Economia Da Finlândia: PIB, IDH E Negócios

A Finlândia é um país que apresenta um tipo de economia muito voltada para a sua industrialização, podendo perceber então, que a partir de certos investimentos e movimento econômicos, o país arrecada e produz de forma per capita mais do que algumas grandes nações, como a própria Franca, o Reino Unido e também Alemanha. Com isso, o padrão de vida nesse país é considerado muito alto, levando então a Finlândia a se tornar um país muito desejado para se morar, por diversas pessoas.

A Economia Da Finlândia

Como já dito, muito do que se move financeiramente no país é devido a grande importância da indústria dentro de fora do país, principalmente na área de madeira e também metalúrgica. Além disso, a área de telecomunicação no país é considerada muito forte, grande parte desse feito, sendo devido a importância de uma das principais marcas nesse quesito, a Nokia.

No quesito externo, a indústria ainda se apresenta muito importante nas movimentações financeiras do país, já que acaba de certa forma sendo responsável por mais de 1/3 de todo o PIB (produto interno bruto) do país.

Fora a área de madeiras e também alguns tipos de mineiras, a Finlândia acaba sendo um país muito depende de importações para que sua economia possa ser devidamente movimentada, principalmente no setor de compra de matérias primas que poderão ao longo dos serviços de suas indústrias desenvolver produtos que logo serão exportados para países de todo o mundo.

A Agricultura Na Finlândia

Um dos principais problemas da Finlândia e o desenvolvimento de sua agricultura é observado por conta do clima considerado muito rigoroso no país. Esse tipo de clima então, acaba fazendo com que seu desenvolvimento na agricultura seja limitado a produção para a própria sobrevivência. Ainda na área da agricultura e plantio, a exploração de madeira é considerada intensa no país, levando a essa ser uma das práticas que são mais vistas dentro do conceito de agricultura.

Além, de ser considerada um tipo de produto importante para a economia do país, a exploração de madeira no país levou então a que esse seja um tipo de ação que se tornou responsável pela fonte de renda de diversos tipos de habitantes do país.

O crescimento econômico do ais foi observado de forma muito pequena nos anos de 2000 e também 2002 e 2003, por conta de fatores causados pela depressão global, mas a partir do ano de 2004 a estabilidade financeira alcançou novamente o país, se mantendo até os dias de hoje.

O processo de ser um pais já considerável estável em sua economia é muito importante, e pode fazer com que seja muito mais fácil para a própria nação assim se manter, e cada vez mais alcançar resultados positivos, quando comparado com países emergentes, que ainda procuram melhores formas de poder também encontrar certa estabilidade em setores de economia em seu país, que poderiam os elevar nos rankings mundiais, além de melhorar de forma quantitativa a saúde de seus habitantes.

Essa informação pode ser observada de uma forma muito interessante, principalmente pelo fato de que  ao longo dos anos a Finlândia foi uma nação que a cada ano se estabilizava melhor nos rankings mundiais, chegando a ocupar o quarto lugar no quesito de Fórum Econômico Mundial.

A Mineração Na Finlândia

A Finlândia é um país muito forte no quesito de mineração, levando então a uma grande extração desses recursos, que posteriormente irão se tornar produtos que serão exportados para todas as nações. Os principais recursos minerais do país são referentes a extração de ouro, níquel, zinco, o cobre e também ao minério de ferro, mas existem diversos tipos de produtos que acabam também sendo produzidos a partir da extração dos mesmos.

Alguns deles, até mesmo acabam sendo produzidos fora do país e depois importados novamente já finalizados, já que a Finlândia acabará pegando apenas o produto final produzido com seus recursos minerais.

As Madeireiras Da Finlândia

A Finlândia é um país que possui mais de 60% de seu território nacional coberto por florestas, o que faz com que grande parte da economia do país seja referente a atividades desse setor. Esse país, se tornou ao longo dos anos então um dos maiores exportadores de madeira, e também um dos maiores produtores de papel, com uma quantidade de indústrias desse ramo considerável.

Além dos setores de madeira, a área de  telecomunicações também é muito forte no país, e grande parte desse tipo de economia é derivado a Nokia, uma das maiores empresas dessa área no mundo. A sede dessa grande empresa é situada na Finlândia, gerando então, diversos tipos de empregos e cerca de 20% de todas as exportações do país é referente a essa grande empresa.

O PIB Da Finlândia

A Finlândia é um país que apresenta um produto interno bruto muito alto, principalmente pela grande parte de produtos produzidos na indústria do país.

O PIB desse país chegou nos últimos anos a marca de 244.692 milhões de dólares, o que é um valor considerado alto, principalmente quando comprado a outros países vizinhos do mesmo.

PIB Da Finlândia

PIB Da Finlândia

O IDH Da Finlândia

Além de apresentar valores de PIB muito altos, o IDH (índice de desenvolvimento humano) da Finlândia é também muito alto. Isso acontece devido a alta qualidade de vida que o mesmo proporciona a seus habitantes.

A população total do país segundo dados divulgados chega a cerca de 53 milhões de pessoas, com mais da metade dos mesmos habitando as regiões urbanas do país.

O padrão de vida da Finlândia é considerado referência em diversos tipos de países, e de acordo com uma das maiores organizações mundiais, a ONU (organização das nações unidas) apresenta um índice de desenvolvimento humano que alcança a marca de 0,871, um índice muito alto.

IDH Da Finlândia

IDH Da Finlândia

O IDH é um tipo de índice que apresenta informações sobre quais são os principais desenvolvimentos dos países nas áreas da saúde, e do desenvolvimento da sociedade do país como um todo, levando então a um entendimento de que quanto mais alto melhor. Na Finlândia, esse é um alto valor, e assim, ocupa o 16° lugar no ranking mundial.

Todo esse processo nos leva a perceber a grande influência que essa nação exerce sobre todo o conceito de vida ideal e também sobre nações mais evoluídas, podendo então, ser considerada um modelo de pais na área da economia e também no desenvolvimento de seus próprio habitantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *