Economia Da Estónia: Pib, Idh E Negocios

Estônia 

A Estônia é um país que está localizado no extremo Oriente do continente Europeu, já na divisão com a Rússia. Esse pequeno país faz fronteira também com a Letônia e com a Finlândia, mas vale ressaltar que uma parcela de suas fronteiras não são em terra, mas sim delimitadas por mar, já que o próprio país possui uma parte de seu território não no continente, mas em ilhas que estão localizadas no mar, mar esse que possui o nome de mar dos Balcãs. 

Esse país tem as suas raízes com os povos nativos de suas terras, mas também com os povos nórdicos que estão próximos a eles, principalmente a Finlândia, país muito parecido em costumes e cultura com a Estônia. Por um certo tempo na história, a Estônia foi anexada à outras nações europeias, inclusive no século XX foi um dos Estados a formar a grande União Soviética. 

Devido à sua historias e suas raízes, a sua língua oficial que é o estoniano foi muito influenciada por várias nações próximas, tanto pelo alemão, pela língua finlandesa que inclusive é muito parecida e também possui palavras suecas em seu vocabulário. Por ter feito parte da União Soviética, uma considerável parcela de sua população fala o idioma russo, pois no período de unificação, esse idioma era obrigatório e ensinado nas escolas, assim como a sua língua oficial o estoniano, atualmente as novas gerações já não dominam tanto o russo. 

A Estônia tem um governo parlamentar, no qual ela possui o seu presidente, mas também possui o seu primeiro ministro, que é indicado por políticos eleitos para o parlamento do país, ou apenas é escolhido pelo partido que teve mais associados eleitos. Um dos principais papeis do seu primeiro ministro é nomear as pessoas que estarão à frente dos ministérios do país. 

Economia 

A economia do país foi muito influenciada e impactada pelos acontecimentos históricos ao longo de sua trajetória. O país esteve praticamente anulado de relações comerciais e econômicas durante o seu período de unificação com a União Soviética, o que causou estagnação, pobreza, problemas sociais e muitas dificuldades para a nação. 

Após o fim do regime soviético era preciso correr atrás para reconstruir um pais que havia praticamente parado no tempo, que não estava modernizado em nenhuma área, que estava imobilizado em um passado muito distante, mas isso não foi fácil e por muitos anos a população continuou sofrendo devido aos frutos dessa época, no entanto o seu governo tinha uma meta clara, que era de reerguer a Estônia. 

Bandeira da Estônia 

Bandeira da Estônia

Muitos planos então foram colocados em prática, houve inclusive a tentativa de adentrar ao grupo da União Europeia, incluindo o grupo de países que utiliza a moeda do euro, o que inicialmente fracassou, pois a Estônia não foi aceita devido às suas condições ainda precárias, mas que após uma certa recuperação econômica, a Estônia finalmente foi admitida neste poderoso conglomerado que utiliza essa moeda, que é nada menos do que uma das mais fortes do mundo e isso deu início à uma nova fase do país a partir de janeiro de 2011, uma fase de prosperidade e crescimento. 

Atualmente a economia da Estônia é uma das mais consistentes da região, ela se encontra no modelo de economia de mercado e o país está por fim estabilizado. Essa nação tem as suas raízes bem edificadas nos seus principais setores, que são o setor de serviços, o setor da tecnologia eletrônica e das telecomunicações, além disso o país conta com laços muito fortes em suas parcerias com outros países. 

Uma das decisões que mais afetaram a estrutura econômica estoniana é o fato deles diminuírem o seu ritmo industrial, o que inicialmente parece ir contra às premissas de um mercado promissor, mas ao contrário de investir em industrias, que requerem mão de obra barata e sem muita profissionalização, eles resolverem investir nos serviços e nas áreas de tecnologias de informação, tanto que hoje programação é uma das matérias básicas no currículo escolar do país. Essa decisão é vista com sucesso, uma vez que desde que essas medidas foram tomadas o país tem se mostrado cada vez mais promissor, com um PIB crescente e uma economia que se torna mais forte a cada ano. 

Hoje o país é considerado uma forte potência no mundo e um dos mais confiáveis para se fazer negócio, a sua taxa de crescimento tem sido muito positiva desde que se recuperou da crise que afetou o mundo todo em 2008 e é praticamente autossuficiente energeticamente, o que hoje influencia muito no poder e independência de um Estado.  

PIB 

PIB 

PIB

O seu PIB ou Produto Interno Bruto vem em uma crescente trajetória desde o início do século XXI, muitos foram os fatores que o influenciaram, tal como a entrada na poderosa União Europeia, na Organização Mundial do Comércio e também na entrada do Euro como moeda, além disso o seu PIB teve um grande pico de crescimento no ano da sua entrada na UE. 

Atualmente o seu PIB está acima dos 20 bilhões de euros, isso considerando que é um país menor do que alguns estados brasileiros, ele é menor do que o estado de São Paulo, por exemplo. O Seu PIB por renda per capita é por volta dos 15 mil euros. 

IDH 

O IDH ou Índice de Desenvolvimento Humano é um índice que mede as condições de qualidade de vida de um país, considerando muitos fatores para definir o seu valor. Hoje o IDH da Estônia chega quase a 0,9 sendo assim um dos maiores do mundo, ocupando a posição de número 30 no mundo. O país conta ainda com uma expectativa de vida maior do que 70 anos e ainda para fechar vale a pena dizer que 100% da sua população tem acesso a água potável e o sistema de saneamento básico está muito próximo dos 100% também. 

IDH da Estônia

IDH da Estônia

Negócios 

O país faz muitos negócios com seus vizinhos, sendo que seus maiores parceiros econômicos são a Alemanha, a Rússia, A Finlândia e a Dinamarca, além dos seus vizinhos diretos que são os países dos Balcãs, que são a Letônia e a Lituânia, esses são seus parceiros mais consistentes e fortalecidos, mas há muitos outros. A sua dívida externa hoje é muito baixa e já foi quase toda paga. É um pais parceiro também de grandes organizações do mundo moderno, tais como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o FMI (Fundo Monetário Internacional), a ONU (Organização das Nações Unidas), o Banco mundial, a UE (União Europeia) e a OMC (Organização Mundial do Comércio). 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *