Como Montar Uma Carteira de Ações

Como Montar Uma Carteira de Ações

  • Os Benefícios de Se Aprofundar no Mercado de Ações

Não é de hoje que o mercado de ações passa por um aquecimento sem precedentes. Nos últimos anos, milhões de pessoas migraram dos bancos convencionais para as corretoras. Isso não é novidade, visto que a lucratividade em investir na poupança, se tornou evidente com o advento da internet, que é muito baixa quando comparada a fundos dos mais diversos tipos. Inclusive os de renda fixa, indicados como aporte principal para investidores moderados, rendem mais que a poupança quando parametrizado com a porcentagem do CDI, que rendem anualmente.

Existem uma infinidade de fontes de conhecimento hoje em dia que podem auxiliar os investidores iniciais nessa caminhada do mercado de ações. Dominar esse mercado não é apenas questão de lucratividade, e sim questão de não perder dinheiro. Uma vez que deixamos de utilizar artifícios mais rentáveis, estão abrindo mão de dinheiro que poderíamos ter, e portanto estamos perdendo dinheiro. Para analisar quais são os fundos mais apropriados para cada tipo de investidor, devemos usar a expertise de profissionais (para determinar fundos rentáveis) e associar isso a cada tipo de investidor, que se dividem em: conservador, moderado e arrojado.

Uma ressalva deve ser feita com relação com os riscos do mercado de ações. Muitas vezes os investidores são atraídos pela rentabilidade instantânea, como os investimentos de day trade, em que os ganhos são diários. Por mais que os ganhos de terceiros nessa modalidade sejam atrativos, não se pode deixar de levar em conta que o risco de prejuízo é constante. Conhecido entre os investidores como “bomba relógio”, pode trazer lucros imediatos e também ganhos na mesma velocidade. Portanto é necessário estudar muito, não só o day trade, como o mercado financeiro de modo geral para que não ocorra surpresas e possíveis frustrações com o andamento do mercado quando praticar táticas mais voláteis.

Carteira de Ações

Carteira de Ações

Sem dúvida, a poupança ainda é o investimentos de maior atração aos investidores iniciais, para aqueles que desejam guardar dinheiro para os momentos de crise e possível necessidade.  Porém existem algumas características do mercado de ações que talvez você não saiba.

Os investimentos em ações podem ser a partir de pequenas quantias, pois existem lotes de todos os preços. Lotes são compostos de 100 ações, e é a forma de compra e venda de ações predominante no mercado tradicional. Contudo, existe também o mercado fracionário, no qual os lotes pode conter números menores de ações, a partir do momento que  as cotações acabam alterando quando comparadas ao mercado de lotes inteiros.

Além de tudo, investidores nos mais diversos estágios de prática e estudo, estão passando a trabalhar no modo “home office”, pois a operação através de home broker, possibilita a operação sem estar presente no tradicionais pregões. Cada vez mais, pessoas estão inserindo, mesmo que aos poucos, o trading em suas vidas. Operar o mercado financeiro é fascinante, e segundo especialistas, além das rentabilidades financeiras, também refazem sua percepção de vida para muitas outras áreas (inclusive pessoais).

  • A Montagem da Carteira e os Tipos de Investidores

    Tipos de Investidores

    Tipos de Investidores

O número de empresas aptas a serem compradas (em pequenas frações), através do mercado financeiro, é muito grande. Todos os dias várias companhias no Brasil e no mundo, tornam seu capital aberto, para que recebam investimento diariamente, de traders do mercado financeiro. Esse tipo de abertura das empresas, favorecem as próprias empresas, os investidores ( em caso de liquidez considerável), e a própria B3. A B3 é a empresa de infraestrutura do mercado financeiro, e é através dela que toda as operação são fiscalizadas, normalizadas e concluídas. A B3  é sediada em São Paulo.

O primeiro passo é criar uma conta em uma corretora. Por lá você terá acompanhamento técnico, matérias com as principais tendências, infográficos e instruções sobre como operar corretamente. O segundo passo é descobrir qual é o seu perfil de investidor. São muitas as variáveis a serem consideradas nesse momento. Um exemplo: uma pessoa de mais idade, que já esteja aposentada e tem sua renda fixa, tem como boa opção de investimento os fundos imobiliários, que apresentam boa rentabilidade mensal.

Em todos os casos de perfis, tudo que o investidor precisa procurar é: a diluição de riscos. Uma vez que o mercado financeiro é uma eterna variação de altos e baixos, ganhos e perdas, ações e reações, é preciso fazer aportes em diferentes tipos de fundos, para que eventuais crises ou algo do tipo, reflitam negativamente em uma área mas positivamente em outras (não permitindo assim, que o prejuízo seja danoso a saúde do patrimônio do investidor).

A montagem da carteira de ações varia, como dissemos anteriormente, com o perfil de cada um. Essas espécies de arquétipos, não determinam exatamente as características de todos os investidores, mas mesmo sendo apenas 3, conseguem englobar de maneira geral, os investidores e suas características.

  • Conservador: Esse é obrigatoriamente o estágio inicial dos investidores, ou ao menos deveria ser. Não só os inciantes, mas também pessoas que por natureza não gostam de correr risco algum se encontram nesse grupo. Para essas pessoas, os especialistas orientam muitos fundos de renda fixa. Quanto ás ações, aquelas que apresentam liquidez constante (como no setores energéticos de maneira geral), são uma boa alternativa. A Petrobras está quase sempre no meio do portfólio de ações dos investidores conservadores. Em suma, vale analisar o andamento do mercado, e adotar a estratégia de investir nas consagradas big caps.
  • Moderado: O investidor moderado já compreendeu que alguns riscos são necessários, porém são sensatos o suficiente, para não agirem desenfreadamente, e especulam empresas que apresentem potenciais interessantes. Essas empresas são as small caps, as empresas conhecidas por apresentar grande potencial de crescimento. Elas se soma às big caps, fundos, de renda fixa, numa carteira de investimentos bastante interessante, e se montada de maneira responsável, bastante rentável.
  • Arrojado: O investidor arrojado considera que perder dinheiro, é deixar de investir naquilo que pode lhe trazer no futuro, algum lucro. A carteira de ações vem como uma fonte de rentabilidade constante. Um detalhe do investidor arrojado é que costumeiramente, ele já se sente muito confortável com o mercado, e já tem o conhecimento há muito tempo. Além das smal e big caps, fundos, ações de baixo e médio risco, eles tem o costume de investir também nas start ups. Mas o que são as start ups?

As start ups são empresas com potencial de negócio, que apresentam solução inovadora, valor de mercado futuro razoavelmente interessante, porém ainda não se concretizaram no cenário de maneira firme. Resumindo: pequenos empreendimentos, que causam altas expectativas, por serem inovadoras.

Start Ups

Start Ups

Além disso os arrojados costumam fazer operações diárias de compra e venda de uma mesma ação, a famosa modalidade day trade, que hoje é febre até entre pessoas que não compreendem o mercado. Isso se dá pelo resultado de lucro ou perda, em curto prazo.

Fica o alerta que investir no mercado de ações, é uma opção muito inteligente de fazer seu dinheiro render, e inclusive de um bom trabalho. Porém, procure começar pelo caminho certo. Procurando boas referencias, profissionais e cursos. A trajetória correta é começar como um investidor conservador, alternando para moderado com o adquirir do conhecimento e da prática. A medida que estive totalmente adaptado ao home broker e as táticas de operações, e somente nesse momento, um investidor pode passar para o modo arrojado, e iniciar investimento de maiores riscos. Lembrando que existem empresas que cobram uma pequena taxa de administração dos fundos do cliente, e fazem todo o processo de investimento, faturando com base nos ganhos em potencial dos aportes realizados nas mais diversas aplicações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *