Quais as Melhores Ações Para Longo Prazo?

O Que é Ação?

Ação é a menor parcela do capital de uma empresa, também pode ser chamada de titulo patrimonial que confere aos sócios os mesmos direitos e deveres. As ações são como se fosse pedaços da empresa que podem se vendidas ou compradas na bolsa de valores, ou seja, se você compra uma ação de uma empresa, mesmo que seja uma pequena parte você será chamado de acionista minoritário, participado dos lucros e dos riscos de prejuízos que esta empresa pode oferecer. Todo o processo de compra e venda de ações é feito eletronicamente por meio de clicks.

A bolsa de valores é um mercado onde as empresas disponibilizam ações para o mercado, assim a bolsa de valores é responsável por guardar os títulos e pelas transações de compra e venda dessas partes da empresa. O investidor não tem acesso direto à bolsa de valores, caso ele queira comprar ou vender ações é necessário uma corretora de valores que irá intermediar essas transferências, pela corretora pode escolher quais e quantas ações comprar de uma determinada empresa. Essa empresa terá um valor mínimo de sua parcela que o investidor poderá comprar.

E Qual O Porquê Das Empresas Colocam Suas Ações Na Bolsa De Valores?

As empresas colocam suas ações principalmente para capitar dinheiro que servirá para a empresa crescer fazendo investimentos e melhorias dentro delas. O investimento em ações é chamado de renda variável, ou seja, os
dividendos que os investidores ganharão ou perderão dependem diretamente de quantas ações foram compradas e dos resultados da empresa, se esta estiver indo bem no mercado financeiro com boa perspectiva de lucro, as
projeções feitas por analistas de mercado, a liquidez das ações no mercado, os interesses dos sócios e administradores entre outros podem valorizar ou desvalorizar as ações.

As vantagens de se investir na bolsa de valores em relação a outros investimentos, se você estudar os riscos, há um grande potencial para ganhar dinheiro com ações. Embora o valor das ações varie diariamente há a tendência do mercado em valorizar os preços desses títulos. Pesquisando empresas estáveis e com potencial para crescer pode gerar lucros aos investidores. Investir em ações diferentes protege quanto aos riscos de perder dinheiro, aumenta as chances de ganhar e ainda ajuda na melhora de muitos setores da economia. Ao comprar uma ação o acionista fará parte da empresa votando nos membros do conselho e recebem relatórios anuais de como a empresa está se saindo no mercado financeiro e pode ser um bom negócio para estabilizar a vida financeira.

Quais São os Tipos de Ações

Há dois tipos principais de ações disponíveis no mercado; ON e PN. PN é um tipo de ação preferencial, quando uma empresa decidi dividir seus dividendos pelo acionistas, quem compra ações PN tem preferencia para receber esse dinheiro, já quem compra ações ON, que são ações ordinárias, participa do conselho da empresa e tem direito a voto nas decisões em assembleias. Estes dois tipos de ações valorizam de formas independentes.

Para quem compra ações ordinárias também tem o direito de receber os lucros da empresa, porém nem sempre esses dividendos são garantidos e são variáveis. As ações preferenciais tem um valor fixo do dividendo e seus compradores tem tratamento preferencial, os lucros são primeiramente pagos para eles e depois aos compradores ordinários, isso ocorre mesmo em caso de falência ou liquidação. Como os preços das ações preferenciais são menos
oscilantes há um menor risco de perder o valor como não há tendência de aumento dessa cotação. Para quem não quer investir em receita a longo prazo ações preferenciais são as melhores escolhas.

Tipos de Ações

Tipos de Ações

Há outros tipos de ações que não as principais, mas que também são muito comuns e se dividem por categoria.

1) Tamanho da empresa: As empresas são divididas de acordo com o seu valor no mercado; empresas que valem 10 bilhões de dólares ou mais estão no grupo de limite máximo, empresas que valem entre e 2 bilhões e 10 bilhões de dólares estão no grupo limite médio e empresas que valem de 300 milhões a 2 bilhões de dólares estão no grupo de limite mínimo.

2) Setor: As empresas também podem ser divididas por setor de atuação, por exemplo o setor automobilístico e aeroespacial pode responder juntos a eventos de mercado ou econômicos. É necessário variar os setores
onde irá investir.

3) Localização: As ações estão divididas por localização, um investidor não precisa necessariamente investir em companhias onde ele reside, mas pode também aumentar seu portfólio de investimentos em empresas emergentes de outras localidades que tenham grande potencial de crescimento.

4) Modelo: Empresas que têm previsão de grande crescimento a curto prazo possuem valores de ações mais altos, pois os rendimentos destas terão retorno mais rápidos e maiores.

Quais as Melhores Ações a Longo Prazo?

Investir não é algo fácil e criar um portfólio com as melhores ações é algo que até profissionais da área tem dificuldade em fazer de forma consistente. Porém há investidores independentes que conseguem fazer riqueza a longo prazo seguindo alguns métodos. É preciso manter o foco para comprar ações de empresas com preços razoáveis e de maneira consistente.

Abaixo estão listadas algumas empresas consideradas seguras para se comprar ações a longo prazo.
Wallmart: Mesmo com o e-commerce como grande concorrente, em especial a amazona, o wallmart mostrou que é capaz de competir de igual pra igual com esse novo mercado e até mesmo superá-lo. Sua receita aumentou no último trimestre em relação ao trimestre do ano anterior.

Johnson e Johnson: Com uma grande quantidade de produtos no mercado, fabricando produtos de uso diário, produtos farmacêuticos e cirúrgicos. É muito difícil imaginar que essa empresa um dia quebrará e sua receita só vem aumentando ano após ano. O que torna uma boa opção para investimentos a longo prazo.

Colgate-Palmolive: Produtos básicos como creme dental e sabonetes são coisas que sempre estão na lista de compra. A empresa Colgate-Palmolive vende esses produtos e muitos outros.

Colgate-Palmolive

Colgate-Palmolive

Apesar da empresa ter passado por uma crise por conta de gastos irresponsáveis, há uma nova diretriz interna, em que houve grandes cortes e poderá refletir em benefícios durante os próximos anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *