O Que é Exercício de Opções? Como Funciona?

Quem está iniciando no mercado financeiro, no mundo dos investimentos, em geral, tem muitas dúvidas. As dúvidas vão desde os termos usados, quanto a modalidades de investimentos na prática.

Nesse sentido, uma das questões que mais costumam gerar dúvidas é sobre opções. Mais especificamente sobre exercício de opções. Portanto, no post de hoje, iremos falar tudo sobre exercício de opções, seu funcionamento e muitas outras curiosidades sobre o mercado financeiro. Portanto, continue lendo e tire todas as suas dúvidas aqui.

O Que é Exercício de Opções?

O exercício de opções acontece quando aquele que detém a opção, ou seja, o titular, exerce o direito que ele possui sobre ativos de venda (Put), ou de compra (Call), conforme o preço do exercício das opções em uma determinada data.

Conforme estabelecido pela Bolsa de Valores, existe um horário para a realização do exercício de opções. Ao tratarmos sobre esse assunto, um dos pontos mais importantes a serem considerados é a respeito do prazo de validade, uma vez que há chance de as opções expirarem, e deixarem de fazer parte da carteira.

Por isso, iremos analisar essa operação de maneira detalhada, para entendermos qual é a forma mais vantajosa de usá-la.

Como o Exercício de Opções Funciona?

Em operações feitas na Bolsa de Valores, há data previamente definidas para o vencimento das mais variadas séries de opções. Ou seja, das datas dos exercícios das opções.

No caso das opções para compra de papéis, o investidor, então, compra um ativo para uma data futura, através de um valor pré-definido.

Há, basicamente, duas alternativas para a compra e para a venda de opções, conforme abaixo:

  • Opções americanas: o investidor pode exercer, quando quiser, o seu direito de comprar ou de vender as opções, desde que seja até a data final de vencimento do contrato.
  • Opções europeias: aqui, o exercício só pode ser exercido no prazo limite daquela opção, ou seja, na data que a mesma estiver vencendo.

Em geral, o prazo limite acontece na 3° segunda-feira do mês. Nessa ocasião, o comprador tem a alternativa de escolher se exerce ou não a opção a qual ele tem direito. Enquanto isso, o negociador (lançador), responsável por vender a opção, está obrigado a acatar a decisão de quem está comprado.

Uma grande parte das operações realizadas no mercado financeiro acabam sendo fechadas na data do vencimento. Também pode acontecer de os investidores permitirem que elas minguem, ou sejam expirem.

Mercado de Opções

Mercado de Opções

Qual é o Horário Para o Exercício de Opções?

Há um horário definido para a realização do exercício de opções. Conforme a Bolsa de Valores, é necessário encerrar a posição das séries que vencerão no último dia útil antes da data de vencimento das opções. Dessa forma, deve-se encerrar o exercício das posições titulares dessas séries entre 10 e 13 horas.

Na segunda-feira, que for o dia do exercício, não se pode negociar séries que ainda estão vencendo. Só é possível exercer as posições titulares, ou seja, posições compradas.

Porém, como é possível saber se é possível exercer o direito de comprar ou de vender opções? Fique atento para o preço do exercício de opções.

Como Exercer o Direito de Comprar ou de Vender?

Antes de exercer o direito de comprar ou de vender, é preciso conhecer o valor de exercício de opções. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para te ajudar na hora de decidir:

  • Se a cotação do papel estiver conforme o strike da opção que você detém, o ideal é sim exercer aquele é seu direito de comprar ou de vender.
  • Para que possa exercer o direito, o investidor deve contatar a corretora até as 13 horas da 3° segunda-feira do mês. Uma dica é não deixar para a última hora. E informe à mesmo que você irá exercer o direito.
  • Para que possa manter papéis (ações) na carteira, é preciso ter na conta o montante necessário para a compra em D+3. Caso contrário, faça um day trade caso não queira ficar com as ações, de maneira que estará exercendo a opção, adquirindo ações, e colocando à venda.
  • Antes de decidir se exercerá ou não o direito, confira o strike da opção em sua carteira, e também a cotação da ação subjacente.
  • Avalie também os custos relacionados à corretagem, que podem variar bastante de uma corretora para outra. É importante que eles sejam considerados no momento de decidir se irá ou não exercer o seu direito de comprar ou de vender.

Pois o exercício de opções confere dá o direito aos negociadores de exercerem ou não o direito de comprarem ou venderem um determinado ativo numa data posterior. Assim como acontece com qualquer derivativo, também apresenta os preços derivados de demais ativos subjacentes.

Qualquer Pessoa Pode Operar no Mercado de Opções?

Esse mercado oferece uma série de oportunidades para os investidores. A estratégias e as operações com opções podem ser realizadas por qualquer investidor, desde que este já possua experiência em operações na Bolsa de Valores.

Dessa forma, qualquer investidor que já tenha um conhecimento prévio a respeito desse assunto, pode sim operar no mercado de opções.

Vantagens Em Investir no Mercado de Opções

Ilustração do Mercado de Opções

Ilustração do Mercado de Opções

Diferente do que acontece com os demais tipos de investimentos, no caso do mercado de opções, é possível investir seja qual for a tendência. Ou seja, o mercado pode estar em alta ou em baixa.

Sem contar que os custos relativos às transações também são menores. No caso das opções, o investidor ainda pode diversificar as suas estratégias de investimentos, ao contrário das outros modalidades de investimentos mais tradicionais.

O investidor tem a oportunidade de construir um total controle em torno da zona de prejuízo, de lucro, dos custos e também do retorno máximo, ao ter consciência de todo risco ao qual está sujeito, e promovendo uma melhoria, através das operações estruturadas, da rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Além do mais, o mercado de opções permite que um menor volume financeiro possa ser deslocado, do que no caso dos ativos-objeto. Ou então, de uma alavancagem usando um capital de mesmo volume, mas com um maior risco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *