclusive quando findou-se a Guerra Civil que já durava mais de trinta anos no local. O turismo também é uma fonte de riqueza bem grande para o país.

A taxa de crescimento do país foi de 3,5% em 2018, mostrando que o valor dos produtos agrícolas quadruplicou.  Outra fonte de renda para o país é a mineração, que também consegue levar grande toneladas para a exportação. Hoje em dia é um dos países que possui o menor impostos da América.

É um dos países da América com a maior desigualdade de renda, sendo medida pelo Coeficiente de Gini, no valor de 0,63. Sendo que mesmo com o crescimento econômico não houve mudança nenhuma para o povo, pelo o contrário os números só aumentaram. Enquanto isso metade das crianças sofrem com a fome.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *